Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/01/2010 - 08:45

PPC Santana desenvolve buchas especiais para Capacitores de Potência

Pedreira, SP – A PPC Santana, maior fabricante de soluções em isoladores elétricos de porcelana e polímeros da América Latina, concluiu com sucesso a fase de desenvolvimento e está finalizando os testes de sua nova linha de buchas especiais para aplicação em capacitores de potência. O diferencial do projeto reside na robustez e estanqueidade (vedação) do produto, ampliando em muito a confiabilidade e vida útil dos bancos de capacitores.

Dentro do programa de investimentos de R$ 12 milhões para 2009/2010, a PPC Santana prepara-se para lançar a sua nova família de buchas estanques (substancial melhoria da vedação) para capacitores de potência. Este desenvolvimento levou praticamente 10 meses para ser concluído e contou com a participação de dois dos maiores fabricantes de capacitores de potência do mercado.

Segundo Eduardo Hilsdorf, gerente de Engenharia, Pesquisa e Desenvolvimento da PPC Santana, a nova bucha estanque atende a uma necessidade trazida pelos fabricantes e pelas concessionárias de energia, preocupados com a robustez das buchas e sua estanqueidade. “Há vários anos, nossos clientes e usuários de grandes bancos de capacitores manifestam a preocupação com a resistência mecânica da solda da bucha no tanque dos capacitores. Em adição, as buchas precisam ser muitíssimo bem vedadas para evitar a contaminação do óleo isolante dos capacitores”, explica Hilsdorf.

A maioria das buchas disponíveis no mercado é de origem asiática e utiliza uma configuração de ferragem crimpada e colagem com resina. Ao longo do tempo, a própria resina passa a contaminar o óleo, além do risco de contaminação por contato com o ar.

Ao longo de vários meses, a área de Engenharia, Pesquisa e Desenvolvimento da PPC Santana investigou e testou várias configurações, até chegar ao design atual cujos testes elétricos, mecânicos e de produção chegam à fase final neste mês, cobrindo os níveis de tensão até 36.000 Volts.

Para Arthur Lavieri, diretor-presidente da PPC Santana, o lançamento reforça o compromisso da empresa com a confiabilidade. “Nossos clientes tem se manifestado sobre a necessidade de uma solução que evite a contaminação dos bancos de capacitores e minimize o stress mecânico a que as buchas são submetidas, especialmente em períodos de montagem em campo. Neste momento em que novos e maiores projetos de compensação de reativos em linhas de transmissão são construídos no Brasil, este desenvolvimento servirá para elevar a confiabilidade dos sistemas elétricos críticos”, explica Lavieri.

Neste momento, a empresa já negocia a fabricação de um lote piloto de 6.000 unidades e planeja iniciar exportações do novo produto em 2010.

Perfil da PPC Santana: fundada em 1941 na cidade de Pedreira, SP, a Cerâmica Santana passou a produzir produtos para isolação elétrica ainda na década de 40. Com investimentos contínuos em pesquisa e desenvolvimento, tornou-se desde a década de 70 a maior produtora de porcelana elétrica da América Latina. Em 1993, alterou sua razão social para Isoladores Santana. Com aproximadamente 1000 funcionários e 4 fábricas, atende os mercados Brasileiro, Latino Americano e clientes selecionados nos Estados Unidos, Canadá, Oriente Médio e Ásia. Como parte do grupo internacional SEVES / PPC Insulators, a partir de 2008 a empresa passou a chamar-se PPC Santana. Sua linha de produtos cobre isoladores cerâmicos e poliméricos desde baixa tensão até 800.000 Volts. [ www.ppcsantana.com | www.isantana.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira