Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/01/2010 - 09:28

Segurança alavanca crescimento do mercado M2M

Em menos de 5 anos, 100 milhões de produtos M2M estarão em circulação, segundo pesquisa do Beecham Research.

Você já percebeu como a tecnologia M2M (máquina-a-máquina) está cada vez mais presente em nosso dia-a-dia? Fazem parte dos sistemas de segurança e rastreamento veiculares, alarmes residenciais ou comerciais, leitores de medição do consumo de eletricidade e água em casas e apartamentos, máquinas para a transação de cartões de crédito ou débito, entre outras funcionalidades.

A busca por constantes mecanismos que proporcionem segurança e comodidade está garantindo um futuro promissor para este mercado. “A demanda por módulos menores e compactos que se encaixem nos pequenos aparelhos direcionados ao uso diário dos clientes aumentará durante a próxima década e atender esta exigência de mercado é uma das prioridades atuais da Telit”, comenta Marcos Kinzkowski, vice-presidente da Telit Wireless Solutions para a América Latina.

O instituto de pesquisa Beecham Research aposta que a largura de banda (termo utilizado em telecomunicações para definir a quantidade de bits que uma rede suporta) para aplicações M2M crescerá notavelmente nos próximos 10 anos. A pesquisa estima que, até 2014, um total de 100 milhões de consumidores de produtos M2M serão atingidos, principalmente por meio de celulares e outros serviços de redes móveis.

As previsões apontam ainda que os produtores de M2M devem estar preparados para demandas extremamente variadas e complexas que surgirão do mercado e dos clientes futuros. “Por um lado, os módulos se tornarão tecnicamente mais complexos e, por outro, as operações e aplicações deverão ser mais simples dentro do amplo portfólio de serviços necessários e requisitados”, explica o executivo da Telit.

Pesquisadores do Beecham Research enfatizam que para o mercado não parar será necessário repensar o uso das aplicações M2M no dia-a-dia, pois os produtores não poderão simplesmente se posicionar como meros fabricantes de módulos. Ao invés disso, eles precisarão agir como provedores de serviços e, a fim de transformar esse paradigma em sucesso, fatores como: alta qualidade, escalabilidade dos negócios, proteção de investimento e facilidade de integração serão cruciais.

Embora tímido e insipiente, o mercado brasileiro demonstra grande potencial em M2M e está aos poucos se adaptando às exigências dos consumidores e necessidades dos negócios. O setor de segurança é o que mais se destaca no país e cresceu, em 2008, cerca de 13% segundo a ABESE (Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança). “Acreditamos na força deste mercado no Brasil e por isso a Telit está investindo em parcerias com empresas locais e inovação por meio dos nossos centros de pesquisa em R&D”, afirma Kinzkowski.

Perfil - A Telit Wireless Solutions é uma empresa líder internacional especializada em tecnologia sem fio máquina-a-máquina (M2M).É a única companhia no mundo que desenvolve, produz e comercializa módulos de comunicação para todas as variadas tecnologias wireless: GSM/GPRS, UMTS/WEDGE/HSDPA, CDMA/EVDO e aplicações RF de curto alcance. As aplicações M2M racionalizam os processos de negócios, permitindo que máquinas, equipamentos e veículos se comuniquem uns com os outros através de redes móveis.

Os produtos da Telit são vendidos no mundo todo. A rede global de distribuidores Telit inclui especialistas em tecnologia sem fio e melhora a experiência de clientes em mais de 56 países.

O grupo Telit Communications PLC está listado no Mercado de Investimento Alternativo (AIM) da Bolsa de Valores de Londres (ticker: TCM). [www.telit.com]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira