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16/01/2010 - 09:17

Assintecal by Brasil e APEX-Brasil fecham convênio para incentivar exportações do setor de componentes durante Couromoda

Com o objetivo de ampliar a participação dos componentes brasileiros nos mercados internacional coureiro calçadista, a Assintecal by Brasil (Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos) e Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) assinam novo convênio na próxima segunda-feira (18/01), às 15h, durante a coletiva de imprensa na Couromoda.

Na ocasião vão estar presente os presidentes das duas entidades, Luis Amaral (Assintecal by Brasil) e Alessandro Teixeira (Apex- Brasil).

Dados do setor - As exportações do setor de componentes para calçados, couro e artefatos (palmilhas, cadarços, solados, fivelas etc) registraram queda de 13% em 2009, representando US$ 142 milhões, com relação ao ano anterior. Segundo dados elaborados pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal by Brasil), as exportações do setor (não inclui calçados acabados) alcançaram o US$ 938 milhões até dezembro.

No ano passado, o Brasil exportou componentes para 165 países e os principais destinos foram: Argentina, Estados Unidos, Alemanha, Países Baixos e México. Entre os segmentos exportados pela indústria brasileira de componentes, os saltos e solados foram os itens que tiveram maior representatividade, com valores superando os US$ 178 milhões.

Segundo a Assintecal by Brasil, a economia do segmento tende a crescer e se fortalecer em 2010 com previsão de recuperação e consolidação do posicionamento competitivo nos mercados interno e externo. A meta é alavancar de 3 a 5% a produção do setor. Apesar das diferentes variáveis a serem consideradas no âmbito da economia mundial, o segmento tem alguns pontos favoráveis, entre eles as sobretaxas sob a importação de calçados chineses. No setor de insumos brasileiro prevê crescimento da produção no mercado interno e a consolidação e valorização do produto brasileiro no mercado externo.

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