Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/01/2010 - 08:48

ION estende programa sísmico BrasilSPAN em áreas altamente prospectáveis

Novos Dados Regionais da Costa do Brasil Destaca Laços Conjugados com a África Ocidental.

Houston - A ION Geophysical Corporation (NYSE: IO) anunciou hoje ter adquirido 28.000 quilômetros adicionais de dados sísmicos regionais cobrindo as bacias do sul de Santos, de Pelotas e do Nordeste Equatorial. A recente expansão para o programa BrasilSPAN(TM) o torna um dos maiores conjuntos de dados sísmicos 2D na biblioteca de dados multiclientes da ION BasinSPAN.

O programa BrasilSPAN, contendo agora um total de 42.000 quilômetros, fornece à indústria de petróleo e gás o primeiro conjunto de dados contíguo da costa do Brasil, permitindo uma compreensão mais completa da geologia regional da Orla Atlântica da América do Sul e fornecendo informações pertinentes relacionadas à possível analogia de Tupi com os sistemas petrolíferos ao longo da África Ocidental.

A inclusão de Pelotas ao BrasilSPAN teve como objetivo permitir uma melhor compreensão das bacias do sul de Santos e de Pelotas, uma área relativamente sub-explorada, apesar da existência de uma espessa coluna de sedimentos. O conjunto de dados do 11.000 quilômetros de Pelotas, combinado com o programa CongoSPAN(TM) da ION na costa de Angola, deve fornecer aos geocientistas um entendimento mais profundo sobre a ruptura continental entre Brasil e África destacando os potenciais laços compartilhados no sul do Atlântico.

Um adicional 17.000 quilômetros de dados foi adquirido ao longo da costa do Nordeste Equatorial do Brasil para melhor definir as orlas continentais do norte do Brasil. Esta expansão para o BrasilSPAN fornecerá a indústria o primeiro conjunto de dados migrados em profundidade da área e é significativo por causa das recentes descobertas ao longo das orlas conjugadas de Gana e Serra Leoa na África Ocidental.

Ken Williamson, vice-presidente sênior do grupo de Soluções Sísmicas Integradas da ION, comentou: "A expansão de nosso conjunto de dados BrasilSPAN pode fornecer a base para uma melhor compreensão do potencial de hidrocarbonetos ao longo da costa do Brasil e também pode dar dicas sobre a ruptura continental ao longo das orlas brasileira e da África Ocidental. Ao mesmo tempo em que ajuda a orientar as decisões exploratórias no Brasil, nosso conjunto de dados BrasilSPAN pode ainda ser extremamente importante para as operadoras de E&P na África pois revela incríveis semelhanças no quadro estrutural dos sistemas petrolíferos nos dois lados da Margem Atlântica. Por exemplo, resultados preliminares revelaram a existência de rochas capazes de gerar hidrocarbonos e uma variedade de potenciais mecanismos de armadilhas petrolíferas através da coluna geológica tanto na bacia de Santos no Brasil como nas bacias de Kwanza e do Baixo Congo de Angola".

Os dados de migração pré-empilhamento em tempo (PreSTM) e migração pré-empilhamento em profundidade (PreSDM) estão atualmente disponíveis para o programa Pelotas. Os dados PreSDM para a extensão Nordeste Equatorial devem estar prontos para serem entregues no primeiro trimestre de 2010. [ www.iongeo.com/BrasilSPAN] PR Newswire

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira