Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/01/2010 - 08:10

Fashion Business reúne moda, cultura e beleza


Orlando Diniz e Eloysa Simão

Evento terá um salão Tech voltado para tecnologia e informação, o fesfile inaugural no Morro da Urca mostrará as tendências para o outuno/inverno 2010. Inspirado no tema bem-estar, FB oferecerá um spa com salas de descanso, massagem e serviços expressos de beleza.

De 10 a 13 de janeiro de 2010, a Marina da Glória irá sediar a principal bolsa de negócios e moda do país – o Fashion Business. Fruto de uma união entre o Sistema Fecomércio-RJ, responsável por 60% do PIB estadual e por mais de três milhões de empregos formais, a Dupla Assessoria e a Escala Eventos, o Fashion Business terá nesta 15ª edição um novo pavilhão dedicado a soluções tecnológicas para os varejistas. A outra novidade é o aumento do número de compradores: no total de 519, serão 389 para vestuário, 53 para calçados e bolsas, 54 para bijuterias e ainda 23 Vips internacionais. No total, o evento, que tem cerca de R$ 5 milhões em investimento direto, chegando a R$ 8,5 milhões em investimento indireto, irá reunir mais 170 grifes de 12 estados brasileiros. A previsão é gerar R$ 350 milhões para o mercado nacional e US$16 milhões em exportação. O Fashion Business irá criar 4 mil empregos temporários envolvendo 227 empresas.

Esta edição trará de volta importantes ferramentas de concretização de negócios, como o salão técnico de desfiles e o encontro de integração entre compradores e expositores, além de um bate-papo diário, antes da abertura dos negócios, sobre assuntos relacionados ao varejo. Todos os dias, às 9h, haverá um fórum de lojistas com temas como Construção de Valor no Varejo e Desejos Contemporâneos. Na programação, palestras como “Bem-estar na Moda e na Arte”, com Giovanni Bianco, que criou a nova logomarca do Fashion Business, e “Joias e Bijuterias, como viver sem elas”, com Regina Machado, Andrea Kraemer, Mary Arantes (Mary Design), Francesca Romana Diana, Miriam Kimelblatt e Eloysa Simão.

O horário de funcionamento também será maior, das 9 às 21h. Outra novidade do Fashion Business é o Moda Biju Brasil, segmento voltado para acessórios, com a participação de 20 empresas de todo o Brasil. Na parte gastronômica, a Brasserie Rosário, do chef Frederic Monnier, servirá das 12h às 17h um bufê com antepastos, saladas, quiches, carnes e pães. Depois das 17h, o serviço será a la carte. O restaurante japonês Benkei também terá uma filial no evento para atender os visitantes. Carrocinhas de picolé da Mil Frutas estarão estrategicamente espalhadas pela Marina da Glória.

Compradores e expositores terão acesso ao Fashion Business Club, um spa com salas de descanso, massagem e serviços expressos de beleza. Um desfile inaugural, dia 9 de janeiro, às 21h30, no Morro da Urca, mostrará as tendências mais fortes do outono/inverno 2010 com looks das grifes participantes.

Salão Tech - Totalmente voltado para lançamentos de serviços, equipamentos e tecnologia, o salão Tech, com cerca de 50 expositores, pretende oferecer tudo que facilite e modernize a operação dos lojistas. “O Rio terá o evento mais completo da América Latina nesse setor”, declara Eloysa Simão, diretora da Dupla. “Agregar tecnologia, equipamentos, informação e serviço já era uma demanda da maioria dos cinco mil lojistas que comparecem ao evento a cada edição”, explica Jerônimo Vargas, diretor da Escala. Os serviços oferecidos vão desde a iluminação, segurança e controle de estoque a marketing musical e olfativo. Novidades como manequins que mudam de cor graças à iluminação por LEDs e os e-models, tecnologia capaz de reproduzir qualquer rosto e corpo em um manequim, por exemplo, estarão à venda para participantes. “Nesta edição, toda a cadeia produtiva do segmento moda estará presente”, finaliza Orlando Diniz, presidente do Sistema Fecomércio-RJ. Duas palestras, “Gestão no Varejo: controle, eficiência e legislação” e “E-commerce no mundo da moda – estratégias e cenários” vão ampliar o debate sobre o tema fashion.

Fashion Business Club - Nesta edição, que tem como tema central bem-estar, os visitantes poderão usufruir do Fashion Business Club, um spa com massagem e serviços expressos de beleza. Eloysa Simão, diretora do evento, inicia uma forte campanha para promoção da saúde de quem trabalha com moda. Organizado pela Reabily, o Club disponibilizará um fisioterapeuta durante todo o evento, que fará a cada duas horas demonstrações de práticas simples de alongamento e correção postural. Além disso, haverá terapias em grupo e individuais, como Tai chi chuan. Em quatro espaços, separados por biombos, terão sessões de shiatsu, bambuterapia, reflexologia e ofurô para pés. No lounge do spa haverá um local de relaxamento para que as pessoas possam aguardar calmamente pelo seu horário. Diariamente, o acupunturista Fernando Fernandez fará apresentação de meia hora sobre controle do stress através da respiração. A técnica de auto-massagem do in terá três palestras diárias. A idéia é tornar mais prazeroso o evento de negócios. Uma filial do salão Walter’s Coiffeur terá manicures e cabeleireiros prontos para embelezar os visitantes.

Desfiles - O evento terá um desfile inaugural no Morro da Urca, no sábado, dia 9 de janeiro, a partir das 21h30. A top internacional Isabeli Fontana será exclusiva do Fashion Business nesta temporada. A grife de moda praia Vix, de Paula Hermanny, abrirá a passarela, com peças pinçadas por Felipe Veloso. Em seguida, haverá um mix de vários looks das marcas participantes, com styling de Chiara Gadaleta Klajmic, trilha sonora de Sacha Amback e direção de João Saldanha. A grife Patrícia Viera mostrará a coleção outono-inverno 2010 em evento no Hotel Copacabana Palace no dia 10. A Sta. Ephigênia, por sua vez, apresenta suas criações no dia 11, na Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa, no Flamengo. Durante o evento, também desfilarão as grifes Lucidez, Cholet, Afghan, Dona Florinda e África Universal.

O último desfile, no dia 12, será uma parceria fashion-cultural entre Brasil e Angola. O desfile terá a participação de uma das mais festejadas estilistas angolanas, Lucrécia Moreira. Lucrécia vem mostrar sua coleção a convite de Anna de Assis, da marca carioca de joias África Universal. Além de Lucrécia, irá participar também o estilista brasileiro Sávio Chaia. Eles irão compor seus looks com as joias da África Universal, fomentando assim uma união de Brasil e Angola através da moda. O consulado de Angola, por sua vez, está convidando empresários e compradores do país africano.

Ambientação - O artista visual paulistano Deddo Verde irá transformar em murais artísticos algumas paredes do evento, que tem 25 mil metros de área utilizada. “Faço paisagismo em segunda dimensão. Transformo a parede, que é naturalmente inóspita, em um lugar com vida”, conta o artista, de 29 anos, que grafita muros em São Paulo desde 2002. Deddo Verde, ou melhor, Ari Arantes, também trabalha com jardinagem e paisagismo e tem uma grande preocupação ecológica na hora de criar as pinturas. Ele usa uma técnica criada por ele e batizada de ‘desfolha’. “Uso a planta como stencil, pois se fizesse com cartolina estaria usando a celulose de uma árvore, e isso culmina no desmate”, afirma. O salão Tech e o Club terão ambientação do badalado cenógrafo Edgard Octávio, responsável pela parte visual da Daslu e da Hermès paulistana. O Tech será todo decorado em preto e prata. O salão de negócios terá samambaias espalhadas pelo salão, indo ao encontro do tema do evento, que é bem-estar.

Novos estilistas – A edição de outono-inverno do Fashion Business mantém sua área destinada a novos criadores - estilistas que vendem em pequenos ateliês. São nove marcas, a maior parte deles de fora do Rio. A Lore é de Pernambuco; Lissie Mallmann, de Porto Alegre. Os mineiros estão em maioria: a grife Karola é de Belo Horizonte, Lidianny Braga, de Governador Valadares, e Érica Vicentini + Mariela Linzmeyer, de Uberlândia. Úrsula Felix é uma marca de Magé, interior fluminense, a Homem de Barro, de Niterói. Maria Vai com as Outras e Amanda Sá são as grifes cariocas que irão participar do núcleo de novos criadores. Entre as grifes estreantes estão Angelita Feijó, Verty, Enjoy, Addict, Afghan, Zoomp, RK Denin de Renato Kherlakian, Les Filós e 284, entre outras.

Sobre o Sistema Fecomércio-RJ - O Sistema Fecomércio-RJ é composto pelo Sesc Rio, Fecomércio-RJ e Senac Rio. A entidade, que representa os interesses do comércio de Bens, Serviços e Turismo, é protagonista do desenvolvimento socioeconômico do Estado do Rio de Janeiro. São mais de 400 mil empresas, que respondem por cerca de 60% do PIB e por mais de três milhões de empregos formais.

Sobre a Dupla Assessoria – A Dupla Assessoria, de Eloysa Simão, é a maior idealizadora e produtora de eventos de moda do país. A empresa está no mercado desde 1992, quando criou a primeira semana de moda do Rio de Janeiro, a Semana Leslie de Estilo. A partir daí, Eloysa Simão e sua equipe não pararam mais e criaram novas referências para o mercado de moda nacional. O Rio passou a sediar novos eventos assinados pela Dupla, como a Semana BarraShopping de Estilo, que teve oito edições, de 1996 a 2001. Com nova roupagem se transformou no Fashion Rio em 2002. A grande visibilidade alcançada pelo evento consolidou a cidade como referência nacional e internacional na divulgação de tendências e na geração de negócios para a indústria de moda. A Dupla é responsável também pelos eventos Minas Trend Preview, Fashion Music (que teve edições em Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Pará), Fashion Tour (que é realizado na Bahia, em Vitória, em Recife, em Belém e em Belo Horizonte) e o Top Fashion Bazar (o maior bazar de grifes do Brasil).

Sobre a Escala Eventos - Com mais de 20 anos de experiência no mercado, a Escala Eventos é considerada uma das empresas do segmento mais significativas do cenário carioca. Além do Fashion Business, a Escala Eventos produz – também em parceria com a Dupla Assessoria – o Top Fashion Bazar, o maior bazar de grifes do Brasil. Ambos acontecem em duas edições por ano e representam grande movimento no mercado da moda carioca. Entre os eventos realizados pela Escala Eventos estão também a Expofood (voltado para o mercado de alimentação e hotelaria), que acontece no mês de Abril; a Brite – Brazil International Tourism Exchange (voltado para o mercado do Turismo); a Gourmet Show (festival que promove concursos para novos talentos da gastronomia e cursos com chefes conceituados), a Global Energy (Exposição e Congresso de Energia Alternativa) e a Expo Light (Exposição e Seminários de Novas Tecnologias).

Fashion Business.: Organização - Dupla Assessoria e Escala Eventos | Realização - Senac Rio | Patrocínio - Sebrae e Amil | Apoio institucional - Sistema Fecomercio-RJ , Governo do Estado do Rio de Janeiro, Prefeitura do Rio de Janeiro , EBX | Apoio - Sesc Rio de Janeiro, IBGM, Sistema Ajorio, Rio Marina da Gloria. | Parceiros - Novo Ambiente, Artefato, Trapiche Carioca, Coca Cola, Granado, Lavazza, Marles, Walter's Coiffeur, Reabily.

O Portal Fator Brasil [www.revistafatorbrasil.com.br] apóia o evento e se encontra com estande no Espaço Mídia Center. [Para mais informações diárias do evento clicar no banner lincado ao lado deste Canal de Moda & Beleza, do Portal Fator Brasil www.revistafatorbrasil.com.br].

Agenda do evento.: . 09 de janeiro – Desfile inaugural – Morro da Urca | .1 0 de janeiro - MARINA DA GLÓRIA | 09:00hs: CAFÉ DA MANHÃ COM LOJISTAS | 09:30hs: FÓRUM DE LOJISTAS: CONSTRUÇÃO DE VALOR NO VAREJO (Visual Merchandising) - PALESTRANTE CONVIDADA: Camila Salek - MEDIADOR: Eloysa Simão e Silvio Chadad | 10:00hs: ABERTURA DO SALÃO DE NEGÓCIOS | 10:30hs: Desfile PATRÍCIA VIERA (Copacabana Palace) | 14:00hs: FASHION CLINIC: BRANDING (Construção da Marca) - CONSULTOR CONVIDADO: a confirmar | 15:00hs: LOUNGE SESC RIO: TALKSHOW PRODUÇÃO DE MODA -DOCENTES: Fran Pimentel, Alexandre Nunes, Cecília Varella e Evelyn Bonorino | 17:00hs: PALESTRA: CONSTRUÇÃO DA IMAGEM NA MODA E NA ARTE -PALESTRANTE: Giovanni Bianco | 17:30hs: Desfile LUCIDEZ (Salão de desfile Fashion Business) | 20:00hs: PROGRAMAÇÃO CULTURAL NO LOUNGE SESC RIO.

. 11 de janeiro - MARINA DA GLÓRIA.: 09:00hs: CAFÉ DA MANHÃ COM LOJISTAS | 09:30hs: FÓRUM DE LOJISTAS: DESEJOS CONTEMPORÂNEOS | PALESTRANTE: Silvio Chadad - MEDIADORA: Eloysa Simão | 10:00hs: ABERTURA DO SALÃO DE NEGÓCIOS | 11:00HS: Desfile SANTA EPHIGÊNIA (Casa Julieta de Serpa) | 14:00hs: FASHION CLINIC: GESTÃO DE IMAGEM - CONSULTOR CONVIDADO: Edgard Octavio | 14:00hs: Desfile CHOLET (Salão de desfile Fashion Business) |15:00hs: LOUNGE SESC RIO: PALESTRA BELEZA É FUNDAMENTAL - DOCENTE: André Vital | 17:00hs: LINX – E-COMMERCE NO MUNDO DA MODA – ESTRATÉGIAS & CENÁRIOS - PALESTRANTE: Sérgio Belarmino | 18:00hs: Desfile AFGHAN (Salão de desfile Fashion Business) | 20:00hs: PROGRAMAÇÃO CULTURAL NO LOUNGE SESC RIO.

.12 de janeiro - MARINA DA GLÓRIA.: 09:00hs: CAFÉ DA MANHÃ COM LOJISTAS | 09:30hs: FÓRUM DE LOJISTAS: CAMINHOS DO VAREJO - MULTIMARCAS CONVIDADAS: Corpo & Arte, Maison Terrana, Dona Coisa, Magrela e Euforia- MEDIADORES: Eloysa Simão e Silvio Chadad | 10:00hs: ABERTURA DO SALÃO DE NEGÓCIOS | 14:00hs: FASHION CLINIC: COMPRAS (Administração de Estoques) - CONSULTOR CONVIDADO: Silvio Chadad | 14:00hs: Desfile DONA FLORINDA (Salão de desfile Fashion Business) | 15:00hs: LOUNGE SESC RIO: TALKSHOW MARKETING DE MODA- DOCENTES: Rita Avelar (MULTI OUT OF LINE), Mariana Goulart (LA ESTAMPA) e Maria Canto (MARIA FILÓ) | 17:00hs: GESTÃO NO VAREJO: controle, eficiência e legislação (PAF) | Palestrantes: Marcos Leite e Domício Martins (Diretor Comercial e Gerente de Canais da Artsoft) | 18:00hs: Desfile ÁFRICA UNIVERSAL (Salão de desfile Fashion Business) | 20:00hs: PROGRAMAÇÃO CULTURAL NO LOUNGE SESC RIO.

.13 de janeiro - MARINA DA GLÓRIA.: 09:00hs: CAFÉ DA MANHÃ COM LOJISTAS | 09:30hs: FÓRUM DE LOJISTAS: COMPLEMENTOS DA MODA - PALESTRANTES: Beth Salles e Fernando Torquato - MEDIADORES: Eloysa Simão e Silvio Chadad | 10:00hs: PALESTRA: JOIAS E BIJUTERIAS: COMO VIVER SEM ELAS? - PARTICIPANTES: Regina Machado, Andrea Kraemer, Mary Design, Miriam Kimelblatt e Eloysa Simão - MEDIADOR: Hécliton Santini Henriques, presidente do IBGM| 10:00hs: ABERTURA DO SALÃO DE NEGÓCIOS | 14:00hs: FASHION CLINIC: RH RECRUTAMENTO E QUALIFICAÇÃO - CONSULTOR CONVIDADO: Roberta da Hora Nunes | 15:00hs: LOUNGE SESC RIO: TALKSHOW JORNALISMO DE MODA - DOCENTES: Evelyn Bonorino e Aimée Louchard | 20:00hs: PROGRAMAÇÃO CULTURAL NO LOUNGE SESC RIO.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira