Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/01/2010 - 09:30

Polo de Moda Sul Fluminense com a coleção “Ouro Branco” no Rio-à-porter

O Polo - Representado por indústrias e ateliês de diversos segmentos - moda feminina, masculina, acessórios e calçados - o Polo de Moda Sul Fluminense concentra cerca de seis mil pessoas, sendo duas mil dedicadas ao bordado. O toque artesanal das peças produzidas na região é o diferencial que, nos últimos anos, atrai a atenção de compradores nacionais e internacionais.

O Polo fica no eixo Minas, São Paulo e Rio de Janeiro, abrange 17 municípios e é coordenado pelo Sindvestsul (Sindicato das Indústrias do Vestuário do Sul do Estado do Rio de Janeiro), com o apoio do Sistema Firjan e Sebrae-RJ.

Coleção Outono Inverno 2010 - O período entre as décadas de 1820 e 1870, auge do plantio da cana-de-açúcar nas fazendas do sul do Estado do Rio de Janeiro, é inspiração para a coleção Inverno 2010.

A história da cana, conhecida como ouro branco, sua plantação, fermentação e transporte são referências às formas, bordados, trançados, texturas, patchwork e aplicações das peças.

De forma delicada e criativa, a coleção "Ouro Branco" resgata a história da cachaça, grande paixão nacional, e constrói lembranças que proporcionam conforto, liberdade e grandes sonhos.

Sonhos que transformam o saudosismo, típico da época em que a "branquinha" começava a fazer parte das rodas de amigos, em peças inovadoras que abusam da cor cinza misturada ao preto, bege e tons vibrantes.

O tema será apresentado através das coleções de sete empresas da região: Amparo Brasil (Município: Barra Mansa - Segmento: Acessório) - Um olhar pela janela do casarão da fazenda repleta de canaviais traz o encantamento que inspirou a estilista Gisele Barbosa para a coleção de bolsas Amparo Brasil Inverno 2010. São os arranjos da mesa, os lustres, o sofá em floral, o frescor das grandes salas, os sabores e os cheiros trazendo os vestígios do passado para o presente.

Bolsas e Tramas: (Município: Pinheiral - Segmento: Acessório) - A coleção "Do Trançado ao Bagaço" faz uma releitura do trançado dos forros dos antigos casarões, cestos, balaios e esteiras. O resíduo final da fibra de bananeira, que é a principal matéria-prima das bolsas e carteiras da marca, traz à memória o bagaço da cana e os alambiques de cobre. Peças modernas e irreverentes, enfeitadas com argolas e correntes, fazem ainda uma homenagem aos escravos que, em grandes tachos de cobre, preparavam saborosos doces e compotas.

Chris Silvares: (Município: Valença - Segmento: Moda feminina) - As tramas que envolviam os escravos das grandes fazendas e as oferendas às divindades trazem croché, cores escuras, laços e flores em peças de formas amplas, que representam e homenageiam a libertação dos negros e a evolução para um País mais justo. O inverno da marca Chris Silvares terá camisetas, calças, vestidos, casacos e coletes em tons de cinza, bege e preto.

Lugar de Arte: (Município: Valença - Segmento: Moda feminina) - Inspirada nos trabalhos manuais que enfeitavam as grandes fazendas, a coleção aposta no patchwork com a mistura de tecidos de diversas cores e texturas. Peças em jeans, material que faz parte do passado de glória do sul do Estado, também é a aposta da marca para a próxima estação. Apesar de resgatar as características do passado, as formas seguem padrões atuais, com cinturas marcadas e sobreposições. A brincadeira com botões encapados também faz parte do jogo de emoções.

Marc Rod: (Município: Volta Redonda - Segmento: Calçado) - A trama da palha da cana-de-açúcar e os trilhos que transportavam a cachaça se misturam ao couro e ao pneu reciclado. O resultado é uma coleção de sandálias masculinas que colocam o resgate do passado e as propostas do futuro numa mesma direção: conforto, liberdade e design diferenciado.

Maria-fia: (Município: Barra do Piraí - Segmento: Acessório) - O contraste entre a casa grande e a senzala provocam a brincadeira de volumes e texturas que vão em busca de liberdade. Couro e metais se transformam em colares, pulseiras e brincos coloridos que despertam sensações de luz, brilho, dores e amores.

Penduricalho: (Município: Valença - Segmento: Acessório) - A terra molhada, o vento na antiga janela e o cheiro de broa quente na cozinha são as referências do passado traduzidas em cores neutras, linhão, couro, sarja e ferragens douradas. Um sonho que une simplicidade e sofisticação em bolsas, carteiras, colares, pulseiras, chaveiros e acessórios de cabelo.

. O Rio-à-porter vai até o dia 13 de janeiro, no Píer Mauá, Centro do Rio de Janeiro das 10 às 21 horas [www.rioaporter.com.br]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira