Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/01/2010 - 08:20

O poder das franquias no crescimento empresarial

No mundo empresarial, marcado pela globalização e, consequentemente, cada vez mais exigente e competitivo, as empresas se confrontam com a necessidade de ampliar a rede de atuação, garantindo adequado posicionamento estratégico que lhes assegure posição sustentável na cadeia produtiva. Com grandes expectativas de crescimento, o franchising se revela como uma das fórmulas mais efetivas para as empresas continuarem competitivas. O Brasil é hoje o 3º maior país franqueador do mundo, atrás somente dos Estados Unidos (EUA) e Japão. São cerca de 600 empresas que já franquiam e, aproximadamente, 53 mil pontos de vendas nos mais diversos segmento, em todo o territótio nacional.

Conforme levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), realizado no segundo semestre deste ano, a crise financeira mundial trouxe impacto positivo nos investimentos das redes de franchising. A pesquisa revela que no quarto trimestre de 2009 os ramos de atividades como: acessórios pessoais e calçados, alimentação, bebidas, cafés, doces e salgados; beleza, saúde e produtos naturais; construção e imobiliárias; cosméticos e perfumaria; educação e treinamento; escolas de idiomas; fotografias, gráficas e sinalização; hotelaria e turismo; limpeza e conservação; móveis, decoração e presentes; negócios, serviços e conveniência; serviços automotivos e vestuário obtiveram aumento de 9,9% no investimento planejado.

Esse resultado é o sinalizador da confiança do setor de franquias em relação ao mercado interno brasileiro, contrastando com as reprogramações para menos que ocorrem em outros setores. No que diz respeito ao faturamento, a pesquisa revelou que comparado o primeiro trimestre de 2009 com o de 2008 houve crescimento de 17,7%. Quando analisado o faturamento acumulado de janeiro a junho de 2009 verifica-se alta de 20,9% em relação ao mesmo período de 2008.

O setor de Tecnologia da Informação(TI) também aposta no método de franquias para obter garantia de crescimento empresarial, consolidação da marca e sustentabilidade do negócio. Mas neste setor, apesar de seguir os conceitos de franquias, a TI trabalha na contramão do sistema, em virtude da constante atualização de seus produtos. Por exemplo, no ramo alimentício se pedirmos determinado hambúrguer de tal franquia, sabemos que este será igual em qualquer lugar do planeta, já na TI, o franchising se adapta conforme a necessidade do cliente e localização. Por isso, quem precisa de TI é que deve estar atento à qualidade do que lhe é oferecido. Neste caso, currículo é fundamental.

. Por: Jorge Antonio Branco, empresário e diretor presidente da JME Informática

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira