Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/01/2010 - 09:57

Tecnologia: a grande vedete da comunicação

Eric Hobsbawn, um dos maiores historiadores do nosso tempo, associou a globalização à tecnologia. Segundo Hobsbawn, os avanços tecnológicos foram os responsáveis por transformar o mundo em uma dimensão menor e mais conectada, o que, basicamente, é a definição de globalização.

Esta é uma percepção macro analítica, mas que também funciona muito bem sob um viés mais específico. Empresas – desde grandes corporações a pequenas iniciativas empresarias – utilizam-se da tecnologia como ferramenta de difusão de conhecimento, conectividade e expressão de sua missão e valores.

Assim como a Revolução Industrial trouxe uma mudança na forma como processamos nossa produção econômica, a Revolução Tecnológica, a partir da segunda metade do século XX, trouxe uma mudança na forma como processamos nossa informação e nosso conhecimento.

Tecnologias de teleconferência, outrora apenas preconizadas pelos filmes de ficção científica como algo quase mágico, além da realidade, hoje são cotidianamente utilizadas como simples ferramentas capazes de comunicar, difundir conhecimento, facilitar processos logísticos e reduzir custos. Tudo isso com maiores possibilidades de eficácia e maximização da utilização de recursos.

A CENTURY 21 Brasil, licenciadora no País da maior Marca do mercado imobiliário mundial, adotou recentemente uma maneira inovadora de se comunicar com seus franqueados no Brasil todo. Através de conferências pela web, a empresa pôde criar um inovador programa de treinamentos seqüenciais para preparação e atualização de suas franquias em relação aos procedimentos, técnicas e novidades do mercado imobiliário.

Julia Frate, a Relações Públicas da empresa, diz que associando a tecnologia ao programa de treinamento, a empresa foi capaz de implementar algo que no passado seria inviável: reunir franqueados e corretores de um país do tamanho do Brasil em uma sala de aula virtual, todas as semanas, para treinamentos constantes e seqüenciais. “A partir da sede da franqueadora, em São Paulo, nossos palestrantes se comunicam com nossas franquias do Brasil todo, em tempo real, e com interatividade”, diz Frate. Os webnários, como ficaram conhecidos na empresa, possibilitaram um treinamento com muito mais conteúdo. “A CENTURY 21 está no mercado mundial há quase 40 anos, e está presente em 68 países. Ainda assim, dentro do Sistema, creio que somos a região pioneira nesta forma de treinamento”, diz David Moyer, o EVP da empresa.

Mas a Revolução Tecnológica não para por aí. Ela conectou países, conectou empresas, reduziu custos, gerou eficiência e muito mais. Ela literalmente confirmou a profecia de Andy Warhol de que, no futuro, todos teriam seus 15 minutos de fama. Ele estava certo. Tecnologias como a do canal de internet YouTube, ou das redes sociais, como Facebook e Orkut, permitiram não somente que as pessoas se comunicassem, mas também que, em muitos casos, se tornassem realmente famosas. Da sua casa, você pode gravar um vídeo com a câmera do seu celular, editá-lo com os programinhas de vídeo que muitas vezes acompanham o próprio sistema operacional do computador, e enviá-los para o YouTube. Dependendo da sua criatividade, essa pode ser a porta de entrada para o hall da fama. E tudo isso com custo praticamente zero.

Por esta mesma razão dos custos, a tecnologia tem mudado também a forma de se fazer marketing. Muitas das grandes corporações empresariais já retiraram partes de seus investimentos em marketing dos veículos tradicionais, como televisão e mídia impressa, e os realocaram em mídias mais tecnológicas, como internet e marketing direto em celulares. Mais do que isso, a Revolução Tecnológica possibilitou que empresas pequenas, sem grandes recursos para investir em marketing, ganhassem destaque com as possibilidades de marketing gratuito oferecidos pelas ferramentas tecnológicas. Com inúmeros perfis de pequenas empresas em diversas mídias sociais e canais de distribuição de vídeos, o marketing deixou de ser uma ferramenta acessível apenas às empresas ricas.

A Revolução Tecnológica influenciou na globalização do mundo. Nos últimos anos, suas fibras óticas estão também democratizando a informação e ampliando os espaços na fila para o hall da fama. Definitivamente, ela também aproximou a realidade dos filmes de ficção científica da década de 50 à realidade do século XXI. E, aparentemente, este é só o começo.

. Por David Moraes, Assistente Executivo da CENTURY 21 Brasil.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira