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06/01/2010 - 06:59

Unimed se consolida com 34% do mercado de planos de saúde

Cooperativa de saúde faz balanço de seus números e ações em 2009.

Dois mil e nove foi, para a Unimed, um ano de consolidação. Durante todo o período, a marca, que detém 34% de participação no mercado, segundo pesquisa Datafolha, investiu no fortalecimento de seus valores. Valores, que ao longo de suas mais de quatro décadas de existência, transformaram a Unimed em sinônimo de qualidade de vida, respeito e incentivo às causas socioambientais e, também, ao patrocínio esportivo.

Não por outro motivo, a marca conquistou, em 2009, muitos prêmios e reconhecimentos de seus diversos públicos. Uma pesquisa encomendada ao Datafolha constatou que, por mais um ano, os brasileiros apontaram a Unimed como o melhor plano de saúde do país. A marca foi lembrada por 46% das pessoas que possuem planos de saúde, por 33% dos que não possuem e por 73% dos seus clientes.

Cerca de 1 bilhão em investimentos socioambientais - De acordo com o Balanço Social Consolidado do Sistema Unimed, divulgado em 2009 referente ao ano de 2008, foram investidos R$ 965,5 milhões em ações sociais por todo o Brasil - investimento 26% maior do que no período anterior. Além disso, em maio, a Unimed tornou-se oficialmente parceira do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), rede global de desenvolvimento da Organização das Nações Unidas (ONU). Com isso, a Unimed transformou-se numa importante agente propagadora dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

Do Brasileirão ao Mundial de Natação Paraolímpico - Parceira do Instituto Superar no patrocínio paraolímpico desde 2004, quando passou a apoiar o Comitê Paraolímpico Brasileiro, a Unimed patrocinou, em 2009, o 1º Campeonato Mundial Paraolímpico de Natação em Piscina Curta, ocorrido no Rio de Janeiro. Nesta competição, o Brasil foi o quarto colocado no quadro de medalhas e entre os destaques estavam os nadadores Daniel Dias e André Brasil, ambos patrocinados pela Unimed do Brasil.

Pela sétima vez consecutiva, a marca investiu no Campeonato Brasileiro de Futebol, com posição de destaque entre as placas exibidas em todos os campos que receberam os jogos do torneio. O patrocínio ao Campeonato seguirá, também, em 2010.

Projeto Memória ganha Centro de Memória Virtual - Todas as informações levantadas para a comemoração das quatro décadas de existência da Unimed, comemorada em 2007, foram condensadas em um Centro Virtual de Memória, criado em março de 2009. No mesmo período, um Boletim Memória foi lançado para ajudar a contar a história da Unimed ao longo dos anos e divulgar as ações das cooperativas. A newsletter é encaminhada, mensalmente, aos dirigentes e profissionais das áreas afins.

Aquisição conjunta gera economia para o Sistema - Aprimorada, a Central de Compras da Unimed possibilitou mais autonomia nas negociações do dia a dia das cooperativas em 2009. Somente nas aquisições do segmento de Responsabilidade Social, foram adquiridas mais de 21 mil unidades do Manual de Alimentação Saudável; 5048 exemplares do Manual de Consumo Consciente; 3098 cartilhas do Código de Conduta Profissional; e 1060 manuais de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde (GRSS). Individualmente, cada um desses exemplares custava R$ 6,43 - negociados coletivamente, o preço final ficou em R$ 1,22. Igualmente bem-sucedida foi a compra conjunta das agendas para 2010 - de R$ 8,90, cada unidade, o valor final foi R$ 6,90. Ao todo, foram compradas 113 mil agendas.

Prêmios e reconhecimento -Também em 2009, a Unimed comemorou a conquista de diversos prêmios e colocações de destaque em rankings nacionais. Entre eles, o Prêmio Mérito Lojista; o Brand Finance; o Top of Mind Internet; o Brand Touch; o Marcas de Confiança; o Top of Mind Fornecedores de RH; o Folha Top of Mind; as 100 Marcas de Maior Prestigio do País; o Superbrands; e o Marketing Best. Três cooperativas locais destacaram a marca Unimed no ranking “100 Melhores Empresas para se Trabalhar”, da revista Época, e outras 12 foram apontadas pela revista Exame como “Maiores e Melhores”. Doze Unimeds também figuraram na 13ª edição do Guia Você S/A-Exame – As Melhores Empresas para Você Trabalhar.

Unimed - Experiência de cooperativismo médico mais bem-sucedida do mundo, a Unimed surgiu em 1967, em Santos (SP). Hoje, 377 cooperativas integram o Sistema Unimed, cobrindo cerca de 75% do território nacional. Com mais de 107,1 mil médicos cooperados, a Unimed tem 15,5 milhões de clientes, que representam 34% do mercado nacional de planos de saúde. Além da saúde suplementar, a Unimed destaca-se como um dos maiores patrocinadores de esportes do Brasil, bem como em Responsabilidade Social: balanço recentemente divulgado registra R$ 965,5 milhões de investimentos em ações sociais.

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