Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/01/2010 - 08:51

Anglo American modifica estrutura de gestão e anuncia presidente para os negócios de nióbio e fosfato


Área de Marketing também apresenta mudanças.

A Anglo American anunciou no início de janeiro sua nova estrutura de gestão, e, como principal novidade, apresentou Paulo Castellari Porchia como o presidente de Nióbio e Fosfato da companhia. A mudança foi motivada em decorrência do processo de reestruturação iniciado por conta do anúncio mundial do Grupo, em 22 de outubro de 2009, de focar suas atividades em áreas de interesse estratégico em mineração e colocar à venda a Copebrás e a Mineração Catalão no Brasil.

“É uma honra voltar a trabalhar com as equipes de São Paulo, Cubatão e Catalão/Ouvidor e assumir desafios que superaremos juntos, de forma positiva. É importante destacar que, embora a Anglo American tenha anunciado a venda desses ativos de Nióbio e Fosfato, ainda há muitos objetivos a serem atingidos. Devemos continuar a fazer o que sempre fizemos: criar valor para nossos acionistas, pois assim também criamos valor para nós e nossas comunidades”, destaca Paulo Castellari.

Além da indicação do presidente de Nióbio e Fosfato, também foram anunciadas mudanças na área de Marketing. Marcos Stelzer assumiu a Gerência de Marketing de Fosfato. Marcos atuou quase 20 anos nas áreas de Vendas, Marketing e Planejamento da Copebrás. No último ano, trabalhou no Centro de Excelência da Anglo Metais Básicos, em Londres, e voltou ao Brasil em dezembro de 2009. Fábio Prieto permanece como Gerente de Marketing de Nióbio. Fábio trabalha na Anglo American há mais de quatro anos e tem longa experiência na área de Produtos e Marketing. Também como resultado dessa reestruturação, Eduardo Morales, que estava à frente da Gerência Geral de Marketing, atualmente está focado no negócio de Níquel.

A decisão de venda da Copebrás e da Mineração Catalão faz parte de um processo de realinhamento estratégico da Anglo American, para que a empresa esteja melhor posicionada no mercado e focada em mineração com ativos de classe mundial, áreas de interesse estratégico do Grupo, visando alavancar suas vantagens competitivas e tornar-se líder mundial do setor. Segundo Cynthia Carroll, presidente mundial do Grupo Anglo American, as mudanças anunciadas no portfólio representam o melhor caminho para fortalecimento do balanço da empresa, e são um passo importante na criação de um negócio mais alinhado, com maior foco na excelência operacional e na execução de projetos.

De acordo com o presidente de Nióbio e Fosfato, é importante que os empregados estejam empenhados e concentrados nas atividades da empresa, bem como na produção segura, no desenvolvimento sustentável das regiões onde atua – uma das principais premissas do Grupo - e na busca de novos desafios e conquistas. “Tudo isso para que possamos colaborar para o desenvolvimento de nossas empresas e garantir um ‘novo e bom lar’ para estes negócios”, ressalta Castellari.

Paulo Castellari Porchia, presidente de Nióbio e Fosfato - Atua na Anglo American há mais de 15 anos, e já teve papéis em diferentes disciplinas dentro do Grupo, incluindo a gerência de projetos na Divisão de Minerais Industriais no Reino Unido, trabalhos em Finanças Corporativas em Londres, liderando a disciplina de Desenvolvimento de Negócios na AngloGold América do Sul e trabalhando como assistente técnico do COO (Executivo-Chefe de Operações) da AngloGold, em Johanesburgo. No Brasil, de 2003 a 2008, Paulo foi responsável pelas disciplinas de Marketing de Níquel e Nióbio e de Desenvolvimento de Negócios na Anglo American Brasil – da antiga divisão de Metais Básicos. Em 2008, ele assumiu a responsabilidade pelo Centro de Excelência da Anglo Metais Básicos (Head of Centre of Excellence), e ficou baseado em Londres. Na ocasião, entre as suas responsabilidades estavam coordenação do processo de planejamento estratégico, Otimização de Ativos, implementação de programas para geração de valor, processo de produção do LOM (Life of Mine) e recomendação, sob o ponto de vista financeiro, para aprovação de projetos ‘Greenfield’ e ‘Brownfield’. Em janeiro de 2010, assumiu o cargo de presidente de Nióbio e Fosfato do Grupo.

Perfil da Anglo American - A Anglo American é um dos maiores grupos em mineração e recursos naturais do mundo. Com suas subsidiárias, joint ventures e associadas, é líder global em platina e diamantes, e tem participação significativa em metais básicos, minério de ferro e carvão, em operações na África, Europa, América do Sul e do Norte, Austrália e Ásia.

Com operações instaladas desde 1973 no País, a Anglo American Brasil possui plantas de níquel em Niquelândia, nióbio em Ouvidor, fosfatados em Catalão, Ouvidor e Cubatão. A empresa também está investindo US$ 1,8 bilhão no Projeto Barro Alto para ampliar sua produção de níquel – a partir de 2011, a nova planta tem expectativa de produzir 36 mil t/ano de níquel por ano ao longo de 26 anos de operação.

Em agosto de 2008, o Grupo Anglo American criou a Anglo Ferrous Brazil, formada a partir da aquisição dos Sistemas Minas-Rio e Amapá da MMX Mineração e Metálicos. A nova unidade de negócios terá capacidade prevista de produzir 33 milhões de t/ano de minério de ferro a partir de 2012, destinadas ao mercado externo, sendo 26,5 milhões de toneladas do Sistema Minas-Rio (em fase de licenciamento ambiental e obras) e 6,5 milhões de toneladas do Sistema Amapá (em fase de comissionamento).

A Anglo American é uma empresa determinada a crescer no Brasil, trabalhando em conjunto com as comunidades locais e aplicando as melhores práticas de negócio adquiridas ao redor do mundo por quase um século.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira