Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/05/2007 - 08:33

Pamcary faz parceria com CTF para oferecer gestão de combustíveis no Sistema Pamcard

A Pamcary fez uma parceria com a canadense CTF Technologies para incluir um novo serviço no seu sistema Pamcard, o primeiro meio de pagamento de fretes por via eletrônica do mercado, lançado em 2003, para substituir a carta-frete. O novo recurso torna possível gerenciar os custos dos combustíveis que, para os transportadores de carga, por exemplo, chegam a consumir cerca de 40% do valor do frete.

A novidade está sendo incorporada ao amplo leque de benefícios já proporcionados pelo cartão Pamcard BR, que também oferece os serviços de vale-frete, vale-pedágio, crédito, débito, identificação do caminhoneiro no Telerisco e controle do ciclo logístico por meio do Infolog Web. O novo recurso é inédito no segmento de cartões.

Informações disponíveis na internet - Com o novo serviço, ficarão disponíveis, na internet, dados que identificam o veículo e informam a quantidade, o tipo e o valor do combustível abastecido. Também será possível conhecer o registro de quilometragem do hodômetro, local do abastecimento, data, hora e média de consumo. “Os dados sobre os abastecimentos podem também ser copiados (download) para alimentar sistemas administrativos e de gerenciamento de frotas. O processo é feito com rapidez e confiabilidade, pois as informações estão disponíveis em tempo real”, diz Luis Felipe Salek Dick, diretor de Negócios do Pamcard.

Os usuários terão também à sua disposição, na internet, o portal Pamcard-CTF, cuja alta tecnologia permite o acesso a relatórios muito úteis, como controles de consumo e débitos, além de acompanhamento de rotas e outros. Os dados na web são capturados a partir da utilização do cartão Pamcard BR nos postos de combustíveis credenciados.

A Pamcary e a CTF estão viabilizando a gestão de combustíveis por meio de um sistema totalmente eletrônico, sem intervenção humana. O abastecimento pode ser feito em postos localizados de forma estratégica nas principais estradas do País. A qualidade do combustível empregado por esses estabelecimentos é garantida pela própria distribuidora. Além da possibilidade da empresa contratante usufruir o preço estabelecido na bomba de combustível, poderá também negociar preços especiais diretamente com o revendedor.

Tecnologia agora pode ser acessada pelos caminhoneiros autônomos - O negócio está sendo muito útil para ambas as empresas. Ao mesmo tempo em que a Pamcary passa a agregar esse importante serviço ao seu cartão, a CTF pôde ingressar com sua tecnologia e know-how em gerenciamento de combustíveis no segmento de caminhoneiros autônomos. Este segmento representa quase 50% da frota total do transporte rodoviário de cargas do Brasil. Grandes embarcadores utilizam quase que exclusivamente esse segmento para transportar os seus produtos, tais como Petrobras, CSN, Nestlé, Alpargatas, Unilever, Braskem e outros. “O autônomo está sendo alcançado porque esta novidade dispensa o uso de equipamentos instalados no veículo. Basta apenas utilizar o cartão no posto de combustíveis. O sistema informará o valor do crédito disponível para o abastecimento e permitirá que os dados sejam transmitidos para o portal Pamcary-CTF”, explica Dick.

Os parceiros - A Pamcary é líder nacional no ramo de seguro de transportes de cargas e no gerenciamento integrado de riscos de operações logísticas. A empresa oferece, de forma integrada, o planejamento de ações preventivas, a operação de ferramentas tecnológicas para o controle do risco e serviços de informações logísticas.

O atendimento a sinistros conta com apoio de uma frota veículos próprios rastreados por satélite, dispostos de forma estratégica. Com presença em todo o território nacional, conta com 30 filiais. Suas operações são integralmente conduzidas por um quadro de cerca de 1 mil funcionários. A CTF Technologies desenvolveu um sistema informatizado que controla e otimiza a gestão de combustível de frotas. A operação integra empresas que possuem frota própria e terceirizadas, os bancos Bradesco e Unibanco e as redes BR, da Petrobras, e Ipiranga, sem nenhum custo para a empresa conveniada.

A CTF é líder nacional no controle de frotas rodoviárias e sua tecnologia garante a presença do veículo no momento do abastecimento. Os dados das transações são extraídos diretamente da bomba. Uma solução inteligente que controla o abastecimento e os pagamentos realizados de forma eletrônica, sem troca de dinheiro, notas ou qualquer burocracia.

O sistema surgiu em 1994, começou a funcionar comercialmente em 1996, atingindo abrangência nacional em 1998. Atualmente, a CTF controla cerca de 1 milhão de abastecimentos por mês, para uma carteira de mais de mil clientes, por meio de 1200 postos em todo o Brasil funcionando no sistema.

Outras novidades - O Sistema Pamcard oferece, ainda, outros recursos inéditos que permitem que as transportadoras e embarcadores efetuem com mais facilidade os pagamentos de frete e de pedágio via internet. São eles: cadastramento de rotas, agendamento de parcelas, opção de integrar os pagamentos via web ao ambiente de gestão financeira da empresa e possibilidade de conexão por via discada. As outras novidades são as compras e os pagamentos pela função débito da rede Visa, além do serviço de auto-atendimento do Bradesco (BDN Dia e Noite, para saques e consultas 24 horas).

Cadastramento de rotas - O cadastramento de rotas permite que o usuário informe cada um dos trajetos uma única vez, descrevendo todo o itinerário, entre os pontos de origem e destino. Basta que ele nomeie a rota. Nas outras vezes em que optar por este caminho novamente, poderá apenas informar o nome da rota que ele mesmo criou. Este recurso poupa um precioso tempo do operador, que pode ser preenchido por outras tarefas.

Agendamento de parcelas - O agendamento de parcelas, por sua vez, é uma forma de dividir o pagamento do frete ao caminhoneiro, a partir de uma única programação. Nesse caso, o parcelamento pode, por exemplo, obedecer o cumprimento de diferentes percursos descritos no roteiro, entre outras opções.

Se houver contingências no percurso da viagem, o sistema permite efetuar créditos remotamente no cartão do caminhoneiro, sem causar deslocamentos ou custos complementares por parte da empresa. É ainda possível fazer o parcelamento de forma manual, automática ou por meio do Infolog Web, sistema de informação logística integrado ao Sistema Pamcard, que emite uma confirmação física da etapa cumprida da viagem.

Simplificação da emissão de vale-pedágio - O Sistema Pamcard possui também um roteirizador que realiza o cálculo automaticamente, estabelecendo o custo de pedágio da viagem planejada, creditando o valor diretamente no chip do cartão do caminhoneiro. O valor creditado é utilizado exclusivamente para pagamento de pedágios.

Gestão financeira - O Sistema Pamcard foi desenvolvido para possibilitar a integração com qualquer tipo de sistema de gestão financeira das empresas de transportes e embarcadores. As transações podem ser feitas a partir do programa de gestão que a empresa já utiliza no seu dia a dia. Esse benefício traz grandes facilidades para a organização financeira das empresas, uma vez que os pagamentos de frete significam a maior parte de débitos.

Conexão discada - A opção de acessar o Sistema Pamcard pela conexão discada, que completa o atual quadro de novidades, está sendo possível porque a Pamcary desenvolveu um software leve e estável para o seu cartão, e que está dotado de tecnologia que garante alta disponibilidade. O benefício atende as transportadoras e embarcadores que possuem filiais onde ainda não operam com internet em banda larga.

Parceria com o Bradesco - Os pagamentos por meio do sistema Pamcard são feitos no cartão pela função débito/Visa Electron. Uma das vantagens deste recurso é que os estabelecimentos credenciados pela Visa, podem receber o valor no dia seguinte à venda.

Graças à parceria com o Bradesco, o maior banco privado do País, o cartão Pamcard BR também passou a ser aceito na maior rede de agência bancárias do país, que possui mais de 3 mil unidades, através de máquinas de auto-atendimento, o BDN Dia e Noite, para saques e consultas 24 horas.

Inclusão social - O cartão Pamcard BR tem um importante aspecto social, que é o da inclusão de uma categoria inteira que estava à margem do sistema financeiro. Mesmo com renda compatível, os caminhoneiros praticamente não tinham acesso ao sistema bancário pela ausência de comprovante de renda. Desde o lançamento do cartão Pamcard, em 2003, eles passaram a ter este comprovante, através do extrato de movimentação financeira que o Sistema Pamcard gera.

“No Telerisco, nosso banco de dados cadastrais de caminhoneiros, há 500 mil nomes ativos, sendo que uma parte significativa ainda não é bancarizada”, salienta Dick.

Solução Pamcard - O sistema Pamcard foi pioneiro no Brasil em 2003 no pagamento de fretes e pedágio on line e via web, em substituição à carta frete, cheque e dinheiro, dentro de um segmento que movimenta mais de R$ 30 bilhões ao ano.

A Pamcary é a única empresa não ligada ao setor financeiro que mantém um site próprio para operar este tipo de cartão. Por esta razão e por conhecer bem o setor de transporte de cargas, a empresa mantém o Sistema Pamcard em desenvolvimento constante, tornando cada vez mais fácil e rápido o pagamento de fretes e pedágio por via eletrônica.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira