Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/01/2010 - 07:52

Siemens automatiza sistema de energia solar da Tégula – fabricante de telhas de concreto

Um sistema de automação inteligente e econômico para aquecimento solar de água foi a solução implementada pela Siemens na Tégula, maior fabricante de telhas de concreto do Brasil. Na matriz da empresa, em Atibaia (SP), existe hoje o mecanismo que substitui o uso de óleo e gás combustíveis por energia limpa e renovável, capaz de reduzir em até 25% o consumo de energia. Na fábrica da companhia foram instalados também diversos painéis de aquecimento solar de água, tanque térmico de acúmulo, sistema de bombeamento e painel elétrico de comando e controle que completam a solução.

O fator crucial para a execução deste projeto foi a redução no consumo de energia de origem fóssil – prejudicial ao meio ambiente desde a sua extração até o seu consumo final. “A troca por uma matriz energética limpa está em linha com a preocupação com o meio ambiente da companhia e com o seu portfólio de aquecedores solares oferecidos aos clientes para o uso residencial – banho ou piscina”, afirma Adilson Rodrigues, gerente de Marketing da Tégula.

A Siemens foi responsável pelo fornecimento da tecnologia de automação, com um micro-PLC SIMATIC S7-200 (CPU 224XP), IHM TP177Micro e expansões analógicas e digitais. “Trata-se de um sistema inteligente que permite maior eficiência e redução de custo, pois todo o processo é controlado pela automação”, explica Andre Petroff, gerente da área de Controladores SIMATIC da Siemens no Brasil. Para o sucesso da instalação a Tégula contou com a parceria da empresa AFH para integração e montagem do painel e também com a competência da Asseplam, responsável pelas montagens elétricas.

Como funciona - “O sistema é capaz de analisar a temperatura das placas solares e, com o calor suficiente, aciona uma bomba para forçar a passagem de água pelos coletores solares e transferi-la para o tanque de acúmulo, formando um circuito fechado”, completa André Petroff.

O funcionamento da solução tem início quando a temperatura no tanque estiver acima de um determinado valor. Com isso são desligadas as bombas que levam água quente para as Câmaras de Aquecimento. Em seguida, os aquecedores a óleo ou a gás são desligados, muda-se a rota de passagem de água quente e são religadas as bombas. Deste modo o sistema passa a utilizar a água quente do tanque de acúmulo. Quando a temperatura da água do tanque cair abaixo de um determinado valor, ocorre o processo inverso, e o sistema volta a utilizar água quente dos aquecedores a óleo e a gás.

Os valores de temperatura dos aquecedores e tanque de acúmulo são controlados pelo PLC. As telas da TP177Micro fornecem uma interface de fácil operação e monitoração. Alarmes são acionados e sinalizados quando ocorre alguma anomalia.

Perfil - O Setor Industry da Siemens é fornecedor líder mundial em sistemas de produção, transporte e construção. Tecnologias de hardware e software combinadas com soluções específicas para o setor possibilitam à Siemens aumentar a produtividade e a eficiência de seus clientes nas áreas de indústria e infra-estrutura. O Setor compreende seis divisões: Building Technologies, Industry Automation, Industry Solutions, Mobility, Drive Technologies and Osram. No exercício de 2007 (encerrado em 30 de setembro), a Siemens Industry apresentou faturamento de €40 bilhões (não-consolidado), com aproximadamente 209.000 colaboradores em todo o mundo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira