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06/01/2010 - 07:36

Sites bancários podem melhorar comunicação, revela estudo

Pesquisa exclusiva analisa páginas dos dez maiores bancos brasileiros e mede nível de disposição para o diálogo digital.

A comunicação na internet dos dez maiores bancos brasileiros precisa melhorar e passar por revisões para construir relacionamentos mais positivos com seus públicos e fidelizar seus clientes. A constatação é resultado de avaliação inédita, feita pelo Comunicômetro®, ferramenta gerencial exclusiva criada pela Retoque Comunicação. A análise avalia os sites das empresas por meio do impacto das ações de comunicação e a existência de políticas corporativas para diferentes públicos.

“A pesquisa com o setor bancário é a primeira aplicada pela metodologia do Comunicômetro®. “Escolhemos esse setor por ser um segmento representativo da economia no qual a transparência é um dado vital para sustentar a credibilidade e a imagem institucional construída ao longo do tempo”, afirma Luiz Chinan, idealizador do projeto e sócio-diretor da Retoque.

O ranking resultante da pesquisa revelou que, na avaliação da comunicação geral, os bancos que possuem os melhores sites. Segundo o estudo, apenas Itaú Unibanco e Banco do Brasil se classificaram com um nível de excelência na apresentação de recursos e disposição de diálogo. Suas páginas iniciais vão além da simples apresentação institucional ou formulário de negócios.

Os outros públicos avaliados separadamente na análise foram: imprensa, governo, clientes, funcionários e comunidade, levando em consideração o nível de transparência, a qualidade e o impacto da comunicação gerada pelo site, além de permitir a comparação entre diversos concorrentes do mesmo setor. Mais de 50 itens foram analisados em cada um dos sites, verificando a existência desde requisitos básicos para cada público, como designação de pessoas e dados de contato, até mecanismos sofisticados de interação, como transações econômicas e participação em redes sociais.

Comunicação com os clientes e imprensa - Para se ter uma noção mais abrangente do que revelou a pesquisa, no quesito comunicação aos clientes, a situação é boa, mas deveria ser muito melhor. O que se percebe é uma preocupação maior com a comunidade do que com os próprios correntistas. Apenas o Itaú Unibanco demonstra um nível de excelência nessa área. Os demais bancos ainda disponibilizam a seus clientes poucos recursos na internet. Boa parte do ranking voltado para esse público está em um nível crítico.

Com a imprensa, a situação também deixa muito a desejar e os recursos destinados a esse público são precários. Apenas Itaú Unibanco, Banco do Brasil, Santander e Caixa Econômica Federal contam com um nível de instrumentos virtuais considerado adequado para o diálogo com a imprensa em seus sites. “Considerando-se que os jornalistas estão entre os principais formadores de opinião, percebe-se que as instituições bancárias ainda não se convenceram, de maneira geral, da importância do bom relacionamento com a mídia a partir do universo digital”, analisa Chinan.

Ranking final em três categorias.: Comunicação Geral: 01)Itaú Unibanco | 02)Banco do Brasil | 03)Bradesco | 04)Santander | 05)Caixa Econômica Federal e Banrisul | 06)HSBC | 07)Votorantim | 08)Citibank | 09)Safra.

Clientes.: 01) Itaú Unibanco | 02) Santander | 03) Banco do Brasil | Caixa Econômica Federal | Citibank | 04) Banrisul | HSBC | Bradesco | 05)Safra | 06) Votorantim.

Imprensa: 01)Itaú Unibanco | Banco do Brasil | Santander | Caixa Econômica Federal | 02) HSBC | 03) Banrisul | 04) Citibank | 05) Votorantim | Bradesco | 06)Safra.

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