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06/01/2010 - 06:59

Avaliadores do CBA visitam Hospital São Vicente de Paulo

Em dezembro, a equipe de avaliadores do Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA) realizou inspeção no Hospital São Vicente de Paulo para manutenção do selo da Joint Comission International, concedido em 2008. A avaliação seguiu os capítulos do Manual de Acreditação Hospitalar Internacional. A programação foi extensa e exigiu a participação de profissionais de todos os setores do hospital. Além de reuniões, os avaliadores fizeram visitas às instalações do HSVP para ver de perto a qualidade do atendimento prestado.

A integração e a qualidade da equipe do HSVP foi um dos itens destacados e elogiados pelos avaliadores. Para a gerente do Departamento de Qualidade, Martha Lima, “A qualidade se faz através das pessoas e todas precisam estar engajadas e envolvidas com o processo. A acreditação é uma metodologia que facilita a interação entre as áreas, a comunicação entre as pessoas e principalmente aumenta o nível de responsabilidade dos funcionários em relação à instituição e seus processos”, afirma.

Os avaliadores do CBA utilizaram a metodologia do ‘rastreador’, que facilita a avaliação sequencial das rotinas e procedimentos realizados com os pacientes. Entre os diversos itens avaliados estão: satisfação dos pacientes, medicamentos, gerenciamento da informação e comunicação e, prevenção e controle de infecção. Os avaliadores reconheceram positivamente o processo de qualidade do HSVP com destaque para os capítulos de Governo, Liderança e Direção e Melhoria da Qualidade e Segurança do Paciente. A agilidade na tomada de decisão para modificar os pontos apontados pela comissão também foi ressaltada como um sinal da eficiência do hospital.

Os pacientes também foram entrevistados pelos representantes do CBA. Os relatos evidenciaram dois aspectos importantes: satisfação e fidelização. O novo programa de educação para pacientes e familiares com a veiculação de vídeos temáticos sobre saúde no canal interno de televisão foi mencionado pelos avaliadores com uma alternativa de sucesso.

O próximo desafio rumo à excelência é a implementação do time out, técnica para verificação de áreas e processos cirúrgicos que está ligada a quarta meta de segurança do paciente. O projeto está em fase de aprovação pela direção do hospital. Além disso, serão implementadas as ações planejadas em função dos achados evidenciados na avaliação de manutenção do CBA e o monitoramento constante do processo através de auditorias internas já utilizando a metodologia do rastreador, iniciada no início de 2009.

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