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09/01/2010 - 08:42

Etapa do Dakar exige o máximo da Equipe Petrobras Lubrax


Equipe apoiada pela CCR NovaDutra enfrenta dificuldades no trajeto entre Antofagasta e Iquique, no Chile.

A Equipe Petrobras Lubrax, apoiada pela CCR NovaDutra, enfrentou no dia 7 de janeiro (quinta-feira), mais uma difícil etapa do Rally Dakar. O trajeto entre as cidades de Antofagasta e Iquique, no Chile, testou os limites dos competidores e veículos. “Foi uma etapa dura, digna de Rally Dakar. Foi a soma de tudo: muita pilotagem, piso difícil e navegação. Ou seja, exigiu muita resistência do carro e dos competidores”, explicou Jean Azevedo, piloto do carro da equipe, e que está em sua 12ª participação no rali.

Os competidores percorreram um total de 598 quilômetros, sendo 418 quilômetros da especial (trecho cronometrado). “Até o km 150 estávamos indo bem até que um problema nos freios traseiros diminuiu o ritmo de corrida. O poder de frenagem foi comprometido e, portanto, havia o risco de superaquecer os freios dianteiros por conta do maior uso. Fizemos o restante do trajeto atentos para evitarmos acidentes”, acrescentou Jean. Ele e o navegador Emerson “Bina” Cavassim conquistaram a 22ª posição na etapa e estão na 34ª posição na classificação geral acumulada.

Na categoria Motos, Rodolfo Matheis foi o melhor brasileiro do dia e está na liderança da categoria Maratona até 450cc. Na classificação geral, o piloto da Petrobras Lubrax está na 25ª posição.

Entre os caminhões, o trio formado por André Azevedo, Maykel Justo e Mira Martinec sofreu com problema da turbina no meio da especial e na etapa desta sexta-feira (08), não participará da disputa de pontos. “Fizemos um reparo provisório e chegamos até o final da etapa de madrugada. Nossos mecânicos vararam a noite, mas não foi o suficiente para estarmos com o caminhão pronto para a largada de hoje. De acordo com o regulamento do Dakar, como não largamos hoje, não estamos mais na briga da classificação”, explicou o piloto André.

Mesmo sem entrar na lista de classificação, o trio da Petrobras Lubrax continuará na prova, só que credenciados como caminhão de assistência. “Somos uma equipe e o rali ainda não acabou para nós. Iremos fazer o percurso dos veículos de apoio e prestaremos assistência à moto do Rodolpho e ao carro do Jean e do Bina. Problemas mecânicos acontecem e fazem parte do Dakar, que é a prova mais difícil do planeta”, ressaltou.

Próxima etapa – Nesta sexta-feira (08), os competidores enfrentam a maior especial do rali, de 600 km no Deserto de Atacama. Eles também passarão por um salar de três quilômetros, exigindo muita técnica em pilotagem.

Acompanhe a cobertura do Rally Dakar pelo site oficial da Equipe Petrobras Lubrax, acessando www.brasildakar.com.br. Bastidores, confira no www.twitter.com/brasildakar.

A Equipe Petrobras Lubrax tem patrocínio da Petrobras, Mitsubishi Motors do Brasil, CCR NovaDutra, e apoio da Mercedes-Benz Caminhões, Pirelli, KTM do Brasil, Renov, BorgWarner, Mahle, Kaerre, Capacetes Bieffe, Sparco América Latina, Fazenda Real e Artfix.

CCR NovaDutra: A CCR NovaDutra é responsável pela administração da Rodovia Presidente Dutra, via com 402 quilômetros de extensão e que liga as duas regiões metropolitanas mais importantes do País: Rio de Janeiro e São Paulo. A rodovia abrange uma região altamente desenvolvida, que responde por cerca de 50% do PIB brasileiro. A concessionária tem 13 anos de existência e foi a segunda a integrar o Grupo CCR.

Perfil da CCR: A CCR, uma das maiores empresas de concessão de rodovias do mundo, foi criada em 1998 e controla sete concessionárias de rodovias: CCR Ponte (RJ), CCR NovaDutra (SP-RJ), CCR ViaLagos (RJ), CCR RodoNorte (PR), CCR AutoBAn (SP), CCR ViaOeste (SP) e CCR RodoAnel (SP). Detém ainda participação de 40% na concessionária Renovias, de 58% na ViaQuatro, que vai operar e manter a futura Linha 4 do metrô de São Paulo, e de 45% na Controlar, responsável pela inspeção ambiental veicular na capital paulista. O conjunto de empresas controladas pela CCR é denominado Grupo CCR e suas rodovias somam 1.571 quilômetros.

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