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12/01/2010 - 10:20

Peugeot Citroën: 3.188.000 veículos vendidos em 2009, progressão da participação no mercado mundial para 5,1%


Os fatos marcantes 2009 estão na progressão da participação no mercado mundial para 5,1%, 3.188.000 vendas de veículos e unidades desmontadas, ou seja, - 2,2% em um mercado em baixa de 3,5%, participação em alta no mercado da Europa, com uma média anual de 13,7% e de 14,4% no último trimestre, sucesso de todos os novos modelos: Citroën C3 Picasso e novo C3 e Peugeot 206+, 3008 e 5008, consolidação da liderança no segmento de veículos utilitários na Europa, com aumento da participação no mercado para 22,2%, um milhão de veículos vendidos no mundo com emissões inferiores a 130 g de CO2 / km.

O ano de 2009 foi marcado por um novo declínio dos mercados automobilísticos mundiais e por situações extremamente contrastadas: contraste entre as zonas geográficas (Europa*: - 5,4%, sendo França: + 5,3% e Alemanha: + 19,9%; Rússia: - 50,1%; América Latina: - 2,2%, sendo Brasil: + 12,5%; China - carros de passeio: + 47%) e contraste ao longo do ano, com um primeiro semestre muito difícil e um segundo semestre marcado pelo retorno a uma situação mais favorável no mercado mundial.

Na Europa, graças às medidas de incentivo para a troca de carros usados por modelos novos instauradas em 13 países, a situação dos mercados melhorou durante o ano: 1º T: - 19,5%; 2º T: - 8,9%; 3º T: -0,1%; 4º T: +13,1%.

Nesse contexto, com 3.188.000 veículos montados e unidades desmontadas (1.842.000 Peugeot e 1.346.000 Citroën) vendidos no mundo em 2009, ante 3.260.000 em 2008, as vendas da PSA Peugeot Citroën regrediram 2,2%.

Com 2.845.000 unidades vendidas (1.515.000 Peugeot e 1.331.000 Citroën), as vendas de veículos montados recuaram 3,6%.

Em compensação, as vendas de unidades desmontadas, amparadas pela atividade da marca Peugeot, registraram um significativo aumento de 10,8%, totalizando 342.000 unidades, contra 309.000 em 2008.

Europa: UE + AELE (Suíça, Noruega e Islândia) + Croácia: participação em alta no mercado da Europa - Em um mercado europeu de carros de passeio e comerciais leves que regrediu 5,4% em 2009, os emplacamentos da PSA Peugeot Citroën diminuíram 3,7%, passando a 2.192.000 unidades (1.153.000 Peugeot e 1.039.000 Citroën). A participação do Grupo no mercado registrou um aumento significativo, fechando o ano em 13,7%, comparado com 13,5% em 2008. A posição do Grupo evoluiu positivamente no final do ano, com uma participação no mercado de 14,4%, em alta no quarto trimestre.

O ano de 2009 foi marcado pela adoção, na Europa, de medidas de incentivo à troca de veículos usados por novos. Essas medidas, adotadas em 13 países, cobrem cerca de 90% do mercado de carros de passeio (VP) em volume. Elas apoiaram a demanda de modo significativo, sobretudo na França e na Alemanha.

O mercado de comerciais leves (VUL) na Europa registrou uma forte queda, de 29,3%. Nesse contexto desfavorável, a PSA Peugeot Citroën fortaleceu suas posições, conseguindo elevar sua participação no mercado para 22,2%, contra 19,7% em 2008. O Grupo assim confirma e consolida sua liderança nesse segmento.

Na França, o Grupo obteve uma participação de mercado de 32,2% (+0,6 ponto), com 851.000 emplacamentos VP +VUL, registrando assim um crescimento significativo de + 7,1% em um mercado que por sua vez cresceu 5,3%.

Na Alemanha, a participação do Grupo no mercado foi de 6,3%, em alta de 0,6 ponto. Em um mercado que registrou um crescimento de 19,9%, bastante estimulado pelas medidas de incentivo à troca de veículos, os emplacamentos progrediram 31,8%, atingindo 250.000 unidades.

Na Itália, a participação de mercado do Grupo se estabeleceu em 10,8%, em alta de 1%. Os emplacamentos totalizaram 251.000 unidades, em alta de 7% em um mercado que caiu 2,1%.

Na Espanha, os emplacamentos da PSA Peugeot Citroën (- 19,1%) acompanharam a evolução do mercado (- 20,2%). Com 206.000 unidades emplacadas, a participação do Grupo no mercado ficou em 19,4%, ligeiramente em alta na comparação com 2008 (+0,3 ponto)

No Reino Unido, o Grupo prosseguiu sua política destinada a limitar o impacto negativo exercido sobre sua rentabilidade por uma taxa de câmbio libra/euro desfavorável. Em um mercado que recuou 9,9%, os emplacamentos do Grupo regrediram 14%, ficando em 204.000 unidades.

Na Europa Central e Oriental, em um mercado bastante abalado em queda de - 30,9%, os emplacamentos do Grupo diminuíram 34,3%, totalizando 98.000 unidades, uma baixa comparável à do mercado. A participação do Grupo no mercado ficou em 9,4%, ante 9,9% em 2008.

As vendas da PSA Peugeot Citroën fora da Europa progrediram 2,4%, representando 33,1% das vendas ante 31,6% em 2008

Fora da Europa, as vendas de veículos montados e de unidades desmontadas do Grupo em 2009 totalizaram 1.055.000 unidades, em alta de 2,4%. No acumulado do ano, elas representaram 33,1% das vendas totais.

China: aumento das vendas de 52% - Com 272.000 veículos vendidos, as vendas do Grupo aumentaram 52%. Esse desempenho foi possível graças ao sucesso dos modelos recentemente lançados: os Peugeot 207 hatch e sedã e os Citroën C-Quatre e C-Elysée. A China passa a ser o segundo maior mercado do Grupo.

América Latina: mais um ano difícil - Com exceção do Brasil (+ 12,5%), todos os outros mercados regrediram em 2009, com uma retração de 2,2% em média. Nesse contexto, os emplacamentos do Grupo caíram 11,2 %, para 234.000 unidades, ou seja, uma participação no mercado de 5,3%.

Rússia: progressão significativa da participação no mercado para 2,9% - Em um mercado que registrou uma forte queda (- 50,1%), o Grupo conseguiu limitar a - 31,6% a diminuição de suas vendas. A participação no mercado da PSA Peugeot Citroën progrediu 0,8 ponto durante esse período. O Grupo melhorou suas posições apesar de uma taxa de câmbio desfavorável.

Em 2009, a PSA Peugeot Citroën conseguiu manter um bom ritmo de lançamento de novos modelos e soube capitalizar seus pontos fortes, essencialmente os comerciais leves e os veículos com baixas emissões de CO2.

O ano de 2009 foi marcado pelo lançamento de novos modelos na Europa que foram extremamente bem aceitos pelos clientes, ultrapassando amplamente as previsões de emplacamentos.

Citroën C3 Picasso, cujas vendas totalizaram 86.000 unidades.

Peugeot 3008, o primeiro crossover da Peugeot, com mais de 59.000 unidades vendidas.

Peugeot 206+, esse novo veículo da marca Peugeot é uma resposta perfeitamente adaptada ao contexto econômico e tem feito muito sucesso desde seu lançamento na Europa em março.

Graças a uma linha de comerciais leves bem posicionada e dotada de um design sedutor, o Grupo tem resistido ao declínio das vendas do segmento.

Capitalizando sua linha de motores com baixas emissões e baixo consumo, o Grupo detém na Europa uma média de emissões de 136,2 g de CO2 / km em 2009, ante 140,1 g em 2008.

Em 2009, a PSA Peugeot Citroën vendeu cerca de um milhão de veículos (979.000) com emissões inferiores a 130 g de CO2, confirmando, dessa forma, sua liderança nessa área.

Perspectivas 2010 - Em 2010, os mercados mundiais devem dar sinais de recuperação, com exceção da Europa que terá provavelmente mais um ano de crescimento negativo devido ao término das medidas de incentivo (bônus) à troca de um carro usado por um novo ou à redução do valor dos mesmos. Na segunda metade do ano uma tendência de evolução positiva deve se tornar perceptível. Nesse contexto, a PSA Peugeot Citroën estima que a média anual dos mercados europeus deve recuar para valores de um dígito.

A confirmação do sucesso dos modelos lançados em 2009, os Peugeot 206+, 308 CC, 3008 e 5008, e os Citroën C3 Picasso e novo C3, juntamente com os lançamentos de 2010, os Peugeot RCZ e i0n e os Citroën DS3 e C-ZERO, devem contrabalançar a evolução negativa dos mercados europeus.

PSA Peugeot Citroën : vendas mundiais 2008 e 2009 (VP + VUL):

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