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19/01/2010 - 09:28

Crescimento da LAN é atribuído à gestão por resultado

Nos 20 anos que a LAN, consultoria estratégica em soluções em TI, completa este mês, a empresa vem se destacando com o diferencial da gestão por resultado. Hoje, o principal foco de trabalho da Consultoria junto aos clientes é oferecido através de painéis de desempenho para o monitoramento e a análise da governança, com a solução GoMAPS. Esta ferramenta acompanha a evolução das empresas por meio de mapas e indicadores, que dão embasamento às ações corporativas para a melhoria continua dos seus processos. De acordo com o CEO da LAN, Arnaldo Goldemberg, o GoMAPS é uma solução essencial em qualquer empresa que trabalhe para obter as melhores expectativas de resultados.

Ao longo das últimas duas décadas, a LAN ampliou o quadro de funcionários em 1.246%, passando de 5 para 623 colaboradores. Os clientes saltaram de 3 para 139. Já o número de estações atendidas pela solução Always Seeking Knowlegde (ASK), ferramenta da LAN de controle e gerência de processos, na área de Service Desk, ultrapassou os 792.000 pontos.

Identificada com as melhores práticas e conceitos de mercado, a gestão por resultados desenvolvida pela Consultoria oferece às empresas três soluções, desde a mais operacional a mais estratégica. As soluções são compostas por um portfolio de produtos e serviços de TI que compreendem ao Service Desk / Outsourcing (Serviço de Apoio ao Negócio), o MIPS – Monitoring Infrastructure & Project Security (Monitoração das Redes Corporativas e Segurança de Projetos) e a Automação e Interação de Processos e Consultoria Estratégica (AIP).

O Service Desk da LAN (SAN – Serviço de Apoio ao Negócio) tem como objetivo principal prover um único e estratégico ponto de contato para os usuários, atuando amparado pelas melhores práticas do Information Technology Infrastructure Library (ITIL) e alinhadas ao Control Objectives for Information and related Technology (Cobit).

Para a Consultoria, a solução em Service Desk vai além da sua capacitação para suportar o produto ou serviço. “Mais do que isso trata-se de ter uma equipe apta e que conheça o negócio do cliente”, disse o CEO Arnaldo Goldemberg. Toda solicitação é registrada na ferramenta (ASK).

Quanto à monitoração das redes corporativas e segurança dos projetos (MIPS), Goldemberg destacou a importância da solução para o bom funcionamento das empresas. Para atender tal expectativa, a Consultoria oferece as ferramentas NOC Standalone e NOC 24x7. A primeira consiste na instalação de um servidor (hardware coletor) no datacenter do cliente, contendo software de monitoração de ativos de rede (servidores, switches, roteadores, impressoras, entre outros). A segunda solução disponibiliza uma equipe que monitora de forma on line todos os alarmes emitidos pelo software de monitoramento e toma as ações pré-determinadas e acordadas com o cliente.

Com elas as empresas passam a contar com a monitoração da infra-estrutura, status dos servidores, performance dos serviços, detecção pró-ativa de problemas, alertas por e-mail e SMS, alarmes sonoros e o planejamento da capacidade.

A automação e integração de processos (AIP) têm como objetivo customizar e racionalizar processos de negócios de forma rápida e fácil, integrando entre si diversas aplicações, plataformas e bancos de dados. O resultado, segundo a Consultoria, é uma verdadeira infra-estrutura para integração de aplicações de negócios (EAI), arquitetura orientada a serviços (SOA) e gerenciamento de processos de negócios (BPM).

A LAN informou que após o processo ser publicado, usuários ou os sistemas com autorização passam a interagir através de tarefas enviadas e controladas automaticamente pela aplicação com base no fluxograma modelado. Cada usuário possui uma caixa de tarefas pendentes que pode ser acessada na sua intranet, no seu programa de e-mails ou na própria ferramenta. Paralelamente, os gestores podem realizar o tracking dos processos assim como gerar relatórios de análise de desempenho e indicadores.

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