Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/01/2010 - 09:07

TÜV Rheinland identifica aumento na Procura por certificação de eletromédicos

Ampliação se justifica pelo crescimento da economia, que motiva retomada de investimentos do setor de saúde, e também pelo expressivo aumento do número de produtos que passaram a ter exigência da ANVISA para certificação compulsória a partir de janeiro

A TÜV Rheinland do Brasil, subsidiária de um dos maiores grupos certificadores mundiais, identificou um aumento de 60% no número de solicitações de propostas para certificação INMETRO de produtos eletromédicos, provenientes de empresas nacionais e estrangeiras interessadas em ingressar no mercado nacional.

“Trata-se de uma tendência natural, considerando-se que o País tem apresentado nos últimos anos crescimento econômico consistente, o que intensifica a pressão da sociedade pelo aperfeiçoamento de seus sistemas de saúde”, afirma Lester Amaral Junior, Coordenador de Certificação da Área de Produtos Médicos da TÜV Rheinland do Brasil Ltda.

Segundo ele, este é um cenário que reflete a somatória de fatores como a maturidade e estabilidade alcançada pelo mercado de equipamentos e insumos de saúde com o forte crescimento nos últimos cinco anos do consumo aparente de produtos médicos nos países em desenvolvimento (cerca de 35 % ao ano), em função da recuperação econômica e da reestruturação dos Sistemas de Saúde acompanhadas de regulamentação e certificação compulsória.

Hoje, cerca de 80 milhões de brasileiros são atendidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde), entre de 50 a 60 milhões contam com planos privados e outros 50 milhões ainda estão sem assistência médica. Este cenário torna urgente a ampliação dos investimentos e a melhoria dos serviços oferecidos. “A demanda da população ficou reprimida por muitos anos. As empresas de saúde agora precisam e têm capital para adquirir novas máquinas e equipamentos, inclusive com tecnologia de ponta, que gerarão economias consideráveis nos custos globais assim como contribuirão para melhoria da qualidade e agilidade do atendimento”, destaca Amaral.

O Brasil conta com uma indústria nacional pujante no setor de eletromédicos, atendendo as áreas médica, hospitalar, laboratorial e odontológica, com capacidade produtiva e tecnológica para atender 90% da demanda por produtos de saúde que compõe as necessidades nacionais, mas hoje vende apenas cerca de 40% do que é consumido em território nacional. Existe uma forte cultura de importação, e a concorrência internacional, que enxerga o real e potencial crescimento mercadológico na América Latina e no Brasil está investindo para trazer produtos cada vez mais sofisticados ao País.

A partir 07 de janeiro de 2010 entrou em vigência a Instrução Normativa – IN-08 da ANVISA que amplia significativamente o número de produtos médicos para os quais é compulsória a certificação INMETRO, antes do Registro na ANVISA e, por conseqüência, ingresso no mercado nacional. “O crescimento da demanda por certificação, verificado no segundo semestre de 2009 já foi reflexo da antecipação das empresas nacionais e internacionais frente ao novo marco regulatório”, acrescenta Amaral.

Por outro lado, a expertise industrial brasileira é reconhecida e bem recebida no mercado externo, em especial no latinoamericano, que compra parte expressiva da produção nacional. No entanto, para exportar, as empresas nacionais precisam atender às exigências e regulamentações específicas dos demais países, com certificações como FDA para o mercado americano e CE para o mercado europeu.

“De junho a dezembro de 2009, nós percebemos uma ampliação de 60% nas solicitações de propostas para certificação de produtos eletromédicos e acreditamos que esta demanda tende a ser maior no primeiro semestre de 2010, em função do aumento tanto de importações como de exportações destes equipamentos”, ressalta Amaral. Esta expectativa se baseia no fato de que apenas na América Latina o consumo destes equipamentos cresceu cerca de 35% ao ano nos últimos 05 anos. Atualmente, a TÜV Rheinland do Brasil tem cerca de 650 certificados ativos somente junto ao segmento de eletromédicos.

Perfil - O Grupo TÜV Rheinland é um dos maiores em certificações no mundo. Fundada na Alemanha há mais de 130 anos, a organização tem uma trajetória marcada pela seriedade, profissionalismo e independência. Há cerca de 30 anos, iniciou seu processo de internacionalização, a partir da Europa. Desde então, a rede não parou de crescer. A marca TÜV Rheinland está presente em milhares de produtos ao redor do mundo, garantindo que são seguros para usuários e consumidores.

No Brasil, a empresa possui por volta de seis mil certificações ativas, atendendo a mais de 1.500 clientes dos mais diversos setores. É uma empresa acreditada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), do Ministério das Comunicações, e pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), tendo forte atuação junto aos setores de telecomunicações, tecnologia da informação, eletromédicos, máquinas, equipamentos de proteção individual, produtos médicos, produtos mecânicos de recreação e domésticos; produtos alimentícios, indústria automobilística e de autopeças e entretenimento, entre outros.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira