Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/01/2010 - 08:43

De olho nos quatro milhões de novos investidores - certificação iso 9001 chega ao mercado financeiro

"Investidor é o maior beneficiado".

Atualmente, o Brasil está entre os países com as melhores perspectivas de ganhos na bolsa de valores (BM&FBovespa). Um dos principais fatores para este desempenho está na entrada do capital externo que, em 75% dos meses é o grande responsável pelo nosso mercado fechar em baixa ou em alta. Os estrangeiros só investem em lugares que estes considerem seguros, ou seja, com um risco baixo em relação ao sistema financeiro e político do local.

Um segundo fator que está ganhando força e deverá crescer cerca de dez vezes nos próximos 4 anos, chama-se: investidor pessoa física. Este perfil que entrará na bolsa no futuro é composto por pessoas que ainda possuem certo receio do mercado de renda variável, principalmente depois da crise no final de 2008. Como todo investidor, este também busca a palavra chave: segurança.

Pensando nisso, as empresas ligadas ao mercado financeiro, estão investindo em tecnologia e qualificando a sua mão-de-obra, que hoje pode ser comparada a dos países do primeiro mundo. Porém, não basta dizer que esta possui sistemas e processos de gestões responsáveis e eficientes, é preciso provar. Agora, a certificação ISO 9001 que já se tornou uma exigência das montadoras de automóveis do mundo inteiro, começa a chegar ao mercado financeiro.

A CMA, multinacional brasileira detentora de 91% do mercado de sistemas de negociação eletrônica, é a primeira empresa deste setor a conseguir a certificação internacional. O nascimento do projeto começou em 2007 e durante 2 anos todas as áreas da empresa foram envolvidas e modificadas. “O ISO 9001 avalia a empresa perante os seus clientes. Foram 24 meses moldando todas as áreas para conseguirmos fazer com que houvesse 100% de integração entre todas as áreas e o máximo de aproveitamento do tempo. O maior beneficiado será o consumidor final, ou seja, o investidor que a partir de agora poderá notar uma melhoria constante em todas as empresas que buscarem a certificação”, explica Edvaldo Zaramella, gerente de GPS (Gestão de Processos & Sistemas).

Processo de certificação - A palavra ISO (International Organization for Standardization), originária do grego significa igualdade. É exatamente este o papel que ele representa, certificar que aquela empresa possui um sistema de gestão eficiente, eficaz e impessoal. Portanto, mesmo que um funcionário saia, o próximo que ocupar aquele lugar conseguirá fazer o mesmo trabalho do anterior, sem maiores dificuldades.

“Os funcionários precisam entender a importância da constante melhoria dos processos de gestão. Eles também serão beneficiados, pois o seu trabalho levará menos tempo para ser concluído”, diz Zaramella.

Para que o resultado esperado seja atingido, são realizadas diversas pesquisas com os funcionários, diretores dos departamentos e até mesmo com os clientes. “Precisamos saber quais são as dificuldades que cada área enfrenta para solucionarmos o problema. Esta é uma parte delicada do processo, em razão da dificuldade das pessoas entenderem que não existe nada pessoal, apenas críticas profissionais”.

A partir do momento que uma empresa começa o processo de certificação, obrigatoriamente toda uma cadeia melhora em conjunto. Todos os fornecedores da CMA foram reavaliados e suas relações foram aprimoradas. Prazos e logística foram revistos e aqueles que não se enquadraram tiveram seus contratos cancelados. “Este processo ajudou todos que estão à volta da CMA. Agora nós temos um diferencial dentro do mercado e cabe a concorrência correr atrás do prejuízo. Isso é bom para o mercado e principalmente para o investidor” finaliza.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira