Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/01/2010 - 08:22

Brazilian Fruit marca presença na Fruit Logística


Pelo oitavo ano consecutivo, projeto participa do principal evento de fruticultura mundial e foca em novos negócios.

O Projeto Brazilian Fruit - iniciativa do Instituto Brasileiro de Frutas (IBRAF) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex- Brasil) - participa pela oitava vez consecutiva da Fruit Logística, maior feira de negócios de frutas frescas e vegetais do mundo, que acontece em Berlim, Alemanha, de 3 a 5 de fevereiro. De acordo com a organização do evento a 17ª edição aguarda mais de 2.300 expositores de 80 países.

O evento é uma oportunidade para empresas nacionais do setor frutícola apresentarem seus produtos ao mercado internacional, com o objetivo de consolidar novos negócios e atingir cada vez mais destinos para exportação das frutas brasileiras. Serão 16 módulos expositores, que representarão mais de 50 empresas, entre associações, produtores e exportadores de frutas, como: abacaxi, banana, caqui, figo, goiaba, maçã, manga, morango, papaya, limão, entre outras. As empresas farão parte do estande brasileiro que possui 300 m², preparado com salas de reuniões e business center, além de área para degustação dos produtos. "A participação brasileira na Fruit Logística será maior em 2010, com empresas já consolidadas no mercado internacional, assim como novos participantes em busca de fazer contatos comerciais para iniciar a exportação", afirma Valeska de Oliveira, gerente executiva do Ibraf.

Reconhecida pela importância e quantidade de negócios fechados, a Fruit Logística permitiu que as empresas que participaram da edição de 2009 realizassem mais 1,9 mil contatos com compradores de 50 países, como Inglaterra, Estados Unidos, França e Holanda, entre outros. O volume de negócios gerados foi superior a US$ 24 milhões, com expectativas futuras de US$ 121,4 milhões. "O Brasil, apesar da crise mundial, está focado em aumentar sua participação no mercado internacional e a expectativa é de que 2010 apresente um cenário mais positivo para a exportação de frutas", completa Valeska.

A tecnologia usada na fruticultura também será destaque no estande, com participação da Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - e do ITAL - Instituto de Tecnologia de Alimentos. "É importante mostrar ao mercado internacional que há muita pesquisa e tecnologia envolvida na fruticultura brasileira, visando colocar na mesa do consumidor produtos de alta qualidade", finaliza Valeska.

Uvas brasileiras em destaque - Os diferencias da uva produzida do Brasil serão apresentados durante o evento, visando promover as exportações da fruta, que nos últimos cinco anos obteve um aumento em 185% e, atualmente é a primeira colocada em valor na pauta de exportações de frutas frescas.

O Brasil tem grande potencial em aumentar a sua participação no mercado internacional. Atualmente são produzidas 1,4 milhão de toneladas de uvas no país em épocas de total ausência de produção em qualquer região do globo.

Coletiva realizada no dia 3 de fevereiro apresentará ao mercado internacional uma variedade diferente da fruta. Durante a apresentação, serão sorteadas duas viagens para os jornalistas conhecerem um pouco mais da produção de frutas brasileiras. [www.fruitlogistica.com]

. [ Fruit Logística, de 3 a 5 de fevereiro de 2010, na Messe Berlin GmbH - Messedamm 22D - 14055 Berlin].

Perfil Brazilian Fruit - O programa Brazilian Fruit é realizado desde 1998 pelo Ibraf, em parceria com a Apex-Brasil, com o objetivo de promover as frutas brasileiras e seus derivados no exterior, consolidando a imagem do Brasil como grande produtor e exportador de frutas frescas e processadas com qualidade, diversidade e salutabilidade.

Em 1998 o projeto teve início com a promoção de 4 frutas frescas, atualmente agrega mais de 20 produtos frescos e processados. Os frutos desta iniciativa, podem ser percebidos nos resultados das exportações: em 1998 foram exportadas 296 mil toneladas de frutas frescas, já em 2008, o volume saltou para 888 mil toneladas. Quanto às frutas processadas em 2007 foram exportados US$ 2,7 bilhões.

Além do aumento das exportações, cabe destacar nos últimos anos o crescimento no número de empresas exportadoras, dos tipos de frutas exportadas e de seus respectivos países de destino.[www.brazilianfruit.org]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira