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11/01/2010 - 09:34

Charme serrano no Rio-à-porter


Polo de Moda de Petrópolis destaca criatividade com o tema “Conte Sua História” para a coleção inverno 2010.

Uma verdadeira arqueologia urbana no mundo fashion. É o que quer mostrar o Polo de Moda de Petrópolis na primeira edição do Rio-à-Porter, salão de negócios de moda e design que acontece de 10 a 13 de janeiro das 10 às 21 horas, no armazém 5 e 6 do Píer Mauá, integrado ao Fashion Rio. Considerado o maior e mais tradicional polo de moda fluminense, Petrópolis leva para o estande 250 looks de inverno especialmente concebidos por dez marcas da cidade.

Com o apoio dos famosos comics americanos e europeus, “Conte sua História” é uma viagem no tempo transformada em manifesto criativo pelas grifes serranas. O conceito de moda foi trabalhado como motivador para que as pessoas sejam autoras do seu próprio texto e falem de si mesma por meio da roupa. São heróis e heroínas que saem das páginas dos quadrinhos para o ambiente urbano.

Na cartela de cores, muito cinza, preto, bege e marrom, misturado com vermelho, azul e verde. Uma pitada de nostalgia dos anos 80 e a alusão ao estilo “easy rider” da década de 70 revelam a tendência das vitrines na próxima coleção outono-inverno. Tudo é maxi – maxigolas, maxitricots, camisetas mais longas, quase que como vestidos e um interesse exacerbado nos rostos, que são os verdadeiros personagens do nosso cotidiano.

Toda a parte superior dos troncos também é valorizada, como forma de mostrar que serão as emoções as norteadoras desse momento. Mas para o realce de pernas e quadris, leggings, calças skinny e carrots não serão esquecidas. As jeggings – mistura de jeans e leggings -, e wet leggings - dessas que parecem molhadas - para usar como se fossem meias-calças no inverno, prometem ser a sensação das araras. Para conhecer mais detalhes sobre a coleção, acesse a versão do catálogo on-line: www.modapetropolis.com.br

Moda é destaque na economia petropolitana - O Polo de Moda de Petrópolis é composto atualmente por 800 indústrias formais que, juntas, produzem 100 milhões de peças por ano e representam 14% do PIB petropolitano. São mais de 40 mil empregos diretos e indiretos em toda a cadeia produtiva, da fabricação até a comercialização de roupas e acessórios. Como forma de divulgar a marca conjunta e ampliar sua visibilidade, o Polo de Petrópolis sempre participa de todas as bolsas de negócio integradas ao Fashion Rio. É a chance de fechar vendas diretas e ampliar a rede de contatos.

O Polo de Petropólis já conta hoje com know de desenvolver para grifes famosas como a Alessa, Bicho Comeu, entre outras.

A coordenadora do Polo, empresária Simone Gouvêa diz que nessa primeira edição do Rio-à-Porter, o grupo tem a expectativa de aumentar as vendas em 20% em relação à apresentação da coleção em janeiro de 2009, que rendeu vendas diretas na ordem de R$ 600 mil, a maior entre os pólos presentes. Esse valor pode dobrar nas encomendas ao longo do ano.

Tecnologia e cuidados com o meio ambiente em alta – Quem pensa que para estar no segmento da moda basta ser criativo se engana. Além do talento, é preciso apostar no que a tecnologia proporciona ao setor, sem prejudicar o meio ambiente. Um acabamento mais rápido e funcional, um corte preciso dos modelos e em tempo recorde (menos de dez segundos!) fazem a diferença. O Polo de Petrópolis também investe na compra de equipamentos de última geração. São softwares para criação, plotters para corte, mapa, modelagem ou apenas para o gerenciamento das funções, para economizar no descarte da malha. A precisão nestas etapas valoriza as cores, texturas e acabamentos da coleção. A economia de tempo e o aumento de produção são as principais vantagens listadas pelos empresários – chegam a ser de 100% em alguns casos, o que facilita dobrar as encomendas e atender mais clientes ao mesmo tempo, sem perder a qualidade. A preocupação com o desenvolvimento sustentável faz com que algumas griffes desenvolvam sua pesquisa para tecidos reciclados, como o de fibra de bambu. Outras investem inclusive em sacolas plásticas oxi-biodegradáveis que ao serem descartadas, se degradam em 90 dias, em contraste com as convencionais, que podem levar até 200 anos. O meio ambiente agradece!

Griffes participantes do estande do Polo de Moda de Petrópolis: Branca Maria, Calabrote, Cola Colorida, Deep Jeans, Mc Kenzie Store, Off Rio, Pele na Pele, Tazza, Thiamo e Watercolour. Realização: Sindon/ Senai Moda/ Centro de Moda e Serviços da Rua Teresa/Sistema Firjan/ Sebrae Apoio: Petrosul Patrocínio: Marles/ Prefeitura de Petrópolis.

. Para conferir o Rio-à-porter segue até o dia 13 (quarta-feira) das 10 às 21 horas, no armazém 5 e 6 do Píer Mauá, centro do Rio de Janeiro. [www.rioaporter.com.br]

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