Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/01/2010 - 08:51

Os riscos que as enchentes podem trazer

Por conta das fortes chuvas nessa época do ano, o risco de enchentes atinge muitos estados brasileiros, trazendo prejuízos para a população e governo além de doenças que podem ser fatais.

Segundo Jair Rosa Duarte, biólogo e consultor da ABCVP (Associação Brasileira do Controle de Vetores e Pragas), o principal risco para saúde que as enchentes podem trazer é a contaminação da leptospirose, transmitida através da urina de ratazanas.

“Quando a pessoa molha os pés, mãos, ou qualquer parte do corpo em águas de enchentes contaminadas, ela pode contrair a leptospirose. A bactéria não fica só suspensa na água, ela também fica na lama restante após da enchente. Essa é uma doença muito comum nas épocas de chuva, entre dezembro a março”, afirma o biólogo e complementa, “Hoje, 40% desses roedores possuem essa bactéria, que se chama lesptospira, no organismo e é eliminada sistematicamente pela urina. Essas ratazanas vivem nos esgotos, lugares com coletas de lixo deficiente ou perto de qualquer lugar que oferece alimento no raio de 50 metros”

Jair Rosa ainda alerta ainda sobre outras doenças que podem ser contraídas através da água contaminada das enchentes “A salmonelose é outro tipo de enfermidade muito comum em áreas alagadas, os sintomas são diarréia intensa e dores abdominais. É importante procurar o posto de saúde mais próximo já que a diarréia gera uma desidratação do organismo que pode ser fatal.”

Nesses casos, evitar o contato com águas contaminadas é a melhor opção, mas se não tiver como, é necessário proteger a pele “a pessoa tem que tomar muito cuidado e usar proteção toda vez que precisar entrar em contato com a água, como um saco plástico envolvendo sapatos e mãos, porém o ideal é evitar qualquer contato direto”, aconselha o biólogo da ABCVP.

É dever do órgão público divulgar o risco da leptospirose e outras doenças transmitidas pelas águas das enchentes, mas a participação do cidadão nessa luta também é importante “o cidadão deve ser pró ativo e comunicar ao órgão público sobre as regiões de alagamentos e ocorrência de ratos, com isso, os municípios devem mapear as áreas de riscos de alagamento para fazer um controle sistemático dos ratos e evitar a ocorrência de casos de leptospirose”, atenta Jair Rosa. | Site: www.abcvp.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira