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15/01/2010 - 07:58

Compras à vista contam com preferência dos paulistanos

Para evitar juros, consumidores recorrem aos parcelamentos no cartão de crédito e, até mesmo, tiram da poupança para comprar à vista.

Uma pesquisa inédita da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), envolvendo 800 entrevistas pessoais aplicadas em pontos de fluxo da Capital, apontou que 60,3% dos móveis e 53,9% dos eletrodomésticos são adquiridos a prazo pelos cidadãos. Além desses itens, o crédito também é majoritário entre a reforma da casa, contando com 51,9% das adesões.

De acordo com o superintendente geral da ACSP, Márcio Aranha, embora os paulistanos prefiram pagar à vista, essa visão muda conforme o valor do produto “o critério para utilização do crédito pelo consumidor paulistano é o preço a ser pago pelo bem e se o valor cabe ou não nas contas do mês”, ressalta o executivo.

O especialista também afirma que, de acordo com que os consumidores responderam na pesquisa, muitas parcelas acumuladas significam um adiamento de novas compras e dificuldade de administrar as dívidas. “O consumidor não gosta de contrair dívidas. Contudo, o crédito é visto como uma necessidade, e não como opção”, afirma.

Dentro das compras a prazo, embora os juros sejam indesejados, a maioria dos entrevistados não sabem das taxas praticadas. “Entre os consumidores das classes D e E, 73,5% não sabem qual é a taxa de juros cobrada nas compras parceladas. Eles alegam isso ao entusiasmo do ato da compra”, comenta Aranha.

Entre os consumidores da baixa renda, quando desejam evitar os juros, a tendência é juntar dinheiro para dar uma entrada, dividir em menos parcelas, quando a parcela cabe no orçamento, ou mesmo recorrer à poupança para pagar à vista. “Além disso, salientamos que 79,2% dos paulistanos escolhem o menor número de parcelas quando realizam compras a prazo”, informa Aranha acrescentando que “a extensão do parcelamento varia conforme o tamanho da prestação que cabe no orçamento de cada família”.

Outro fator atrelado à aquisição de crédito pelo paulistano é o receio de não conseguir quitar as dívidas. Segundo Aranha, “quanto menor a renda, maior o medo de não conseguir cobrir os débitos”. É interessante notar que esse temor se estende a todas as classes socioeconômicas, sendo que nesse cenário, 72,4% dos entrevistados das classes D e E receiam comprar a prazo por medo de não conseguirem pagar, enquanto esse nível é de 55,4% na classe C e 47,8% nas classes A e B.

Parte do 13º salário será usado para pagar dívidas - Pesquisa Ipsos/ACSP mostra que 29,5% dos entrevistados vão poupar a segunda parcela do 13º salário. Outros 24,4% irão gastar em compras e 22,0% vão usar o dinheiro para pagar dívidas. Viajar é a alternativa escolhida para 4,9% dos pesquisados. Para compra/reforma da casa são 2,4% e outros 2,4% para ajudar os filhos. Porém 14,6% ainda estão indecisos, ou seja, o dobro do percentual registrado no uso da primeira parcela do 13º — o que pode mostrar que a distribuição da segunda parcela do 13º ainda não está totalmente definida.

Consumo: segundo a pesquisa Ipsos/ACSP, a CLASSE A/B é a que mais tem intenção de consumir, com 29% dos entrevistados, seguida pela classe C com 26,8% e a classe D/E com 16,8% - sendo que esta última pretende poupar 30% e pagar dívidas na proporção de 20%. Vale destacar que a classe D/E é a mais indecisa no uso da segunda parcela, com 23,3%. Já a classe C tem o menor índice de indecisão com 12,2%.

Poupança: a classe A/B pretende poupar 30,6%, seguida pela D/E com 30% e a classe C com 26,8%.

Reformar casa: a média é 2,4%, sendo que a classe A/B não pretende gastar nada, a classe C 2,4% e a D/E 3,3%.

Viajar: quem mais pretende viajar é a classe A/B (8,1%), seguida pela C (4,9%) e pela D (3,3%).

ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus mais de 100 anos de história, atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, tem estado sempre ao lado do pequeno, médio e grande empresário, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços no país.

No ambiente de negócios, a ACSP administra o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), que dispõe do mais moderno e completo banco de dados de informações comerciais, com dados de pessoas e empresas e cobertura nacional. Oferece soluções inteligentes para a tomada de decisão na gestão de crédito e com o apoio da alta tecnologia, está preparado para atender às novas demandas decorrentes da implantação do Cadastro Positivo, com modelos estatísticos desenvolvidos com exclusividade para cada tipo de negócio. [Site www.acsp.com.br].

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