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08/01/2010 - 08:33

Sistema FIRJAN leva para o Fashion Rio a mensagem da necessidade de renovação de mão-de-obra na indústria da moda


Projeto Despertar para a Moda e exposição Pares da Moda valorizam os profissionais que atuam nos bastidores da cadeia produtiva e alertam para a crescente demanda por esses ofícios.

A comunidade da moda estará reunida na edição Outono-Inverno 2010 do Fashion Rio em torno de uma mensagem especial: renovar é preciso. Numa iniciativa do Sistema FIRJAN, por meio do SENAI Moda e Design, o projeto Despertar para a Moda é o foco de várias ações que acontecem simultaneamente durante o principal evento de moda do Rio de Janeiro, a fim de chamar a atenção para a necessidade de renovação de mão-de-obra qualificada na cadeia produtiva. A demanda por profissionais qualificados foi apontada como uma preocupação por diversos estilistas em reuniões promovidas pelo Sistema FIRJAN, o que resultou na idealização deste projeto que visa sensibilizar jovens para as profissões da cadeia de moda.

Lançado em dezembro de 2008 nas escolas SESI e em polos de moda do interior do Estado, o Despertar para a Moda aportou este ano em três comunidades da cidade: no Cantagalo, em parceria com o Espaço Criança Esperança; na Cidade Alta, em Cordovil, com o apoio da ONG Ação Comunitária do Brasil; e no Morro D. Marta, em conjunto com a organização social Costurando Ideais. “Estamos levando a moda para os jovens para que eles passem a prestar atenção nesta indústria que tem tantas oportunidades”, conta o presidente do Sistema FIRJAN, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira.

No Fashion Rio, as oficinas promovidas pelo Despertar para a Moda ambientam o estande do Sistema FIRJAN, que mostrará imagens dos jovens em atividades de costura, corte e risco, moulage e estamparia tie-dye, bem como as peças produzidas por eles. Além disso, a mensagem do projeto também será exibida em vídeos nas salas de desfiles.

Exposição “Pares da Moda” e Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama - Para reforçar a importância das profissões que atuam nos bastidores da moda, o Sistema FIRJAN realiza a exposição de fotos Pares da Moda, de 8 a 28 de janeiro, no Shopping Leblon. Clicados pela fotógrafa Marcia Ramalho, 13 estilistas cariocas posaram com exclusividade ao lado de seus “braços direitos”, profissionais imprescindíveis em seus processos de criação e produção.

A proposta é levar a mensagem de que a indústria da moda não se faz apenas do glamour das passarelas, com modelos e estilistas. Por trás dela, costureiras, modelistas, pilotistas, artesãos e acabadeiras são igualmente fundamentais para o crescimento da moda brasileira, que representa uma grande oportunidade por demandar uma quantidade expressiva de mão-de-obra qualificada. As marcas que participam da exposição são: Salinas, Maria Bonita Extra, Mara Mac, Santa Ephigenia, Totem, Alessa, Tessuti, Cavendish, Ausländer, Cantão, Espaço Fashion, Luiza Bonadiman e Carlos Tufvesson. “Esta exposição é um desdobramento do projeto Despertar para a Moda que vai nos ajudar a atingir um público mais numeroso e diversificado”, pontua a gerente do SENAI Moda e Design, Cristiane Alves.

Como os bastidores da moda reúnem um universo majoritariamente feminino, o Sistema FIRJAN também quer colocar um holofote sobre outra questão que aflige as mulheres: o câncer de mama – no Brasil, são esperados 49.400 novos casos em 2010, com risco estimado de 49 casos a cada 100 mil mulheres. O ponto de partida foi o polo de moda de Friburgo, que recebeu a Campanha de Orientação sobre a Prevenção do Câncer de Mama, em parceria com o SESI e o Sindicato da Indústria do Vestuário (SINDVEST). Ao todo, 2.433 funcionárias de 90 confecções da cidade aderiram ao projeto, que durou cerca de dois meses. Nesse período, participaram de palestras elucidativas, submeteram-se a mamografias e as que apresentaram alteração nos exames foram encaminhadas a especialistas. A intenção do Sistema FIRJAN é estender a campanha para os demais polos de moda no próximo ano.

Lançamento do livro Viajando no Design, de Gilson Martins - Um dos padrinhos do projeto Despertar para a Moda, o estilista Gilson Martins lança seu livro Viajando no Design dia 9 de janeiro, a partir das 18h30, no estande do Sistema FIRJAN. Quem passar pelo espaço ganhará um exemplar autografado da publicação que conta a trajetória deste profissional que há 25 anos revoluciona a moda usando em suas bolsas material plástico com símbolos do Rio de Janeiro.

Rio-à-Porter e geração de empregos - O mais importante salão de negócios de moda realizado paralelamente ao Fashion Rio conta com 169 expositores, entre eles 11 polos de moda do Estado do Rio de Janeiro: Sul Fluminense, Petrópolis, Niterói, São Gonçalo, Campos, Nova Friburgo, São Cristóvão, Calçados e Acessórios, Joia Carioca, Polo Têxtil do Rio de Janeiro e Sindiroupas RJ (moda masculina). O SENAI Moda e Design está acompanhando as coleções que os polos de Petrópolis e do Sul Fluminense apresentarão nesta edição.

Em parceria com a ABIT e a Apex, o Sistema FIRJAN investe ainda mais na prospecção de novos negócios ao trazer para esta edição 30 compradores de diversas nacionalidades. Cerca de 50% destes compradores são estreantes na bolsa de negócios e conhecerão de perto a originalidade da moda brasileira, que é a segunda maior empregadora da indústria da transformação no Brasil e terceira maior no Estado do Rio de Janeiro, absorvendo mais de 90 mil trabalhadores em sua cadeia produtiva. No acumulado de 2009, em pleno período pós-crise, foi uma das principais indústrias de transformação a gerar empregos no Rio de Janeiro. Com 2.114 novos postos formais de trabalho, segundo dados do CAGED/Ministério do Trabalho, ficou atrás apenas das indústrias de alimentos e bebidas e de álcool etílico.

Preview Caderno Perfil Verão 2011 - O SENAI Moda e Design apresentará as macrotendências pesquisadas pelos técnicos de 16 estados brasileiros que participam do Programa de Design Estratégico do SENAI Nacional. O resultado deste minucioso trabalho de pesquisa influenciará a moda nas temporadas de 2010/11.

Na palestra A gestão da Marca Brasil na era pós-globalizada, dia 11 de janeiro, às 10h, Valéria Delgado e Carol Fernandes, representantes do Sistema FIRJAN, apresentarão o preview do Caderno Perfil Moda Verão 2010/11, uma publicação do Programa de Design Estratégico do SENAI Nacional, coordenada pelo SENAI Moda e Design.

A partir da próxima edição, o Caderno PERFIL, ferramenta amplamente utilizada por empresas do setor de vestuário, tratará também de calçados e acessórios.

Palestras Técnicas - Centro de Inteligência que oferece às empresas soluções nas áreas de design, tecnologia e mercado, o SENAI Moda e Design levará pela primeira vez, por meio de sua Área Tecnológica, um ciclo de palestras técnicas ao Rio-à-Porter. Apoio fundamental aos confeccionistas e varejistas, a Área Tecnológica desenvolve projetos orientados aos cenários de produção que atendem às atuais demandas empresariais, alinhadas a novos materiais, processos produtivos e tecnologias para o setor. “Uma das tecnologias que despertou grande interesse no último Giro Tecnologia foi a das etiquetas RFID. Por isso, estamos trazendo informações mais detalhadas para a palestra do Rio-à-Porter”, comenta Joaquim Ribeiro, da área de tecnologia do SENAI Moda e Design.

Líder mundial em soluções integradas de desenvolvimento e produção, a Lectra Brasil abre o ciclo dia 11, às 11h30, com a apresentação do Lectra Fashion PLM (Product lifecycle management), a mais nova versão de sua solução de gerenciamento do ciclo de vida do produto da moda. Trata-se de um software que integra ferramentas de design de moda e funções de desenvolvimento com as características de gerenciamento de coleção.

No dia 12, também às 11h30, a Haco Etiquetas, maior produtora de etiquetas do Brasil, vai falar sobre a tecnologia RFID, identificação por rádio freqüência. Esta tecnologia permite identificar o produto a distancia, até mesmo se estiver fechado em caixas de papelão, permitindo maior facilidade no controle de produção e de estoque automatizado – com ela, um inventário é feito em poucos minutos, além de indicar o local onde a peça está armazenada. Com provadores inteligentes que atuam como estilistas virtuais, ponto de venda automatizado e sistema Web para fidelização do cliente, a tecnologia RFID é também uma inovação que atende às lojas de varejo.

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