Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/01/2010 - 08:58

Lição de economia em seu devido tempo

Editora Gente lança 5ª edição do clássico que se tornou referência para quem quer entender as sucessivas crises econômicas que abalaram o mundo.

Totalmente revisado e com um novo capítulo, escrito pelo professor de economia e finanças da Universidade de Chicago, Robert Z. Aliber chega às livrarias, através da Editora Gente Da euforia ao pânico - Uma história das crises financeiras, obra que analisa, sob diversos ângulos, os abalos econômicos mundiais ao longo da história. A importância deste livro, cuja primeira edição foi lançada há mais de três décadas, é realçada no prefácio, assinado por Alessandro Tommasi, economista, fundador e presidente da InfoMoney, que sentencia: "Talvez seja a obra mais importante da literatura econômica devotada exclusivamente à análise do quase infindável número de crises que vêm assolando a economia e os mercados mundiais nos últimos séculos".

"Da euforia ao pânico", teve sua versão original lançada em 1978 pelo historiador econômico Charles P. Kindleberger. Obteve sucesso imediato e, por manter sua atualidade e relevância, tornou-se referência quando o assunto é crise econômica internacional. É leitura obrigatória em muitos cursos de MBA, nos Estados Unidos. Além da novidade de suas teorias, o sucesso da obra está relacionado ao peso do autor, um dos principais arquitetos do Plano Marshall (1947-1952), o bilionário programa financiado pelos Estados Unidos para a reconstrução dos países aliados da Europa, devastados pela Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e autor de mais de 30 livros.

Apesar de tratar de economia e finanças, este estudo sobre as crises econômicas e financeiras mundiais tem uma linguagem acessível e de fácil compreensão. "Crise financeira: uma situação recorrente", "Anatomia de uma típica crise", "Euforias especulativas", "Alimentando as chamas: a expansão do crédito", "Euforias e booms econômicos, Contágio internacional", "Contágio da bolha: de Tóquio a Bangkok a Nova Iorque", "Fraudes, trapaças e o ciclo de crédito", "As lições da história e as décadas mais tumultuadas de todos os tempos" - são os títulos de alguns dos 13 capítulos que compõem a obra.

No momento em que o mundo se debate com uma profunda crise econômica, o lançamento desta 5ª edição de "Da euforia ao pânico" é leitura obrigatória para os que desejam entender o mecanismo das crises econômicas e financeiras: como nascem, como se desenvolvem, como se propagam e como são combatidas. Alessandro Tommazi faz menção a isso no prefácio: "Mais do que nunca nos últimos 75 anos, o momento atual requer a busca por soluções que tirem a economia mundial da maior crise desde a Grande Depressão da década de 1930. A análise criteriosa da obra de Kindleberger evidencia que não chegamos a esta situação por acaso e que medidas corajosas e de impacto são necessárias para recolocar o mundo nos trilhos do desenvolvimento."

Os autores: Charles P. Kindleberger atuou como professor de Economia no MIT (Massachusetts Institute of Technology) por 33 anos. É um dos historiadores de finanças mais renomados do mundo e autor de vários livros.

Robert Z. Aliber é professor de Economia e Finanças Internacionais da Escola da Universidade de Chicago, onde leciona desde 1965.

Da euforia ao pânico - Uma história das crises financeiras | Autores: Charles P.Kindleberger e Robert Z. Aliber | Tradução: Leonardo Abramowicz | Editora Gente | ISBN: 978-85-7312-571-9 | Gênero: Finanças/ Investimentos | Formato: 16X23 | 432 Páginas | Preço: R$ 99,00 | Ano e número da edição: 2009 / 5ª edição.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira