Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/01/2010 - 06:55

TI pode contribuir com a redução de emissões de carbono

Análise feita pela Atos Origin aponta que a indústria de TI pode auxiliar na redução de até 98% das emissões de carbono.

São Paulo– Um estudo realizado pela Atos Origin em dezembro passado aponta que o mercado da Tecnologia da Informação (TI) responde por cerca de 2% do total de emissões globais de CO². De acordo com a empresa, com os recursos e tecnologias disponíveis nessa indústria, seria possível contribuir com a redução de até 98% de emissões de carbono em países industrializados e em desenvolvimento. Por meio de mudanças comportamentais, a indústria de TI poderia viabilizar economias substanciais de energia em todos os setores.

Entre os pontos abordados no estudo e, de acordo com GeSI (Iniciativa de e-Sustentabilidade Global), se o setor de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) trabalhasse em conjunto com as empresas de todos os segmentos de mercado, seria possível oferecer economias de carbono cinco vezes maiores do que o total de emissões de todo o setor de TIC em 2020.

O documento também sinaliza que a indústria de TI precisa dar início ao seu planejamento estratégico para tratar a sustentabilidade imediatamente, com o desenvolvimento de serviços e soluções necessárias para transformar a forma de operação geral dos negócios, cadeias de valor, redes e da sociedade como um todo. Entre outros tópicos abordados no estudo, estão orientações sobre como as empresas podem economizar energia oferecendo, ao mesmo tempo, benefícios tangíveis de ROI (return over investment) e de negócios, por meio de métodos como medidores inteligentes de energia e E-paper.

De acordo com Felipe Botto, consultor da Atos Origin Brasil, “TI tem um papel importante a desempenhar no auxílio das organizações de todos os setores de mercado a economizar energia, minimizar uso de recursos naturais e reduzir emissões de carbono. A indústria de TI precisa trabalhar em conjunto com todas as outras indústrias para identificar e viabilizar eficiências energéticas, para que, juntos, possamos cumprir as metas de 2020”, finaliza Botto.

Perfil - A Atos Origin é uma empresa internacional prestadora de serviços de TI com experiência no fornecimento de serviços sustentáveis de consultoria, integração de sistemas e operações gerenciadas. A empresa é o parceiro mundial de tecnologia da informação dos Jogos Olímpicos e trabalha no momento em um projeto de sustentabilidade para os Jogos Olímpicos de Vancouver 2010 e Londres 2012.

Entre os projetos sustentáveis já desenvolvidos pela Atos está o realizado para a ERDF, empresa subsidiária da EDF, a maior rede de distribuição de eletricidade da União Européia. A ERDF escolheu a Atos Origin para criar a arquitetura do sistema de informação e para atuar como gerente líder do consórcio de empresas de tecnologia para substituir 35 milhões de medidores de eletricidade na França. A Atos Origin também desenvolveu uma solução inovadora de emissão de passagens aéreas via telefonia celular para a Air France com o objetivo de reduzir o uso de papel. A empresa também foi a responsável pela terceirização da infraestrutura da agência de rodovias do Reino Unido o que possibilitou uma redução 50% em emissões de carbono e uma economia anual de 4 milhões de libras para o governo britânico.

A Atos Origin emprega mundialmente cerca de 50 mil profissionais e possui uma receita anual de € 5,5 bilhões e base de clientes internacionais em todos os setores de mercado. As ações da empresa são cotadas no Mercado Paris Eurolist e negociadas como Atos Origin, Atos Worldline e Atos Consulting. Mais informações: www.atosorigin.com.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira