Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/01/2010 - 07:16

Calendário 2010 com atletas brasileiros une arte e esporte

Criado pela Wöllner e sob coordenação do COB, calendário terá renda revertida para os atletas.

O esporte brasileiro será motivo de contemplação a cada dia em 2010. Em parceria com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), a Wöllner idealizou e preparou um calendário com 14 atletas que representam a cara do Brasil. Atletas como Daniele Hypolito (ginástica artística), Nivalter Santos (canoagem), Bárbara Leôncio (atletismo), Isabel Swan (vela), Martine Grael (vela) e Renata Faustino (badminton), entre outros, posaram para as lentes do fotógrafo Daniel Mattar, em clicks originais produzidos por Bebel Moares, que misturam arte e esporte. A inspiração vem de trabalhos semelhantes produzidos em países como Austrália, França e Estados Unidos.

“Vejo que o esporte olímpico só tem visibilidade no país durante o ano olímpico, e isso me frustra bastante. Queríamos uma forma inusitada e criativa de incentivar o esporte, os atletas e de contagiar também a sociedade com esse espírito. Ficamos muito felizes quando o COB topou a nossa ideia. Queremos contribuir para o esporte como cidadãos. Fico emocionado toda vez que vejo esse calendário”, explica Lauro Wöllner, diretor da empresa.

No formato de 30cm x 40cm, o calendário será vendido nas lojas da Wöllner e poderá ser comercializado pelas outras empresas e marcas que se associaram ao projeto – Couchê Suzano Print, Stil Graf, Ancar Ivanhoe, Olympikus e Caixa. O valor sugerido de venda será de R$ 30,00. Toda a renda será revertida para os 14 atletas que participaram do ensaio. Além disso, cada atleta receberá 300 calendários.

A idéia da grife mostra a vontade e o envolvimento da iniciativa privada com o esporte olímpico e seus atletas, que possuem histórias emocionantes de superação e vitória, servindo de exemplo para toda a sociedade. “Este calendário é o primeiro resultado objetivo da aproximação que o COB vem fazendo com empresários dispostos a conhecer as oportunidades que o esporte oferece e, consequentemente, a investir nesse mundo de possibilidades. O resultado final ficou belíssimo, ressaltando a estética do esporte e os valores que essa atividade representa para a sociedade”, afirma Marcus Vinícius Freire, superintendente executivo de esportes do COB.

De acordo com Marcus Vinícius, uma das preocupações do COB foi indicar atletas que representam a inclusão social através do esporte, como Bárbara Leôncio, Nivalter Santos e as judocas Raquel e Rafaela Lopes, ambas do Instituto Reação.

Especializado em trabalhos de moda, o fotógrafo Daniel Mattar conta que um dos desafios do ensaio foi fugir do óbvio. “Interpretar em um fundo negro 12 modalidades olímpicas foi desafiador e bastante instigante. Junto à equipe de criação, procurei atingir a síntese e ao mesmo tempo o inusitado, desconstruindo as funções das ferramentas esportivas e procurando poesia e surpresa, tensão e equilíbrio”, explica.

Para os atletas que ilustram o calendário, o resultado final do trabalho foi surpreendente. “Fiquei muito feliz ao ser convidada pra esse projeto tão diferente do que estou acostumada a fazer. Acho que é uma forma de divulgar mais o esporte e ajudar os atletas de maneira criativa e artística. Adorei fazer as fotos e achei o resultado incrível!”, afirma a remadora Fabiana Beltrame, que ilustra o mês de maio.

“Iniciativas como essa ajudam a divulgar o meu esporte. Fiquei muito grato de ter participar de algo tão bonito”, revela Nilvater Santos (dezembro), da canoagem. “Me senti honrada por ter sido escolhida entre vários atletas para representar o atletismo nesse projeto e adorei fazer as fotos”, garante a velocista Bárbara Leôncio (abril).

Para César Castro, dos saltos ornamentais, posar para as lentes de Daniel Mattar foi como tentar executar um salto nota 10. “Descontração, profissionalismo e criatividade marcaram o momento das fotos. A ideia de misturar cada modalidade com a arte foi demais e procurei fazer em cada foto o meu melhor, como se fosse uma competição”, explica o atleta que ilustra o mês de agosto.

A velejadora e modelo Isabel Swan (julho), medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos Pequim 2008, endossa a opinião dos colegas. “É um projeto muito interessante, onde a arte valoriza o esporte e o esporte a arte. Foi inspirador e tem fotos de belíssima expressão.

Fiquei feliz por participar desse trabalho pois acredito que o esporte deve fazer parte da vida das pessoas nos 365 dias do ano”, ressalta.

Atletas que integram o calendário 2010.: Janeiro – Renata Faustino (Badminton) | Fevereiro – Virgilio Castilho (Triatlo) | Março – Daniele Hypólito (Ginástica artística) | Abril – Bárbara Leôncio (Atletismo) |Maio – Fabiana Beltrame (Remo) | Junho – Giovana Stephan (Natação sincronizada) | Julho – Martine Grael e Isabel Swan (Vela) | Agosto – César Castro (Saltos ornamentais) |Setembro – Clarisse Menezes (Esgrima) | Outubro – Patrícia Freitas (Vela) | Novembro – Rafaela Lopes e Raquel Lopes (Judô) | Dezembro – Nivalter Santos (Canoagem).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira