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21/01/2010 - 06:36

Market Analysis lança oficialmente a realização da 2° edição do Sponsor Tracker

O instituto de pesquisa de mercado e opinião, Market Analysis, realiza em 2010 a segunda edição do Sponsor Tracker, estudo focado no patrocínio esportivo que busca ajudar o planejamento de empresas com investimentos nesta área. A análise aprofunda na avaliação que os consumidores fazem de diversos patrocinadores, aponta sobre quais setores se depositam mais expectativas de investimento e segmenta o mercado de marketing esportivo segundo as preferências por esportes e exposição junto à mídia.

Na primeira edição realizada em 2008 a pesquisa revelou dados importantes que descrevem a problemática do esporte e seu patrocínio. Entre os dados verificou-se que o número aproximado de esportistas frequentes no Brasil é da ordem de 10,8 milhões e o número de esportistas ocasionais de 74 milhões. 83% e 85% dos brasileiros residentes das grandes capitais reconhecem que sua imagem de uma empresa fica positiva e/ou melhora quando ouvem ou sabem que ela está engajada em ações de patrocínio esportivo ou promoções durante eventos esportivos. As empresas Petrobrás, Nike, Banco do Brasil, Coca-Cola e Caixa Econômica figuravam no topo da lista dos principais patrocinadores esportivos do país.

Mas será que estes dados permanecem os mesmos? Como o brasileiro demonstra o seu interesse e engajamento pelo esporte? Qual meio de comunicação é mais atraente para conectar o brasileiro ao esporte? Quais esportes são os preferidos? Na fase preparativa dos principais eventos esportivos do mundo realizados no Brasil, Copa do Mundo (2014) e Olimpíadas (2016), estes questionamentos passam a ganhar atenção especial dos brasileiros e destaque nos meios de comunicação.

Na segunda edição do Sponsor Tracker mais uma capital, Florianópolis, faz parte do estudo totalizando o número de dez. “O patrocínio esportivo é uma das alavancas mais efetivas para posicionar uma marca no mercado, só que poucas empresas sabem dizer qual é o retorno concreto do investimento realizado, algo que o estudo Sponsor Tracker ajuda a determinar” aponta Fabián Echegaray, diretor da Market Analysis.

Fonte: Estudo Sponsor Tracker 2008 realizado pela Market Analysis com 805 adultos com idade entre 18 a 69 anos nas nove principais cidades do país: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, salvador, Porto Alegre, Curitiba, Brasília e Goiânia. Data da coleta: novembro e dezembro de 2007. Margem de erro=+/_3,4%.

Market Analysis - Instituto de pesquisas de mercado e opinião pública, a Market Analysis Brasil possui mais de dez anos de experiência em estudos relacionadas aos mais diversos temas sócio-econômicos do mercado nacional e internacional, principalmente para os países da América Latina.

Com destaque para os assuntos relacionados à sustentabilidade, meio ambiente, saúde, telecomunicações, comportamento social, novas tecnologias de informação e comunicação e bens de consumo; além de projetos relacionados ao custo-benefício entre preços e atributos, tamanho e segmentação dos mercados, identificação de prospects, introdução de novos produtos e conceitos no mercado (turismo, marketing esportivo e entretenimento).

O instituto desenvolve regularmente projetos para empresas de atuação global, como BBC World News, Nestlé, Philips, Roche, Unilever, Petrobras, Coca-Cola e Pão de Açúcar.

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