Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/01/2010 - 09:45

Canais de vendas de ti crescem acima das expectativas em 2009

Estudo da Marco Consultora aponta que no Brasil 90% das revendas, varejo e atacado cresceram em vendas. Em 2010, 82% dos canais esperam aumentar as vendas de TI . O produto que terá mais destaque é o notebook, seguido pelo smartphone, celular e netbook

As vendas dos canais de TI (varejistas, distribuidores e atacadistas) em 2009 superaram amplamente as expectativas projetadas para o ano. De acordo com a pesquisa Expectativas Comerciais do Canal de TI, realizada em dezembro de 2008, pela Marco Consultora, consultoria especializada em desenvolvimento e implementação de serviços de marketing sob medida, para mercados altamente competitivos, 90% do total de canais de vendas consultados disseram ter crescido em relação a 2008. Em dezembro daquele ano, apenas 41% deles acreditavam no crescimento.

A pesquisa Expectativas Comerciais do Canal de TI está em sua 5ª edição e foi realizada simultaneamente no Brasil, Argentina, Chile e México. Nos quatro países, diferentes percentuais de canais mencionaram ter crescido em 2009 frente a 2008. O país com menor crescimento foi o México, onde apenas 29% dos canais de TI disseram ter aumentado as vendas; seguido pela Argentina 45%; Chile 56%; e o Brasil com a maior fatia de crescimento das vendas dos canais, 90%. "Esse é mais um indicativo da pujança da economia brasileira na atualidade", diz Edson Barbero, gerente de Business Intelligence da Marco Consultora e coordenador da pesquisa.

Com relação às expectativas de vendas para 2010, os canais brasileiros mostram forte otimismo, 82% esperam aumentar as vendas. Dos demais países pesquisados, o Chile é o que apresenta a mais alta expectativa, 95% acreditam que as vendas subirão, seguido pela Argentina, com 52%; e do México, com uma expectativa bem abaixo dos demais, apenas 25% crê na elevação das vendas. "Neste aspecto, mais uma vez o México, com sua forte dependência da economia americana, teve os piores resultados", comenta Barbero.

Produtos que serão mais vendidos em 2010 - A pesquisa também perguntou aos canais qual produto esperam comercializar mais em 2010. Dos 102 canais brasileiros consultados, 45 disseram o notebook; 29 o smartphone; 21 o telefone celular; e netbook e desktop 5 canais para cada produto. "Provavelmente isso não indica que, em volume, teremos mais computadores portáteis comercializados que celulares. Tende a significar, contudo, a enorme demanda latente por notebooks, produto que se popularizará ainda mais em 2010", avalia o executivo.

O coordenador da pesquisa comenta que a presença do smartphone em segundo lugar foi uma surpresa. "Possivelmente, também esses resultados signifiquem a forte ênfase que se tem dado hoje em dia para um estilo de trabalho flexível em que o profissional poder estar conectado em qualquer lugar. Outra surpresa da pesquisa foi a baixa expectativa de vendas de netbooks. "Ainda há desconfiança do consumidor mais leigo sobre a efetividade dessas máquinas. Acreditamos, contudo, que esse produto será muito vendido no futuro próximo", diz Barbero.

Nos outros países pesquisados, a preferência pelo notebook permanece. No Chile e no México aparece em primeiro lugar na expectativa de vendas do canal; enquanto na Argentina está em segundo lugar, ficando em primeiro neste país os celulares. No Chile e no México, os netbooks surgem em segundo lugar, seguidos pelo celular e smartphone no Chile e, no México, pelo smartphone, desktop e celular. Já na Argentina, o netbook aparece em terceiro lugar atrás do smartphone.

Perfil - A Marco Consultora é especializada em desenvolvimento e implementação de serviços de marketing sob medida, para mercados altamente competitivos. A empresa possui mais de 1700 profissionais na América Latina e escritórios na Argentina, Brasil, Chile, México, Uruguai e Paraguai. Entre seus clientes estão as maiores empresas do mercado de TI, como Microsoft, Intel, Samsung, Nokia, Lexmark, Toshiba, entre outras. A Marco Consultora está presente no Brasil desde 2001.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira