Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/01/2010 - 09:24

Mercado de digitalizadores 3D movimentará US$ 470 milhões em 2010

Baseada no sistema de luz branca, o Spatium 3D scanner permite medição sem contato e é capaz de digitalizar até dois milhões de pontos em dois segundos.

Um erro na produção de uma peça de grande valor, como um motor de carro, uma turbina hidrelétrica ou uma asa de avião, bem como o tempo perdido para refazê-la representa milhões em prejuízo. Por esse motivo, o scanner 3D tem se mostrado uma importante alternativa para diferentes setores da indústria. Para a indústria automobilística, por exemplo, o uso do aparelho diminui o tempo gasto com a engenharia e acelera o lançamento dos produtos no mercado. Outro exemplo de indústria que se beneficia com o uso do scanner é a indústria de embalagens, que reduz em até 60% o tempo médio gasto com a engenharia reversa.

O uso do digitalizador tridimensional gera dados detalhados de medição, que permite reconstruir objetos a partir do modelo original. Além disso, o aparelho permite a reprodução do objeto escaneado por meio da duplicação digital da imagem, que uma vez criada, pode ser utilizada inúmeras vezes. Assim, a tecnologia diminui custos para todo o setor produtivo, pois evita desperdício da matéria-prima, da mão de obra e otimiza as vendas.

Segundo Israel Nacaxe, diretor da Spatium 3D, empresa especializada em produtos e serviços para a digitalização e medição tridimensional, em 2009 a procura por aparelho scanner aumentou significativamente em comparação a 2008. E esse número deve continuar crescendo. Conforme dados da Frost & Sullivan, conceituada empresa de consultoria e pesquisa de mercado, estima-se que o setor de digitalizadores 3D movimentará US$ 600 milhões no mundo em 2012, com taxas de crescimento anuais de 15 a 20%. “O retorno é rápido e justifica o investimento”, afirma Nacaxe.

A tecnologia pode ser aplicada em diferentes segmentos como indústria de base (siderúrgica), indústria de bens intermediários (autopeças, mecânica, agrícola e naval), de bens de consumo (automotiva, eletroeletrônicos e eletrodomésticos) e indústria de processos (óleo & gás). Além disso, pode ser usada para restauração de monumentos e edificações, esculturas e obras de arte, na reconstrução de superfícies e por empresas fabricantes de produtos odontológicos e próteses ortopédicas.

A Spatium 3D é a única fabricante no Brasil de scanners tridimensionais com tecnologia 100% nacional. O aparelho Spatium 3D scanner permite medição sem contato e é capaz de digitalizar até dois milhões de pontos em dois segundos. Outro diferencial é a mobilidade. O scanner pesa 7 quilos e, portanto, pode ser usado em locais de difícil acesso e em peças de qualquer tamanho, desde uma moeda até um avião. O software roda em qualquer computador, usa Windows e não tem a necessidade de outro sistema para suportá-lo. [ www.brsa.com.br | “Sigam nosso twitter @BRSAbrasil].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira