Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/01/2010 - 09:38

Administradores apostam no mestrado profissional

Pós-graduação strictu senso forma altos gestores para atuar dentro das organizações.

Brasília - Anos atrás, ter apenas um diploma de nível superior era suficiente para ter sucesso no mercado de trabalho. Porém, hoje em dia, diante de tanta concorrência, é preciso ter um currículo que faça a diferença. Por isso, é cada vez maior o número de profissionais que buscam cursos de pós-graduação para alcançarem destaque.

Os cursos de pós-graduação strictu senso no passado era voltado, tão somente, para a pesquisa e formação acadêmica. Atualmente, quem está de olho no mercado de trabalho pode optar pelo mestrado profissional. Essa nova opção de pós-graduação strictu senso foi regulamentada no ano passado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com o intuito de formar profissionais para atuar dentro das empresas e resolver o problema da carência de pós-graduados voltados para o mercado.

De acordo com o presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Roberto Carvalho Cardoso, a crítica que se fazia aos cursos strictu senso era o alto investimento e o baixo retorno que eles davam à sociedade. "Antigamente, só havia mestres e doutores voltados para as pesquisas de formação acadêmica. Enquanto isso, o mercado carecia de bons profissionais com muita profundidade em determinadas áreas da Administração", explica o presidente.

Os mestrados profissionais são mais flexíveis. O aluno poderá, por exemplo, apresentar o trabalho de conclusão de curso em forma de produto ou dissertação. Os professores poderão ser profissionais e técnicos com experiência aplicada ao mercado de trabalho. Contudo, assim como no modelo tradicional de curso strictu senso, o mestrando terá que se dedicar com afinco aos estudos.

Para Roberto, o mestrado profissional irá agregar ainda mais valor a Administração. "Essa é uma profissão muito pragmática pelas oportunidades que oferece. Ter um curso de pós-graduação com essas características vai ajudar a formar administradores de alto padrão que, com certeza, vão aplicar o conhecimento que possuem na sociedade", defende.

Perfil da CFA - O Conselho Federal de Administração é um órgão normativo, consultivo, orientador e disciplinador do exercício da profissão de Administrador, sediado na capital federal, responsável por controlar e fiscalizar as atividades financeiras e administrativas do Sistema CFA/CRAs. Este, que tem como missão promover a difusão da Ciência da Administração e a valorização da profissão do Administrador visando a defesa da Sociedade, é integrado pelo CFA e pelos 25 Conselhos Regionais de Administração - CRAs, sediados em quase todos os Estados da Federação.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira