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15/01/2010 - 07:32

Primeira edição do Moda Biju Brasil chega ao fim com boas notícias


A primeira edição do Moda Biju Brasil chegou ao fim após os quatro dias de Fashion.

Business com boas notícias. O faturamento interno de R$ 413 milhões do Fashion Business, com previsão de outros US$ 16 milhões em exportação se reflete em muitos dos 25 expositores do MBB. Um bom exemplo é a marca de bijuterias Metally, que obteve bons índices de venda.

“Minha meta era vender 30 mil peças, divididas pelos quatro dias de evento. No segundo dia eu já tinha vendido 16 mil peças para um único comprador. Bati minha meta nos dias restantes”, festeja Lilly Barbatto.

A curadora Andréa Kraemer explica melhor o resultado do MBB. “Tivemos um resultado final excelente. Dos 25 clientes, 80% já renovaram para a próxima edição. E dentro desse grupo, mais da metade quer um estande de exposição maior, ou seja, já estamos com todos os nossos espaços preenchidos”, esclarece.

A tendência é crescer em espaço e número de participantes na próxima edição do MBB. “O nosso espaço atingiu sua meta não apenas em vendas, mas realizando contatos importantes, inclusive com compradores internacionais, o que nos dá a certeza de que a feira vai além dos quatro dias e nos mostrando a habilidade e o potencial criativo de cada artista / expositor, que lançou ali suas novas coleções”, complementa Andréa.

Atração à parte, a atriz Cris Viana esbanjou beleza e carisma em sua participação no desfile “Inverno Plural”, da grife África Universal, integrante do Moda Biju Brasil. A atriz encerrou o desfile num look inspirado nas vestes de Xica da Silva criado por Sávio Chaia, com sapato de Bárbara Malhano e adornada pelas bijus da África Universal. Vinda de Angola, a estilista Lucrécia Moreira mostrou estilo e personalidade em suas peças tipicamente africanas, e muito elegantes, no mesmo desfile.

Nem o forte calor carioca afastou os fashionistas interessados nas (boas) informações dos especialistas em jóias e bijus no espaço Moda Biju Brasil. Comandada pelo presidente do IBGM (Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos) Hécliton Santini Henriques e idealizado pela consultora de estilo do setor joalheiro Regina Machado, a mesa redonda “Joias e Bijuterias – Como viver sem elas?” levou a público o propósito de identificar as qualidades específicas de cada peça, levando em conta seus valores e diferenças no ambiente da moda contemporânea. Compondo a mesa, a curadora do MBB, Andrea Kraemer, a coordenadora do Business, Eloysa Simão, e as empresárias especialistas no assunto Miriam Kimelblatt, Mary Arantes e Francesca Romana Diana.

Levando em conta a sociedade de consumo e suas conseqüências, o valor das peças foi questionado sob várias vertentes. “Hoje nós compramos sonhos, a história que um produto pode ter para nós e aqueles produtos que nos trazem significado”, ponderou Mary Arantes, da Mary Design. “Ao mesmo tempo, compramos um brinco para ficar mais bonita ou parecida com a personagem da novela. Mas até nisso relacionamos as joias aos sonhos”, complementa.

“Não compramos produtos, compramos atributos”, sentenciou Hécliton Santini sendo ainda mais direto e mostrando sua percepção sobre o mundo do comércio de joias. “Os canais de comercialização estão mudando, assim como os nossos clientes. Nós temos que acompanhá-los”. O gostoso bate papo rendeu ainda muitos outros comentários preci(o)sos sobre o mercado de jóias, emocionando a platéia.

Sob iniciativa da AJORIO (Associação dos Joalheiros e Relojoeiros do Estado do Rio de Janeiro) e do IBGM (Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos) e o apoio do projeto APL Joia Carioca, o espaço se propôs a divulgar e valorizar do setor nacional de joias, oferecendo o mesmo espaço às bijuterias, que tem no MBB seu primeiro evento oficial no Rio de Janeiro.

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