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12/01/2010 - 09:09

Resultados de varejistas dos EUA consolidam ganhos registrados pela maioria dos setores no final do ano

Preços e controle rígido de estoques ajudam a sustentar o ambiente de estabilidade Setor de Luxo ganha terreno . O SpendingPulse é um indicador macroeconômico que analisa vendas e serviços do varejo dos Estados Unidos. O indicador se baseia nas atividades de vendas agregadas na rede de pagamentos da MasterCard em conjunto com estimativas originadas por pesquisas de outros meios de pagamento, como dinheiro e cheques. O SpendingPulse da MasterCard não representa o desempenho financeiro da MasterCard. É um serviço da MasterCard Advisors, o braço de serviços profissionais da MasterCard Worldwide.

São Paulo – O SpendingPulse*, da MasterCard Advisors, relatório macroeconômico que analisa vendas e serviços do varejo norte-americano, traz agora um resumo dos resultados referentes a setores específicos do varejo em dezembro de 2009.

A época de festas terminou em alta para a maioria dos setores de varejo, resultado de uma estratégia bem definida dos lojistas que conseguiram manter controle rígido sobre estoques e preços. “Um dos fatores mais importantes revelados por nossos dados é um índice de preços muito forte em quase todos os setores,” afirma Michael McNamara, vice-presidente de Pesquisa e Análise da SpendingPulse. “Os varejistas conseguiram isso pelo controle dos estoques no ano passado, evitando descontos emergenciais como vimos em 2008, quando tentavam se livrar dos mesmos com urgência”, destaca.

“Um ponto muito positivo em dezembro foi o crescimento de 17,7% em vendas online, na comparação com o ano anterior. Isso pode ter ocorrido em função do mau tempo nos EUA”, disse McNamara.

Segmentos de destaque.: Setor de Luxo, joias, vestuário, eletroeletrônicos e e-commerce - Joias, especialmente na faixa de preços mais altos, e eletroeletrônicos, fecharam o mês em alta. O setor de luxo também se recuperou. O de vestuário especializado ainda está fraco, mas, ainda assim, registrou três meses de preços maiores em relação ao ano anterior, depois de 12 meses em queda.

“É importante lembrar que esses números são baseados em comparativos com vendas muito fracas em dezembro de 2008”, disse McNamara. “Mesmo assim, é positivo constatar que a maioria dos varejistas conseguiu manter seu desempenho depois de um bom começo na black friday - mais uma indicação de estabilidade.”

McNamara ainda comenta que o processo de estabilização começou no segundo trimestre de 2009, quando a queda nas vendas desacelerou, e, embora a economia não estivesse crescendo, as vendas precisavam parar de cair antes de começar a registrar crescimento.

As vendas de eletroeletrônicos aumentaram 7,3% em dezembro, comparadas com o ano anterior, o quarto ganho mensal consecutivo, com o índice de preços subindo 3,3% sobre dezembro de 2008.

O canal de comércio eletrônico continua em expansão. As vendas cresceram 17,7% em relação a dezembro de 2008, fazendo desse canal um dos grandes ganhadores com a migração de consumidores para compras on-line.

O setor de luxo, sem contabilizar as joias, mostrou crescimento anual de 5,5%, depois de cair 7,3% em novembro. Esse foi o terceiro resultado positivo desde agosto, com ganhos anuais de 3,4% e 6,5% em setembro e outubro de 2009, respectivamente.

O setor de joias registrou o quarto mês de crescimento consecutivo comparado com dezembro de 2008. Nesse segmento, McNamara disse que empresas nas faixas de preço mais alto e mais baixo estão mostrando força, enquanto na faixa de preços médios, os varejistas baseados em shopping centers estão enfrentando dificuldades.

A categoria de vestuário especializado teve o segundo mês em queda em dezembro, com vendas caindo 1,8% comparadas com dezembro de 2008. McNamara lembrou que esse resultado é mais positivo que a queda de 5,7% de novembro e muito melhor que o declínio de 8,9% registrado em dezembro de 2008.

*O índice de preço SpendingPulse rastreia o valor médio de compras e pode sofrer impactos de descontos e/ou mudanças no mix de produtos.

Perfil - A MasterCard Worldwide promove o comércio global ao fornecer um elo econômico essencial entre instituições financeiras, empresas, portadores de cartões e comerciantes em todo o mundo. No papel de franqueadora, processadora e consultora, a MasterCard desenvolve e comercializa soluções de pagamento, processando aproximadamente 21 bilhões de pagamentos a cada ano, e tomando a vanguarda na indústria de serviços de análise e consultoria para comerciantes e instituições financeiras. Impulsionada pela rede global e através de sua família de marcas, que inclui MasterCard®, Maestro® e Cirrus®, a MasterCard atende a consumidores e empresas em mais de 210 países e territórios. | www.mastercard.com. | Twitter: @MasterCard News

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