Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/01/2010 - 09:03

Contagem regressiva para adequação ao IFRS - 2010 é o limite

O desafio de adequar as demonstrações financeiras das empresas às normas internacionais exige imenso esforço e comprometimento de todas as áreas de gestão.

Chega um novo ano e com ele um importante deadline a ser cumprido pelas companhias de capital aberto no Brasil. É a adequação às Normas Internacionais de Contabilidade, conhecidas pelo mercado como IFRS (Internacional Financial Reporting Standarts). Segundo o cronograma, empresas brasileiras listadas na bolsa têm até o final de 2010 para convergirem suas práticas contábeis dentro de um único padrão.

Essa harmonização não é simples e vai muito “além dos números”. Pode levar um período significativo de tempo, e se não for adequadamente estruturada, acarretará em custos além dos previstos e comprometimento do prazo.

Apesar de o deadline de 2010 ser exigido, em um primeiro momento, apenas às chamadas “companhias abertas” essa adequação é vista por muitos especialistas como um caminho único de competitividade, para todos aqueles que pretendem atuar internacionalmente. Um processo bem estruturado poderá gerar benefícios como: ampliação da transparência e de credibilidade, melhor padronização dos sistemas de controle, facilidade de crédito na captação de recursos e preparo para encarar um mercado globalizado.

Expertise mundial (Gestão de projetos) - A Protiviti Brasil acaba de trazer de seus escritórios na Europa uma abordagem diferenciada de gerenciamento de projetos com foco na convergência para o IFRS. Trata-se de um catalisador de informações que tem como premissa realçar a importância do envolvimento estratégico e do acompanhamento dessa transição pela alta administração e por seus comitês responsáveis.

É um trabalho único, com atuação abrangente, capaz de traçar um raio X completo das práticas contábeis versus IRFS, e de identificar gaps e priorizá-los. O modelo define um plano detalhado com prazos e responsabilidades para a implementação das ações necessárias, apresentando cronogramas factíveis e uma leitura de desempenho acessível a todos os envolvidos. A solução orientada para o IFRS, sugere análise de dados e de sistemas de informação, comunicação, treinamento e políticas estratégicas.

Na Europa, onde o IFRS está amplamente difundido, a Protiviti desenvolveu este trabalho de gestão em dezenas de grandes corporações, dos mais diversos segmentos, como indústrias, bancos e empresas de energia e telecomunicação, com atuações em países como França, Itália e Holanda. “Trouxemos um know-how consagrado para aplicar neste ano decisivo no Brasil. Dependendo da situação da empresa os esforços para cumprir com o deadline terão que ser multiplicados. É preciso priorizar”, explica Waldemir Bulla, sócio-diretor da Protiviti Brasil.

IRFS para todos - Empresas de médio porte também tendem a aderir ao padrões IFRS em função dos benefícios gerados e até pela sua inclusão no mercado mundial. “Sentimos que há uma demanda excelente de companhias dos mais diversos setores, dispostas a antecipar uma necessidade futura, até mesmo em grupos de coordenação familiar. São iniciativas voluntárias que demonstram o alto nível de competitividade que o Brasil atravessa”, conta Bulla.

A Protiviti - Com 62 escritórios espalhados em 17 países a Protiviti é uma das mais respeitadas consultorias internacionais de gerenciamento de riscos do mundo. Fundada em 2002, a empresa surgiu nos EUA, quando a Robert Half Internacional (RHI), maior consultoria do planeta em alocação de profissionais, contratou cerca de 650 executivos, entre sócios-diretores e gerentes da área de riscos da Arthur Andersen, que já atuava com pioneirismo neste segmento desde 1989. Hoje, a Protiviti conta com mais de três mil funcionários que atendem clientes globais listados na Fortune 500 e Fortune 1000, nos mais diversos segmentos da indústria e serviços.

No Brasil a Protiviti completou três anos de atividades, oferecendo expertise à empresas líderes em seus setores, que buscam excelência em avaliação e gerenciamento de processos, com o objetivo de minimizar riscos e atuar com mais transparência, eficiência e vantagem competitiva. [ www.protiviti.com.br | www.protiviti.com ]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira