Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/01/2010 - 08:56

General Electric confirma na Apex-Brasil investimentos diretos no país

Primeiro centro de pesquisa e desenvolvimento da empresa na América Latina será instalado no Brasil. A escolha do local será feita no primeiro trimestre de 2010.

No dia 7 de janeiro (quinta-feira), após reunião entre o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Alessandro Teixeira, e o presidente mundial da General Electric (GE), Jeffrey Immelt, em Brasília, foi confirmado que a empresa americana escolheu o Brasil para abrir sua quinta planta de pesquisa e desenvolvimento no mundo.

O estado onde o centro de pesquisa e desenvolvimento será instalado ainda não foi definido, o que deverá ocorrer em três meses. Mas, segundo o presidente da GE do Brasil, João Geraldo Ferreira, o Brasil - com sua demanda interna por energia e infraestrutura aquecidas e a previsão de crescimento do PIB em torno de 5% nos próximos anos - superou outros países da América Latina na decisão.

O presidente da GE do Brasil reiterou que "as condições muito sólidas do ponto de vista de um país com inflação sob controle, democracia sólida, indicadores macroeconômicos altamente sólidos, plataforma de educação, necessidade de infraestrutura e condições de investimentos" foram fatores decisivos para investir no Brasil.

"A reunião na Apex-Brasil foi o início da formalização do nosso investimento. E o Brasil oferece condições sólidas para nossos investimentos. Dependendo da localização do centro, o número de recursos investidos pode variar. O importante é termos próximo ao local mão-de-obra qualificada", declarou Ferreira.

O centro deve gerar 300 empregos diretos. Nele devem ser desenvolvidas novas tecnologias para as áreas de aviação, transporte, saúde e energia.

Conforme adiantou o executivo da GE, após suprir a demanda brasileira, a planta poderá exportar tecnologia para outros países da América Latina.

A Apex-Brasil atua na atração de investimentos diretos para o país e, há três meses, trabalha neste projeto que envolve os novos investimentos da empresa americana. O presidente da Agência, Alessandro Teixeira, afirmou que "o mais importante é que dentro do cenário mundial de vários países querendo receber um centro de pesquisas da maior empresa do mundo nessa área, o Brasil foi escolhido".

O presidente da Apex-Brasil comentou a expansão das atividades da empresa no Brasil. "É preciso reforçar que um investimento em uma planta de pesquisa e desenvolvimento não tem a mesma essência que uma planta produtiva. Depois de criado o centro, novos projetos surgirão e novos setores serão agregados. Não é um projeto de curto prazo", definiu Teixeira.

Em todo o mundo, existem quatro centros de pesquisa e desenvolvimento da GE, localizados nos EUA, China, Índia e Alemanha.

Além do centro de pesquisa, a GE investirá no Brasil, em 2010, mais US$ 130 milhões na produção de artigos de saúde, operações de transporte e energia eólica.

A GE possui sete instalações industriais no Brasil - em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro - e emprega atualmente 8 mil pessoas no país.

Apex-Brasil e a atração de investimentos - Em 2009, a Apex-Brasil realizou 357 projetos de atração de investimentos, entre estudos setoriais, missões estratégicas e atendimentos personalizados a investidores.

A Agência alcançou, na avaliação do Banco Mundial, o topo do ranking entre as agências de atração de investimentos da América Latina e Caribe. Na avaliação de esforços de informação ao investidor, a agência brasileira ficou atrás apenas da ABA - Invest in Austria, agência de negócios austríaca.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira