Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/01/2010 - 10:45

Os melhores meses para procurar emprego

A afirmação de que o ano só começa depois do Carnaval é bastante comum. E existe alguma lógica no raciocínio, uma vez que muitos profissionais optam por sair em férias no início do ano, aproveitando o período de recesso escolar. Além disso, gastos extraordinários como IPVA, IPTU e as primeiras parcelas das compras natalinas, por exemplo, derrubam o planejamento financeiro de muitas pessoas.

Com isso, o mais comum seria esperar que mudanças profissionais não estivessem entre as prioridades durante esse período. Entretanto, não é o que usualmente observamos. Durante a pausa para reavaliar o ano que passou é que são identificadas as possíveis melhorias para o próximo. Alguns fazem planos de retomar os estudos, outros pensam em dedicar mais tempo à família, e assim por diante. E dentre esses novos objetivos é que as mudanças profissionais aparecem.

Em geral, é no primeiro trimestre que observamos o maior volume de profissionais em busca de sites de carreiras e recolocação na Internet. É neste período também que as empresas estão colocando novos projetos em andamento. Com os orçamentos renovados, muitos planos que foram adiados pela chegada do fim do ano começam a andar, o que gera a contratação de novos profissionais. Com isso, o mercado se aquece em diversas áreas, pois muitos daqueles que estavam trabalhando aceitam novos desafios, abrindo mais espaço para quem está desempregado.

O ano de 2010 ainda terá outra particularidade, que, certamente, contribuirá para o aquecimento do mercado. Com a crise financeira que assolou os dois anos anteriores, muitas empresas adiaram seus investimentos e reduziram seus níveis de atividades. Mesmo a aparente melhora no final de 2009 não foi suficiente para reduzir os índices de desemprego, o que mostra a existência de uma demanda reprimida. Com isso, a expectativa é que as empresas aumentem seu ritmo de contratações nos primeiros três meses do ano.

Então, para quem está pensando em dar novos rumos à carreira, seguem algumas dicas: - Não espere passar o carnaval para começar a procurar emprego. Alguns processos seletivos podem durar meses, fazendo com que os currículos enviados em janeiro comecem a render frutos em fevereiro e março;

- Se você busca um estágio, é uma boa oportunidade para sair na frente. Isso porque muitos estudantes devem esperar a volta às aulas para começar sua procura, diminuindo a concorrência no início do ano;

- Reforce o seu networking, pois muitos novos projetos costumam ser divulgados internamente antes de se procurar profissionais no mercado;

- Divulgue para o mercado a sua disponibilidade. Ninguém saberá que você está buscando emprego, se você não informar.

Passados Natal e Ano Novo, atualize o seu currículo e fique de olhos abertos para as oportunidades. Boa Sorte!

. Por: Luiz Pagnez , formado pela Unicamp, pós-graduado em Sistemas de Informação pela FIAP e tem MBA em Gestão Estratégica de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas. Atua há 10 anos no mercado de Recursos Humanos e é Diretor do Emprego Certo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira