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12/01/2010 - 10:20

NGK dá dicas para prevenção do fenômeno back fire em veículos movidos à GNV

A NGK, principal fabricante e especialista em velas de ignição do mundo, alerta para um problema no sistema de ignição: o back fire. Comum em veículos movidos à GNV (Gás Natural Veicular), esse fenômeno pode resultar na perda de desempenho do automóvel, danos no sistema de admissão (coletor de admissão e filtro de ar) e desgaste prematuro das velas de ignição. Estes problemas podem ainda resultar em maior emissão de poluentes na atmosfera e consumo excessivo de combustível.

O back fire acontece quando as válvulas de admissão e escape abrem ao mesmo tempo, enquanto ainda ocorre a queima na câmara de combustão, gerando barulhos no motor, semelhantes a estouros. “Para evitar esse tipo de problema, o motorista deve ficar atento à instalação ou regulagem incorreta do kit GNV, que resulta em uma mistura pobre entre o ar e o gás. O ponto de ignição atrasado e a diminuição na velocidade na queima também são algumas das causas do fenômeno”, explica Ricardo Namie, chefe da Assistência Técnica da NGK.

Para prevenir que ocorra o back fire no automóvel, a NGK recomenda a manutenção preventiva, com a verificação das velas e cabos de ignição, importantes fontes de diagnóstico de problemas no motor. No caso de veículos convertidos a GNV, a checagem dos componentes deve acontecer a cada ano ou 10.000 km quilômetros, já que o uso do GNV aumenta o desgaste das velas e cabos de ignição. “A revisão do carro aliada ao correto diagnóstico é a melhor forma de identificar a ocorrência do fenômeno. Outra dica é a utilização de velas de maior ignibilidade, como a Vela Green e Platina”, recomenda Namie.

Em caso de dúvidas, a NGK oferece o Serviço de Atendimento ao Cliente, por meio do telefone 0800 197 112 (ligação gratuita).

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