Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/01/2010 - 08:17

Produto da BASF ajuda a construir o edifício mais alto do mundo, em Dubai

Atingindo mais de 800 metros de altura em 160 andares, o Burj Dubai foi inagurado no dia 04 de janeiro.

O hiperplastificante da linha Glenium® aumenta a resistência inicial do concreto e contribui para a rapidez no processo construtivo.

O Burj Dubai deixou para trás o Centro Financeiro Internacional de Taiwan, com altura de 509 metros e 101 andares. Com um período total de construção de cinco anos e condições climáticas extremas, o Burj Dubai apresentou um desafio muito especial para garantir que as características do concreto fossem mantidas durante a construção.

Com o alto desempenho garantido pelo hiperplastificante da linha Glenium®, foi possível bombear o concreto até 600 metros de altura sem interrupção. As fundações e a super estrutura do Burj Dubai utilizaram 180.000 m3 de concreto com o aditivo. “A construção do edifício é um marco da engenharia. Para nós é um orgulho poder contribuir para o sucesso desse projeto”, disse Tilman Krauch, responsável pela divisão de Químicos para Construção da BASF globalmente.

O hiperplastificante à base de éteres policarboxílicos garante a preservação das características do concreto, e, durante o processo de bombeamento, impede a segregação do material apesar da alta pressão utilizada.

Nesta obra, foi possível manusear o concreto sem perder a qualidade devido à utilização do produto. Além disso, o hiperplastificante da linha Glenium® aumenta a resistência inicial do concreto. O aditivo da BASF também contribuiu para a rapidez no processo de construção. Com dois andares construídos por semana, a velocidade da obra ultrapassou o padrão de Dubai (que é de um andar por semana).

Outro desafio foi a condição climática do local. Na cidade, as temperaturas podem variar entre 10ºC, no inverno, e 50ºC, no verão, e a diferença entre o dia e a noite pode facilmente atingir os 20ºC. A linha Glenium® e o conhecimento da equipe BASF garantiram a altíssima qualidade do concreto, mesmo nestas condições.

Para completar as dificuldades, a grande altura do Burj Dubai exerce uma pressão extrema na estrutura do concreto. Para prevenir o colapso do arranha-céu, o Glenium® proporcionou ao concreto resistência à compressão superior a 80 MPa, permitindo maior vida útil do concreto e garantindo sua durabilidade.

Químicos para Construção - As soluções da divisão de Químicos para Construção da BASF são direcionadas a obras industriais, residenciais, comerciais e de infraestrutura, e dividem-se em Aditivos para Concreto e Sistemas para Construção. A área de Aditivos para Concreto oferece soluções para clientes de concreto usinado, pré-moldados, artefatos e para o segmento de construções subterrâneas. O negócio de Sistemas para Construção abrange uma vasta gama de produtos para pisos e revestimentos, argamassas de reparo, adesivos, selantes e impermeabilizantes.

Com produtos específicos para cada necessidade, as soluções desta divisão promovem maior qualidade, durabilidade, eficiência e seguranças às estruturas, ao mesmo tempo em que melhoram seu aspecto estético.

Perfil - A BASF é a empresa química líder mundial: The Chemical Company. Seu portfólio de produtos oferece desde químicos, plásticos, produtos de performance, produtos para agricultura e química fina até petróleo e gás natural. Como uma parceira confiável, a BASF ajuda seus clientes de todas as indústrias a atingir ainda mais o sucesso. Com seus produtos de alto valor e soluções inteligentes, a BASF tem um papel importante para encontrar respostas a desafios globais como proteção climática, eficiência energética, nutrição e mobilidade. A BASF conta com aproximadamente 97.000 colaboradores e contabilizou suas vendas em mais de 62 bilhões de euros em 2008. As ações da BASF são atualmente negociadas nas bolsas de valores de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurique (AN). [www.basf.com]

As vendas na América do Sul totalizaram aproximadamente €2.99 bilhões de euros em 2008 (Esse resultado abrange os negócios realizados pelas empresas do Grupo na região, incluindo a Wintershall - empresa situada na Argentina, voltada a produção de óleo cru e gás). Na América do Sul, a BASF contava com mais de 5.000 colaboradores em 31 de dezembro de 2008.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira