Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/01/2010 - 09:48

Convênio garante mais de R$ 1 milhão para execução de projetos da indústria coureiro calçadista

Certificação do conforto e de calçados de segurança serão financiadas por parceria entre ABDI e IBTeC.

Brasília– A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC) assinam no dia 20 de janeiro, durante a Couromoda 2010, convênio no valor de R$ 1,334 milhão para a execução de dois projetos, de certificação do conforto do calçado brasileiro e de calçados de segurança. A iniciativa visa apoiar a indústria brasileira frente à concorrência no mercado mundial por meio de ações que aumentem o valor agregado dos produtos.

O projeto de certificação do conforto do calçado brasileiro será desenvolvido para aumentar a competência na área de produção, no desenvolvimento de novos materiais e componentes, nos métodos de quantificação e na análise da marcha humana para proporcionar maior qualidade no caminhar. A idéia é promover a valorização do produto brasileiro por meio dessas ações e do desenvolvimento da certificação específica para calçados confortáveis. Para o presidente da ABDI, Reginaldo Arcuri, a iniciativa vai auxiliar na criação de um ambiente favorável à inovação devido à inserção de novas tecnologias, além de agregar valor. “O projeto tem objetivos comuns à agenda de ação da Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP) definida para esse setor, como a geração de empregos e o aumento do patamar competitivo”, explica.

A certificação do conforto é uma tecnologia inovadora desenvolvida pelo IBTeC até então implementada por um grupo pequeno de empresas. “Por meio do convênio será possível atender um número maior de empresários e facilitar o acesso à certificação, um grande diferencial que agrega valor aos produtos e aumenta a competitividade no mercado internacional”, enfatiza o presidente do IBTeC, Rui Guerreiro. De acordo com o presidente da ABDI o projeto disseminará as tecnologias de certificação do conforto principalmente entre os que mais precisam desse apoio: os médios e pequenos fabricantes.

Segurança - O convênio também irá atender outra área da cadeia coureiro calçadista, a de calçados de segurança, que engloba calçados utilizados no setores da saúde, construção civil, metal-mecânico e segurança nacional. O objetivo é aumentar a competitividade das empresas brasileiras fabricantes de calçados de segurança, proteção e ocupacionais, que buscam mercados internacionais, nos quais o atendimento às características técnicas é fundamental. Segundo o coordenador da área de couro e calçados na ABDI, Jorge Boeira, o projeto vai financiar desde o estudo das novas normas até a divulgação dos novos ensaios e disseminação da inovação tecnológica junto aos fornecedores de matérias-primas e produtos. Posteriormente, os calçados poderão ser avaliados com base na nova norma, garantindo adequação mais ágil para exportação ou distribuição no mercado interno.

Além dos segmentos tradicionais, o setor de exploração de petróleo também será beneficiado. “Os calçados de segurança utilizados em plataformas de extração de petróleo exigem propriedades antiderrapantes mais eficazes”, explica Boeira. O coordenador acrescentou que desse modo o Brasil estará adequado aos padrões internacionais, o que vai destacar o calçado brasileiro nos mercados globais e estimular a utilização de materiais mais modernos e de novas tecnologias de engenharia.

Assinatura de convênio ABDI/ Ibtec, será no dia 20/01/2010, no Estande do IBTeC na Couromoda 2010 – Parque Anhembi - São Paulo/SP.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira