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21/01/2010 - 07:14

A rastreabilidade de medicamentos é o desafio da indústria farmacêutica em 2010

Há dez anos a Oncoprod utiliza sistema de identificação e monitoramento de medicamentos.

São Paulo– A Anvisa criou o Sistema Nacional de Controle de Medicamentos, por intermédio da lei 11903/09, que irá viabilizar a rastreabilidade de medicamentos em todo o território nacional. A lei começa a valer agora em 2010 e nesta primeira fase serão definidos os requisitos que envolvem os fabricantes e fornecedores de medicamentos. Somente na terceira etapa, prevista para ser colocada em prática em 2012, é que a rastreabilidade de medicamentos chegará ao consumidor.

Importante instrumento no combate a problemas como roubo e falsificação de medicamentos, a rastreabilidade ainda passará por alguns estágios até tornar-se realidade no Brasil. A boa notícia é que hoje algumas poucas empresas já a utilizam em seus processos. É o caso da Oncoprod, líder brasileira na distribuição de medicamentos de Alta Complexidade, que foi pioneira na implantação de um sistema de rastreamento de medicamentos.

Há mais de dez anos a empresa criou uma espécie de RG para cada um dos 90 mil medicamentos que distribui mensalmente. Todo produto comercializado pela Oncoprod vem com um selo com código de barras que identifica desde a fabricação, passando pelas condições de armazenamento, transporte, até a entrega ao consumidor.

Qualquer cliente ou laboratório pode ter acesso à informação sobre qual o destino daquela unidade de medicamento por meio do site da empresa. Basta digitar no campo rastreabilidade o número correspondente ao código de barras. Esse mecanismo assegura aos compradores a procedência do produto.

Oncoprod - Criada em 1995, a Oncoprod está entre as 500 maiores empresas do Brasil, com um faturamento de R$ 750 milhões, em 2009. Comercializa cerca de 500 diferentes tipos de medicamentos fabricados por mais de 50 laboratórios farmacêuticos nacionais e internacionais e atende a mais de 2000 clientes por mês, entre hospitais, clínicas, órgãos públicos, além de consumidores finais.

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