Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/01/2010 - 10:27

Estudo da IDC aponta retomada no mercado de storage

Números do terceiro trimestre de 2009 mostram que o segmento está deixando a crise para trás, com crescimento em volume em relação ao segundo trimestre.

O mercado de armazenamento externo na América Latina apresentou um crescimento de 2,4% no terceiro trimestre de 2009, em comparação com o mesmo período em 2008, dando sinais de recuperação depois dos dois primeiros trimestres do ano afetados pela crise econômica. Esta é uma das constatações do estudo ‘IDC LA Quarterly Disk Storage System Tracker, Q3 2009’ sobre o segmento de storage realizado pela IDC, líder em inteligência de mercado, consultoria e eventos para as indústrias de Tecnologia da Informação e Telecomunicações. No Brasil, o setor movimentou aproximadamente US$ 58 milhões no terceiro trimestre, -3,8% em relação ao mesmo período em 2008, mas registrou crescimento de 61% em termos de volume comparado ao segundo trimestre de 2009, com entrega de cerca de 8 petabytes. Os resultados do quarto trimestre, ainda não consolidados, tendem a ser positivos e as perspectivas para 2010 e os próximos anos são otimistas.

“A economia brasileira praticamente já saiu da crise. Entre os vários indicadores podemos citar o aumento da oferta de emprego e o aumento no consumo das famílias de menor renda apoiadas por programas sociais do governo”, diz Waldemar Schuster, Analista Senior de Storage - IDC Latin América, destacando também as recentes notícias relativas ao Brasil sediar a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, e os incentivos do governo, através do corte de impostos em determinados setores, como automotivo, eletrodomésticos e, recentemente, material de construção e moveleiro, que fomentaram um otimismo com relação ao futuro do país.

Diante deste quadro promissor, é prevista uma retomada nas vendas do setor de storage. “A IDC observa como tendência que o mercado de armazenamento externo comece progressivamente a ganhar terreno, já que as empresas que vinham restringindo investimentos não poderão continuar a fazê-lo por muito tempo, e num cenário mais favorável, terão que adquirir tecnologia para sustentar de forma saudável as suas operações para o novo ritmo do mercado que se vem desenhando”, comenta o analista.

De acordo com o estudo, no terceiro trimeste de 2009 os mercados verticais mais ativos foram Telecomunicações, Governo, Serviços e Petróleo. A contenção de despesas e a busca pela eficiência, com otimização de espaço e economia de energia, estão entre as principais solicitações dos consumidores de armazenamento, e isso tem sido observado pelos fabricantes. “Para alguns fornecedores de soluções, estes conceitos já estão alinhados a estas demandas, como por exemplo, na virtualização de servidores, desduplicação e armazenamento em camadas, onde são utilizados discos de diferentes características e custos, para cada etapa do ciclo da informação”, explica Schuster.

Perfil - A IDC é a principal provedora global de inteligência de mercado, serviços de consultoria e eventos para as indústrias de tecnologia da Informação e telecomunicações. A companhia apóia profissionais de TI, executivos de negócios e investidores na tomada de decisões relativas a compras de tecnologia e estratégias empresariais. Mais de mil analistas de mercado provêem conhecimentos e experiência locais, regionais e globais em tecnologia, oportunidades e tendências em mais de 110 países em todo o mundo. Há mais de 45 anos a IDC fornece informações estratégicas para ajudar os clientes a alcançarem seus objetivos de negócios. A IDC é subsidiária da IDG, companhia líder em mídia, pesquisa e eventos na área de tecnologia. [www.idcbrasil.com.br]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira