Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/01/2010 - 09:04

Volkswagen foi a marca que mais cresceu no Brasil em 2009

Vendas de carros da marca crescem 19% em 2009, as vendas totais de carros e comerciais leves da marca crescem 17%, e os investimentos no Brasil chegaram aos R$ 6,2 bilhões de 2010 a 2014.

A Volkswagen do Brasil comercializou no ano de 2009 um total de 626.183 carros, volume que assegurou à empresa a liderança no mercado nesse segmento, com uma participação de 25,3%. O resultado representa um crescimento da ordem de 19% em relação às vendas do ano anterior e está também acima da média da indústria automobilística nacional, que subiu 12,8%. Portanto, foi a marca que mais cresceu em 2009.

Considerando as vendas totais de carros e comerciais leves, a Volkswagen também cresceu acima da média do mercado em 2009. A montadora comercializou 684.381 veículos no período, registrando um crescimento de 17% em relação a 2008, enquanto que as vendas da indústria subiram 12,7%. A participação de mercado da Volkswagen aumentou de 21,9%, em 2008, para 22,7%, em 2009.

De acordo com o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall, este desempenho é resultado da estratégia de renovação e ampliação da linha de produtos da marca durante os últimos anos, trazendo, especialmente em 2009, várias novidades para o consumidor brasileiro, que passou a ter acesso a modelos com mais tecnologia, mais conforto e segurança, a preços mais competitivos. “Acima de tudo, atribuímos esse resultado à preferência dos consumidores pelos produtos da marca junto à mais ampla rede de concessionários do Brasil, com mais de 600 pontos de vendas”, completou Schmall.

Segundo ele, a estratégia de renovação e ampliação do portfólio de produtos será mantida em 2010. Para este ano já estão programados 13 lançamentos da marca. “Uma das principais novidades será a introdução da Amarok, primeira pick-up média da marca que deverá ser uma referência dentro de seu segmento”, explicou Schmall.

As exportações de veículos montados da Volkswagen chegaram a 123.173 unidades, com uma retração de 30,4% em relação a 2008. Mesmo assim, a marca manteve a posição de líder em exportações do setor automotivo brasileiro, embarcando seus produtos para cerca de 36 países da Europa, América do Sul, América Central, América do Norte, África e Oriente Médio. Os maiores clientes foram Argentina, Alemanha e México.

Investimentos no Brasil - Para manter sua trajetória de crescimento no Brasil, o presidente da Volkswagen, Thomas Schmall, anunciou investimentos de R$ 6,2 bilhões do País no período de 2010 a 2014. Os recursos serão aplicados no desenvolvimento de produtos e na expansão da capacidade produtiva. A meta da marca é vender 1.000.000 de veículos por ano no País a partir de 2014, quando o mercado total brasileiro deve chegar a 4 milhões de unidades.

Gol: 23 anos de liderança - O modelo que mais contribuiu para a liderança da Volkswagen foi o Gol, que completou o 23º ano consecutivo como carro líder de vendas no Brasil. Completamente renovado em junho de 2008, o modelo respondeu sozinho por 12,2% do mercado brasileiro de automóveis, com 303.051 unidades emplacadas. Ele ficou 99.318 unidades à frente do 2º colocado no ranking.

Depois do Gol, o modelo que mais impulsionou as vendas da Volkswagen em 2009 foi o Fox. Mesmo antes de sua renovação, ocorrida em outubro, o modelo ficou em 5º lugar no mercado, com 129.199 unidades emplacadas. Na sequência, veio o Voyage, lançado em outubro de 2008, que já é o 8º carro mais vendido do Brasil, com 85.681 unidades registradas.

Além do Novo Fox, os outros lançamentos de 2009 foram: Nova Saveiro, Novo CrossFox. Polo BlueMotion, SpaceFox Route, Polo E-Flex, Parati Titan, Tiguan, Eos, Passat CC, Fox Sunrise, Polo I-Motion, Gol Titan, Gol I-Motion e Voyage I-Motion. A marca também apresentou, na Argentina, no final do ano, a sua primeira pick-up média, a Amarok, que será lançada no Brasil no primeiro trimestre de 2010.

A Volkswagen tem quatro fábricas no Brasil: em São Bernardo do Campo (SP), Taubaté (SP), São José dos Pinhais (PR) e São Carlos (SP) e emprega 22 mil pessoas. A marca oferece o maior portfólio de produtos do País, com 22 veículos.

Principais premiações - Em 2009, a Volkswagen recebeu importantes prêmios de reconhecimento público, tais como: “Empresa de Maior Prestígio” do setor automotivo, em pesquisa nacional da revista Época Negócios; “Melhor Montadora do Ano” e “Melhor Carro do Ano – Novo Gol”, pela agência Autodata; “Melhor Carro Popular – Novo Fox”, pela Associação Brasileira de Imprensa Automotiva (ABIAUTO); e o prêmio “Hall da Fama”, concedido nos Estados Unidos, pelo sucesso na aplicação da metodologia de gestão Baleanced Scorecard (BSC).

Confiança dos clientes - "A Volkswagen agradece pela confiança dos consumidores da marca em 2009 e reafirma sua estratégia de ofececer uma linha de veículos cada vez mais moderna em termos de tecnologia, qualidade, conforto e segurança, para aumentar ainda mais sua satisfação com os nossos produtos", completou Thomas Schmall. | MaxPR

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira