Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/05/2007 - 08:34

Báez em Foz do Iguaçu

Reconhecido mundialmente pelos estudos no campo da história das bibliotecas, o escritor venezuelano e assessor da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), Fernando Báez, estará em Foz do Iguaçu no próximo dia 19 de maio, no Discernimentum (antiga Churrascaria Cabeça de Boi), para proferir conferência sobre sua mais recente obra "História Universal da Destruição dos Livros - Das Tábuas Sumérias à Guerra do Iraque".

A obra traz um panorama sobre a destruição de livros no mundo, levando o leitor a uma imersão na história antiga, na qual se destaca o levantamento minucioso sobre o desaparecimento da Biblioteca de Alexandria - referência cultural do velho mundo - e a surpreendente participação de filósofos e eruditos, entre eles, Platão e Hipócrates, na destruição de livros na Grécia antiga.

Resultado de 12 anos de pesquisa, o livro de Báez também traz informações sobre a destruição de livros no Egito, em Israel, na China e em Roma. O escritor conclui a obra relatando o desaparecimento de mais de 1 milhão de livros e 10 milhões de documentos da Biblioteca Nacional do Iraque. Ele acompanhou de perto essa barbárie cultural porque esteve no país, em 2003, na condição de consultor da Unesco.

Báez vem a Foz do Iguaçu a convite do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC) e do Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC), instituições incentivadoras e promotoras da educação e cultura. O livro de Báez foi analisado e estudado por 100 pesquisadores inscritos no curso Heterocrítica de Obra Útil, realizado de 29 de abril a 1º. de maio no auditório do Discernimentum, anexo ao CEAEC.

Nessa atividade, sem pré-requisitos, os participantes são orientados tecnicamente para fazer leituras e análises críticas de livros visando estimular a criação intelectual, a produção de idéias originais, o exercício da argumentação e o desenvolvimento do juízo crítico. Ao final do curso, os participantes elaboram uma resenha crítica das obras analisadas.

Quem é Fernando Báez? Nacido em San Félix de Guayana, Venezuela, Fernando Báez, 37, recebeu em 2003 o Prêmio Internacional de Ensaio "Vintila Horia" pelo seu estudo sobre a Biblioteca de Alexandria. Tambem já publicou, "Alejado" (1993), "El Tractatus Coislinianus" (2000), "La Ortodoxia de los Herejes" (2002), "Los Fragmentos de Aristóteles" (2002), "Todo el Sol de las Sombras" (2002), "Poética de Aristóteles. Edición en Griego, Latín y Castellano" (2003), "Los Últimos Días de Martin Heidegger" (2003), e "História da Antigua biblioteca de Alexandria (2003). Visitou o Iraque em 2003, na época da invasão dos Estados Unidos, na condição de membro de distintas comissões responsáveis por investigar a destruição das bibliotecas e museus no país. Atualmente, faz parte do Centro Internacional de Estudios Árabes e assessora diferentes governos sobre destruição de bens culturais. Já fez conferências sobre a história das bibliotecas em Oxford, Cambridge, Qatar, El Cairo, Kuwait, Paris, Madrid, Berlim, Barcelona, Bogotá, Rio de Janeiro, Caracas e Buenos Aires.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira