Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/01/2010 - 09:48

Diebold vence licitação do TSE para fabricação das urnas eletrônicas para as eleições de 2010

Equipamento traz uma série de inovações, é muito mais sofisticado e seguro. Empresa conseguiu reduzir o preço unitário das urna.

São Paulo - A Diebold Brasil, companhia líder em automação bancária do país, acaba de vencer a oitava licitação de urnas eletrônicas do TSE - Tribunal Superior Eleitoral para fabricação das urnas eletrônicas modelo 2009. A concorrência, no formato de registro de preços, prevê a encomenda de até 250 mil urnas, sendo que o primeiro pedido já foi feito para a produção de 165 mil. Esse volume, a empresa informa, será entregue entre abril e agosto deste ano. “A urna eletrônica já faz parte da história da Diebold Brasil e todos nós temos muito orgulho disso. Trata-se de um produto brasileiro exclusivo, projetado e fabricado por brasileiros”, comenta João Abud Junior, presidente da companhia.

De acordo com ele, essa vitória teve um sabor especial pelos novos desafios técnicos do edital. “Definitivamente, são poucas as empresas que estão preparadas para desenvolver um produto tão específico, customizado e elaborado como a urna 2009. Estamos extremamente satisfeitos em ter conseguido desenvolver um produto melhor e por um preço mais competitivo", avalia.

Entre as novidades da urna 2009, o eleitor encontrará uma tela colorida e um pouco maior. Além disso, o terminal do mesário agora conta com um display LCD de 2 polegadas para conferência da foto do eleitor. O kit biométrico que fará a identificação através das digitais é a grande mudança para quem vota. Do total de 460 mil urnas eletrônicas que serão usadas nas próximas eleições, mais da metade do parque já terá biometria.

As maiores mudanças técnicas e tecnológicas da urna 2009, entretanto, não serão perceptíveis para o eleitor. Segundo Carlos Alberto Pádua, vice-presidente de tecnologia da Diebold, os melhores engenheiros de automação eleitoral da companhia permaneceram dedicados integralmente ao projeto por vários meses para cumprir à risca o edital de licitação e as exigências do TSE. "Trabalhamos arduamente para garantir uma oferta confiável e o esforço foi recompensado. Indiscutivelmente, esta urna é mais segura e mais moderna que as anteriores", comemora.

O vice-presidente destaca que, entre as novidades mais importantes, está a adoção de dispositivos de segurança complexos que exigiram o desenvolvimento de uma nova motherboard ou placa-mãe. Com isso, a urna já sai de fábrica “travada” e jamais aceitará qualquer programa que não tenha a assinatura do TSE. Ele conta ainda sobre o desafio de baratear a urna. "O TSE exigiu um preço mais competitivo e conseguimos atender sem penalizar os aspectos técnicos", diz.

Pádua comenta também sobre o excelente trabalho dos engenheiros e projetistas que se preocuparam em criar uma urna mais econômica em termos de consumo de energia. Além de ser ecologicamente correto, isso contribuiu para otimizar o uso da bateria. "Nos testes feitos pelo TSE, nossa urna conseguiu comprovar uma autonomia de bateria de mais de 10 horas”, encerra.

Perfil - Diebold, Incorporated é líder global em soluções de autoatendimento e sistemas e serviços de segurança. Com sede em Canton, Ohio (EUA), emprega mais de 17.000 colaboradores e está presente em quase 90 países. Suas ações são negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque sob a sigla ‘DBD’. [www.diebold.com | (site global) ou www.diebold.com.br | www.diebold.com.br (Brasil).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira