Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/01/2010 - 09:14

Aposentadorias 2010

Com o novo aumento de 9,68% do salário mínimo e 6,14% para os aposentados, esta classe mais uma vez assiste o seu poder econômico ir desaparecendo ano a ano e, pelo que se espera, brevemente todos terão de se contentar em receber algo muito próximo do piso mínimo estabelecido por lei.

Pode parecer muito pouco uma diferença de 3,54% em relação aos que recebem apenas um salário mínimo e os aposentados acima do piso, mas se considerarmos uma sobrevida de 20 anos pós o início do recebimento do benefício, teremos uma perda, levando-se em conta 2010, de praticamente 70,8% da aposentadoria inicial.

E como irá sobreviver esse velho trabalhador que esperava poder ter um pouco de dignidade e independência no seu último período de vida? E o que pode fazer o “velhinho” que acreditou que na época da sua aposentadoria iria encontrar o período do seu merecido descanso? Provavelmente, este brasileiro ou esta brasileira chegou até a pagar por um período de contribuição sobre 20 salários mínimos, depois tal valor foi reduzido para dez e, atualmente, graças ao famigerado “fator expectativa de vida”, teve seu provento ainda mais reduzido. Portanto, ao se aposentar, o pacto, ou melhor, o contrato assinado no início de sua vida profissional foi mudado unilateralmente pelo governo tendo o aposentado de se contentar com a esmola, ou seja, o desaforo que acabou se tornando as aposentadorias pagas pelo INSS.

E quais seriam as soluções a serem tomadas por quase 9 milhões de ex-trabalhadores? A primeira seria morrer cedo, para não ver a miséria se aproximar cada vez mais a cada ano que passa. A segunda seria o engajamento em movimentos reivindicatórios das suas entidades de classe, como o Sindicatos dos Aposentados. A terceira seria através da Justiça, o que levará, com certeza, um longo tempo — o que provavelmente o aposentado não terá, conhecendo-se a morosidade da nossa Justiça. E finalmente a quarta opção, através da cobrança junto aos seus representantes no Congresso Nacional que não os defendem, nem encampam esta tão nobre causa.

2010 é um ano de eleições e as mesmas acontecerão em outubro. Aposentados, votem! Ainda que o voto não seja obrigatório para muitos de vocês, mas votem em candidatos que os defendam e que tenham em suas propostas proteger a quem já tanto contribuiu e que, no último período de sua vida, foi tungado, como se dizia antigamente, por quem prometeu lhe defender, mas infelizmente não cumpriu o compromisso.

. Por: Nicolau Amaral é empresário da área de Comunicação | E-mail: [email protected] | Blog: http://nicolauamaral.blog.terra.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira