Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/01/2010 - 10:21

Estudo destaca as estratégias de Clinton, Bush e Obama para a América Latina

Discutir as diferentes correntes de pensamento na formulação da política externa dos Estados Unidos após o fim da guerra fria é o desafio do livro De Clinton a Obama: políticas dos Estados Unidos para a América Latina. Lançado pela Editora Unesp, a obra organizada por Luis Fernando Ayerbe é pautada pela compreensão dos interesses e das estratégias políticas das administrações de Bill Clinton, George W. Bush e Barack Obama na América Latina, analisando também fatos como a recente desocupação da base militar de Manta no Equador e a sinalização de um possível acordo para a construção de três bases militares em solo colombiano.

O livro estimula um interessante debate sobre os desdobramentos dessas políticas, buscando contemplar a convergência em torno de sua temática central e preservando a diversidade de perspectivas dos diferentes autores. As estratégias de segurança, os planos do Departamento de Estado, a política comercial, os acordos de livre comércio, a questão energética, o combate ao crime organizado, às relações bilaterais entre Estados Unidos e a Colômbia e a relação com a Tríplice Fronteira (Argentina, Brasil e Paraguai) são alguns dos assuntos abordados nos dez artigos que compõem a obra.

De Clinton a Obama também apresenta uma analise comparativa ao confrontar a relação da China e da União Europeia com a América Latina, mostrando como os Estados Unidos, tanto em governos democratas ou republicanos, adotaram uma liderança natural, acompanhada por condutas que misturam cooperação e diversos graus de ingerência. Além disso, é feito um estudo dos cem primeiros dias do governo Obama e da presença norte-americana no continente entre 1993 e 2009.

Os artigos são resultados do projeto de pesquisa “Integração e Crise na América do Sul e a Política dos Estados Unidos para a Região”, vinculada ao Instituto Nacional de Estudos sobre os Estados Unidos (INEU) e destacam a influência de diferentes escolas e centros de pensamento que formam as correntes liberais conservadoras e progressistas.

De Clinton a Obama integra uma série de trabalhos sobre relações internacionais que a Editora Unesp publica em parceria com o Programa San Tiago Dantas de Pós-Graduação em Relações Internacionais (Unesp/Unicamp/PUC-SP). Já estão disponíveis os seguintes títulos: Controle civil sobre os militares; Novas lideranças políticas e alternativas de governo na América do Sul; Petróleo e poder; e Trajetórias; Os conflitos internacionais em múltiplas dimensões; e Acordos comerciais internacionais.

Sobre o organizador – Luis Fernando Ayerbe é professor titular da Unesp, atuando no Departamento de Economia, câmpus de Araraquara, e no Programa San Tiago Dantas de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Unesp, Unicamp e PUC-SP. É coordenador do Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais (IEEI) e membro do Conselho Acadêmico do Instituto Nacional de Estudos sobre os Estados Unidos (INEU).

. [ Título: De Clinton a Obama: políticas dos Estados Unidos para a América Latina | Organizador: Luis Fernando Ayerbe |ISBN: 978-85-7139-974-7 260 | Páginas | Formato: 16 x 23 cm | Preço: R$ 45.Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo telefone (11) 3107-2623 ou pelos sites: www.editoraunesp.com.br ou www.livrariaunesp.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira