Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/01/2010 - 11:40

Projeto da Apex-Brasil deve exportar US$ 572 milhões no setor de moda em 2010

Durante Fashion Rio, participantes conhecem projeto responsável por 23% das exportações brasileiras do setor têxtil. Trabalho é desenvolvido com a Abit.

O projeto Texbrasil - Programa Estratégico da Cadeia Têxtil Brasileira - promovido em parceria pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) tem como meta exportar US$ 572 milhões em 2010 e envolver 1.174 empresas brasileiras.

O programa, criado em 2000, tem o objetivo de preparar as empresas brasileiras para competir no mercado internacional. A Apex-Brasil e a ABIT investem na capacitação dessas empresas promovendo participações em feiras internacionais, divulgação e consolidação da imagem da moda brasileira e ações de promoção comercial.

O interesse internacional pela moda brasileira tem crescido com a nova inserção do Brasil no mercado internacional. Atualmente, no ranking mundial, o país ocupa o segundo lugar na produção de tecido índigo (jeans), o terceiro nos tecidos de malha e o sexto em artigos têxteis e de vestuário, entre outros.

Nos últimos oito anos, no competitivo mercado da moda, as empresas participantes do programa Texbrasil ampliaram suas exportações em 27%. Juntas, elas são responsáveis por 23% de toda exportação do setor.

Mercados estratégicos - A equipe de inteligência comercial da Apex-Brasil definiu onze países-alvo para produtos têxteis brasileiros: Alemanha; Argentina; Austrália; China; Colômbia; Coréia do Sul; México, Peru; Polônia; Turquia; e Venezuela. Além desses países, mais 27 mercados são prioritários para alguns segmentos: Hong Kong e Bélgica, Holanda e Luxemburgo (têxtil e vestuário); Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, EUA, França, Grécia, Itália, Japão, Noruega, Reino Unido, Rússia, Panamá, República Dominicana e El Salvador (vestuário e cama, mesa e banho); Egito e Taiwan (têxtil); Canadá e Malásia (cama, mesa e banho); e Angola, Bélgica, Costa Rica, Espanha, Portugal, Finlândia, Suécia e Dinamarca (vestuário).

A cadeia têxtil brasileira representa hoje 17,2% do Produto Interno Bruto da indústria de transformação do país.

A informação foi repassada na coletiva, no dia 11 de janeiro (segunda-feira), durante o Fashion Rio e Rio-à-porter, o gerente geral de Negócios da Apex-Brasil, Sérgio Costa, apresentou os resultados do projeto para a imprensa nacional e estrangeira.

Costa destacou os dezanos de parceria entre a Apex-Brasil e a Abit e informou que cresce o número de empresas de moda brasileira que investem na exportação de seus produtos.

"Isso aconteceu mesmo durante a crise econômica. E nesse cenário, a Apex-Brasil tem um papel fundamental, que é o de indentificar os melhores mercados internacionais para os nossos produtos de moda", destacou Costa.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira