Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/01/2010 - 06:30

Parceria visa aumentar contingente de profissionais de Enfermagem no Haiti

O Brasil possui cerca de 1,4 milhões de profissionais da Enfermagem. COFEN pretende, em parceria com o MS, mobilizar categoria e fortalecer equipes de socorro no Haiti.

Brasília- Desde o dia 12 de janeiro, quando um terremoto de sete graus de magnitude devastou o Haiti, a atenção do mundo voltou-se para o país. Diante de um quadro crítico, formado por milhares de vítimas, entre óbitos e feridos, ações e ajudas emergenciais partem de todos os lugares na busca de tentar amenizar o sofrimento daqueles afetados pela tragédia.

No Brasil, aliadas ao trabalho desempenhado pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, que coordena a ação de apoio ao Haiti, campanhas para arrecadação de medicamentos e insumos de saúde e para cadastramento de voluntários vem mobilizando, desde a semana passada, brasileiros em todo o território nacional. Dados do Ministério da Saúde (MS) apontam que mais 1,5 mil já se cadastraram para trabalhar no país, entre médicos, enfermeiros e técnicos. Os interessados devem enviar dados ao e-mail [email protected], disponibilizado pelo MS.

Várias instituições também se organizam para prestar auxílio ao Haiti, em especial à capital Porto Príncipe, onde hospitais de campanha e estruturas de assistência à saúde foram montadas. Entre estas, o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), órgão regulador e fiscalizador do exercício da profissão, que, junto com os 27 Conselhos Regionais, se colocou à disposição do MS no sentido de aumentar o contingente de profissionais da categoria que será enviado ao país.

"É nosso interesse fazer parte desse grande esforço nacional de ajuda à reconstrução do Haiti. Sabemos da necessidade de assistência de enfermagem pela qual os haitianos passam nesse momento delicado", declara a presidente em exercício do COFEN, Julita Feitosa.

De acordo com Feitosa, no Brasil existe cerca de 1,4 milhões destes profissionais, entre enfermeiros, técnicos e auxiliares. A intenção é, por meio de parceria com o MS, mobilizar aqueles com experiência em situações de urgências, emergências e calamidades, para compor as equipes de saúde direcionadas a Porto Príncipe.

"Em situações como essa, é imprescindível a presença de enfermeiros para prestar socorro às vítimas junto aos médicos. Podemos atuar desde o tratamento de feridas aos casos mais graves, que requerem procedimentos cirúrgicos", ressalta a presidente em exercício da autarquia federal.

Além de tentar viabilizar a parceria com o Ministério da Saúde, o COFEN, por meio dos Conselhos Regionais de Enfermagem, já vem aderindo às campanhas desenvolvidas em cada estado, instalando postos de arrecadação de alimentos em suas sedes e mobilizando a categoria para antecipar-se no cadastramento junto aos órgãos responsáveis.

Sobre o COFEN - O Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) e os seus respectivos Conselhos Regionais foram criados em 12 de julho de 1973, por meio da Lei 5.905. Filiado ao Conselho Internacional de Enfermeiros em Genebra, o COFEN existe para normatizar e fiscalizar o exercício da profissão de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, zelando pela qualidade dos serviços prestados pelos participantes da classe e pelo cumprimento da Lei do Exercício Profissional.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira