Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/12/2009 - 06:53

Vendas do comercio do Rio cresceram 16,2% em novembro

Pesquisa do Centro de Estudos do CDL-Rio mostra que foi o melhor desempenho do ano e o sétimo mês de aumento consecutivo.

Influenciadas pelas compras antecipadas do Natal as vendas do comércio lojista da Cidade do Rio de Janeiro aumentaram 16,2% em novembro, em comparação com o mesmo mês de 2008. Foi o melhor desempenho do ano e o sétimo mês de aumento consecutivo. Em relação a outubro de 2008 houve um crescimento de 5,4%. de Os dados são da pesquisa Termômetro de Vendas divulgada mensalmente pelo Centro de Estudos do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro – CDL-Rio, que abrange cerca de 750 estabelecimentos comerciais da Cidade. No acumulado de janeiro/novembro as vendas aumentaram 4,2% em relação ao ano passado.

Nos ramos de atividades, o Ramo Duro (bens duráveis) aumentou 17% (liderado pelas vendas de móveis com mais 19,3%, eletrodomésticos com 17,2%, jóias com 2,1% e óticas com 1,4%), e o Ramo Mole (bens não duráveis) cresceu 14% (com destaque para confecções e moda infantil com 16,2%, tecidos 7,1% e calçados com 6,4%). A venda a prazo com 18,7% foi a modalidade mais utilizada, seguida dos pagamentos à vista com 14,2%.

Segundo o presidente do CDL-Rio, Aldo Gonçalves, novembro teve o melhor desempenho do ano e foi o sétimo mês consecutivo de resultado positivo. “Outro fato positivo a ser destacado é que as boas vendas de novembro foram influenciadas pelas compras antecipadas do Natal. Além disso, o acumulado dos onze meses do ano indica que teremos o fechamento do ano com números significativos”, explica Aldo.

A pesquisa mostrou também que, em novembro, conforme a localização dos estabelecimentos, o Ramo Mole (bens não duráveis) apresentou índice positivo de 16,7% nas vendas realizadas nas lojas da Zona Norte, seguidos pela Zona Sul com 13,9% e pelo Centro com 7,7%. No Ramo Duro (bens duráveis) a Zona Sul esteve em melhor posição com 24,5%, seguida pelo Centro com 24,1% e pela Zona Norte com 13,9%.

Serviço de Proteção ao Crédito - A pesquisa mostra também que o Serviço de Proteção ao Crédito registrou em novembro um aumento de 9,6% nas dívidas quitadas em relação ao mesmo mês do ano passado, mostrando que o consumidor recuperou o crédito para as compras do Natal. A inadimplência cresceu 0,2% e as consultas (que indica o movimento do comércio) 1,2%. No acumulado de janeiro/novembro desse ano em comparação ao mesmo período de 2008, as dívidas quitadas e a inadimplência cresceram, respectivamente, 1,8% e 2,4% e as consultas diminuiram 6,4%.

Movimento de Cheques - No movimento de cheques as dividas quitadas, a inadimplência e as consultas cresceram, respectivamente, 4,2%, 1,1% e 1,6% comparando-se novembro de 2009 com o mesmo mês de 2008. No acumulado dos onze meses do ano (janeiro/novembro) em relação ao ano passado, as consultas, a inadimplência e as dívidas quitadas aumentaram, respectivamente, 0,6%, 2,1% e 3,4%.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira