Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/05/2007 - 08:16

Semana de Saúde Vascular mostra importância de cuidados com carótidas na prevenção de problemas como o 'derrame'

Você conhece a importância daquelas duas artérias, as carótidas,que passam a cada lado do seu pescoço? Especialistas da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) respondem a essa pergunta na IV Semana Nacional de Saúde Vascular, que ocorre de 21 a 25 de maio. Serão veiculadas mensagens institucionais em mídia impressa e eletrônica, outdoors e distribuição de material informativo com o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de manter as carótidas desobstruídas.

"Essas artérias têm a função de conduzir o sangue até o cérebro. Qualquer problema nelas pode causar complicações como o acidente vascular cerebral (AVC), também conhecido como 'derrame'. Durante a semana, iremos incentivar as pessoas a praticar esportes, ter uma alimentação adequada e não fumar", explica o presidente da SBACV Nacional, Airton Frankini.

De acordo com os especialistas, a dificuldade da passagem do sangue é o problema mais grave que pode ocorrer nas carótidas. Se uma delas estiver parcial ou totalmente entupida, o sangue não chegará ao cérebro na quantidade certa, prejudicando o seu funcionamento. "Entre os fatores de risco estão: tabagismo, hipertensão arterial, colesterol elevado, diabetes, ausência de atividade física regular, estresse, obesidade, entre outros", enumera o angiologista e cirurgião vascular Frankini.

Identifique o AVC - Cegueira passageira em um dos olhos, dificuldade para falar devido à língua estar pesada, dificuldade de movimentar um dos braços ou uma das mãos, bem como uma das pernas. As pessoas precisam estar atentas a esses sinais, porque podem estar sendo acometidas pelo desenvolvimento de um acidente vascular cerebral, a terceira maior causa de morte em vários países do mundo. Dados do Ministério da Saúde revelam que as doenças do aparelho circulatório correspondem a 25% dos casos de internações pelo Sistema Único de Saúde (SUS). E de acordo com informações do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), 40% das aposentadorias precoces decorrem das seqüelas de AVC.

Airton Frankini explica que o AVC consiste na dificuldade da chegada de sangue a certas áreas do cérebro. Há duas formas de manifestação: "O AVC isquêmico indica a interrupção do fluxo sangüíneo, por obstrução do vaso ou redução deste fluxo. O AVC hemorrágico se caracteriza pelo rompimento do vaso e conseqüente extravasamento de sangue", diz. Ambas as versões podem determinar a perda ou a diminuição de algumas funções cerebrais e até mesmo a morte. Essas conseqüências, por sua vez, caracterizam a parte mais desgastante da recuperação, já que podem levar o paciente ao risco de incapacidade física e mental. Para as placas de ateroma que geralmente estão alojadas na bifurcação das artérias carótidas no pescoço, existem modernas técnicas que podem eliminá-las.

IV Semana Nacional de Saúde Vascular, entre os dias 21 e 25 de maio, de segunda a sexta-feira. "Cuide bem de suas carótidas! Pratique exercícios físicos, tenha uma alimentação saudável e não fume". * Mais informações: www.sbacv-nac.org.br/semanavascular

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira